ESS - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESS - Dissertações de Mestrado by Field of Science and Technology (FOS) "Enfermagem"
Now showing 1 - 10 of 52
Results Per Page
Sort Options
- Abordagem Sistematizada à Pessoa Vítima de Trauma Admitida no Serviço de UrgênciaPublication . Frutuoso, Joana Margarida Maurício da Rosa; Costa, Maria Antónia Rasa CorreiaIntrodução: O Relatório de Estágio é a última fase do Mestrado em Enfermagem, com especialidade Enfermagem Médico-Cirúrgica: A Pessoa em Situação Crítica. Objetivo: Fundamentar as escolhas realizadas, teórica e cientificamente, descrever o projeto de intervenção profissional do Estágio Final e o seu contributo para o desenvolvimento e aquisição de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico- Cirúrgica: A Pessoa em Situação Crítica e de Mestre em Enfermagem. Metodologia: Método descritivo e análise crítico-reflexiva das atividades desenvolvidas. O projeto de intervenção é redigido, com recurso à metodologia de projeto e sustentado pelo modelo para mudança da prática baseada em evidências de June Larrabee. Resultados: A análise crítico-reflexiva de aquisição e desenvolvimento de competências, incidiu sobre atividades desenvolvidas numa Unidade de Cuidados Intensivos e num Serviço de Urgência, onde foi realizado o projeto de intervenção, que objetivou melhorar a qualidade e segurança dos cuidados prestados à pessoa em situação crítica vítima de trauma, através da elaboração de uma norma de uniformização de cuidados, abarcando uma Cheklist de registos. Conclusão: A elaboração deste relatório possibilitou a descrição do percurso formativo e a análise crítico-reflexiva e fundamentada do processo de aquisição e desenvolvimento de competências.
- Alimentação da criança até aos dois anos de vida: Contributos do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e PediátricaPublication . Jesus, Cátia Alexandra Guerreiro de; Chora, Maria AntóniaA alimentação nos primeiros dois anos de vida desempenha um importante papel na saúde, crescimento e desenvolvimento adequado da criança. Além disso, contribui ativamente para a adoção, modelação e consolidação de hábitos e estilos de vida saudáveis, por sua vez determinantes para a saúde em todo o ciclo vital e para a prevenção de doenças crónicas não transmissíveis como a obesidade, a diabetes mellitus, a hipertensão arterial ou o cancro. O presente relatório visa, em retrospetiva, refletir sobre as competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, e de Mestre, adquiridas e desenvolvidas ao longo do Estágio Final, resultantes do percurso nos diferentes contextos clínicos e da implementação do projeto de intervenção neste período. Com recurso à metodologia de trabalho de projeto, foram desenvolvidas atividades que procuram atender ao problema previamente identificado. Pelas competências acrescidas e diferenciadas, bem como pela posição privilegiada junto da criança-família, o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica desempenha um papel fundamental na promoção de uma alimentação saudável da criança desde o nascimento, visando a maximização do seu potencial de saúde na infância.
- Avaliação da pessoa em situação crítica no serviço de urgência: Aplicação do National Early Warning ScorePublication . Silva, Adília Maria Pereira Rodrigues da; Santiago, DulceO presente relatório de estágio surge no âmbito da unidade curricular Relatório, integrada no VII Curso de Mestrado em Enfermagem em Associação, com especialidade em Enfermagem Médico-Cirúrgica - A Pessoa em Situação Crítica. Pretende-se com o mesmo efetuar uma análise crítica, reflexiva e fundamentada do processo de aquisição e desenvolvimento das competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista e das de Mestre em Enfermagem, com particular destaque das atividades desenvolvidas durante o Estágio Final. Salientamos o desenvolvimento do projeto de intervenção profissional, com a elaboração de uma proposta de Norma de Boa Prática para a aplicação do National Early Warning Score no serviço de urgência, entre outras atividades, com o objetivo de contribuir para a uniformização da avaliação e deteção precoce dos sinais de deterioração clínica do doente em observação no serviço de urgência, com recurso à Metodologia de Projeto e sustentado pelo Modelo para Mudança da Prática Baseada em Evidências de June Larrabee. Concomitantemente, procedemos à análise e reflexão de outras atividades desenvolvidas ao longo de todo o percurso, procurando de uma forma global evidenciar o seu contributo na aquisição e desenvolvimento das referidas competências.
- Boas práticas no cuidado à pessoa submetida a ventilação mecânica invasiva no serviço de urgênciaPublication . Malacas, Manuel Sabino; Santiago, Maria Dulce dos SantosO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular Relatório, integrada no VII Curso de Mestrado em Enfermagem em Associação, com especialidade em Enfermagem Médico-Cirúrgica – A Pessoa em Situação Crítica. Com a sua elaboração pretende-se descrever de forma fundamentada, crítica e reflexiva, a aquisição e o desenvolvimento das competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica – A Pessoa em Situação Crítica e de Mestre em Enfermagem, dando especial destaque às atividades desenvolvidas durante o Estágio Final. Diversos estudos internacionais mostram-nos que a ocorrência e permanência de pessoas em situação crítica nos serviços de urgência que necessitam de ventilação mecânica invasiva tem vindo a aumentar. No âmbito das várias atividades desenvolvidas, foi elaborado um projeto de intervenção profissional subordinado ao tema “Boas Práticas no Cuidado à Pessoa Submetida a Ventilação Mecânica Invasiva no Serviço de Urgência”, desenvolvido com base na Metodologia de Projeto e sustentado pelo Modelo para Mudança da Prática Baseada em Evidências de June Larrabee. O conhecimento e a uniformização das boas práticas, tendo por base a evidência científica disponível mais atual, vão promover cuidados seguros e de qualidade, influenciando de forma positiva o sucesso da terapia e o prognóstico daqueles que dela precisam.
