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Intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação no treino de marcha do sobrevivente de acidente vascular cerebral

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Abstract(s)

Este percurso académico teve como objetivo o desenvolvimento de competências diferenciadas, conducentes à obtenção do grau de Mestre e do título profissional de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação. O processo culminou com a realização de um estágio profissional e a elaboração do presente relatório, onde se descrevem e analisam as atividades desenvolvidas, bem como as capacidades, conhecimentos e atitudes mobilizadas para o exercício especializado da prática de enfermagem. Foi inicialmente selecionada uma área de interesse a aprofundar, tendo sido definidos os objetivos e delineadas as atividades a desenvolver durante o estágio. A temática escolhida centrou-se na Intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação no treino de marcha da pessoa sobrevivente de Acidente Vascular Cerebral. Esta patologia, cada vez mais prevalente, constitui uma das principais causas de morte a nível global, originando défices motores e sensoriais significativos que comprometem a marcha, a autonomia nas atividades de vida diária e a participação social. Neste contexto, os cuidados de enfermagem de reabilitação assumem um papel fundamental na recuperação da função sensoriomotora, promovendo a independência funcional e o bem-estar global da pessoa, assim como o apoio à família e aos cuidadores, enquanto elementos essenciais no processo de adaptação, continuidade dos cuidados e promoção da qualidade de vida. Este relatório pretende, assim, descrever e refletir sobre as intervenções realizadas no decorrer do estágio, orientadas para responder às necessidades de cuidados de enfermagem de reabilitação identificadas, e que permitiram o desenvolvimento das competências previstas nos descritores de Dublin para o segundo ciclo de ensino, bem como das competências definidas pela Ordem dos Enfermeiros para a atribuição do título de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação. A prática de cuidados foi sustentada teoricamente pela Teoria do Défice de Autocuidado de Dorothea Orem, tendo as intervenções sido orientadas para o reforço das capacidades funcionais da pessoa, com vista à promoção da máxima independência nas atividades de vida diária, da qualidade de vida e da capacitação dos cuidadores informais.
This academic pathway aimed to develop advanced competencies to attain the Master’s degree and the professional title of Rehabilitation Nurse Specialist. The process culminated in completing a professional internship and elaborating this report, which describes and analyses the activities carried out, as well as the knowledge, skills, and attitudes mobilized in the context of specialized nursing practice. An area of interest was initially selected for in-depth exploration, with specific objectives and internship activities outlined accordingly. The chosen topic focused on the intervention of the Rehabilitation Nurse Specialist in gait training for stroke survivors. This condition, increasingly prevalent, is one of the leading causes of death worldwide and results in significant motor and sensory impairments that affect gait, autonomy in activities of daily living, and social participation. In this context, rehabilitation nursing care plays a fundamental role in the recovery of sensory and motor functions, promoting functional independence and overall well-being of the person, as well as providing support to family members and caregivers, who are key players in the adaptation process, continuity of care, and promotion of quality of life. This report aims to describe and reflect upon the interventions developed during the internship, directed at addressing the identified rehabilitation nursing care needs, and which contributed to the development of the competencies outlined in the Dublin descriptors for second-cycle education, as well as those defined by the Portuguese Nursing Council for the award of the title of Specialist Nurse in Rehabilitation Nursing. The care practice was theoretically supported by Dorothea Orem’s Self-Care Deficit Theory, with the interventions focused on enhancing the person’s functional abilities, promoting maximum independence in daily living activities, quality of life, and the empowerment of informal caregivers.

Description

Relatório de Estágio para obtenção do grau de mestre na Escola Superior de Saúde Egas Moniz

Keywords

Enfermagem de reabilitação Marcha Acidente vascular cerebral

Pedagogical Context

Citation

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