- Capacitação da pessoa com alterações neurológicas dependente no autocuidado: ganhos sensíveis aos cuidados de Enfermagem de ReabilitaçãoPublication . António, Maria Albertina Nunes Ferreira; João, Ana LúciaEnquadramento: A enfermagem de reabilitação, enquanto disciplina multidisciplinar, engloba um conjunto específico de conhecimentos e técnicas que visam apoiar as pessoas com doenças agudas, crónicas ou com sequelas a alcançar a sua máxima funcionalidade, independência e autonomia. Nesse contexto, o enfermeiro de reabilitação deve centrar a sua atuação na promoção de uma aprendizagem significativa e na disponibilização de estratégias adaptativas, visando promover a independência das pessoas nas suas atividades de vida diárias, capacitando-as de forma eficaz para o autocuidado. Objetivo: Descrever como foram adquiridas as competências comuns e especificas de enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação e de mestre nos cuidados à pessoa com alterações neurológicas dependente com défice de autocuidado. Desenvolver a apreciação diagnóstica da pessoa com alterações neurológicas e com défice de autocuidado. Planear programas de intervenção de enfermagem de reabilitação, de acordo com a área de intervenção, para a pessoa com alterações neurológicas, centradas nas necessidades de autocuidado; identificar os ganhos em saúde sensíveis aos cuidados de enfermagem de reabilitação às pessoas com alterações neurológicas com base no modelo de autocuidado de intervenção desenvolvido. Metodologia: A proposta de intervenção de Enfermagem de Reabilitação implementada neste projeto baseou-se na metodologia qualitativa de Robert Yin (2018), na teoria de médio alcance de Lopes (2006) e no modelo de Fonseca (2013), que se fundamentava na teoria do défice de autocuidado de Orem (2001). Resultados: Após a análise dos dados, constatou-se uma melhoria global em todos os participantes, com ganhos significativos na capacitação das pessoas dependentes no autocuidado. Conclusões: A implementação deste projeto de intervenção de Enfermagem de Reabilitação à pessoa com alterações neurológicas, dependente no autocuidado, demonstrou ganhos sensíveis aos cuidados de Enfermagem de Reabilitação. A realização deste relatório possibilitou demonstrar a aquisição das competências comuns e especificas de enfermeiro especialista de reabilitação, bem como as competências de mestre em enfermagem.
- Capacitação para o Autocuidado Marcha na pessoa com AVCPublication . Caeiro, João Miguel Feliciano; Ferreira, Rogério FerrinhoO desenvolvimento de competências que visa a obtenção do título de enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação e o grau de mestre em enfermagem requere a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos, pelo que o presente relatório pretende refletir as aprendizagens e as competências desenvolvidas através da realização e implementação das intervenções planeadas. O acidente vascular cerebral constitui um importante problema global de saúde, é a segunda causa de morte e a terceira causa de incapacidade à escala mundial. A recuperação da marcha é sem dúvida um dos objetivos da reabilitação após o acidente vascular cerebral, sendo crucial para auxiliar os sobreviventes numa recuperação abrangente e que permita o alcance da independência funcional. Procedeu-se à implementação de um programa de reeducação funcional motora para a Capacitação para o Autocuidado Marcha na pessoa com acidente vascular cerebral, com a inclusão de 11 participantes, verificando-se melhoria do equilíbrio, melhoria da capacidade de marcha e melhoria da funcionalidade. Este relatório finaliza-se com uma análise crítica e reflexiva acerca do desenvolvimento das competências comuns do enfermeiro especialista, das competências específicas do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação e das competências de mestre em enfermagem.
- Competências clínicas na plasmaferese terapêuticaPublication . Figueiras, Pedro Miguel Ramos; Marques, Maria do Céu Pinto; Goes, Maria Margarida de PalmaO presente documento surge com o objetivo de refletir criticamente sobre o percurso formativo, evidenciando a aquisição e o desenvolvimento das competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na vertente da Pessoa em Situação Crítica e de Mestre em Enfermagem. Foi preconizada a metodologia descritiva e crítico-reflexiva na análise do processo formativo e a metodologia de trabalho de projeto em saúde para a composição da Intervenção Profissional Principal. Foram descritas e analisadas as atividades desenvolvidas para a aquisição e o desenvolvimento das competências comuns e específicas do enfermeiro especialista na área de especialização destacada, integradas com as competências de Mestre em Enfermagem, seguido os referenciais teóricos do modelo para a mudança da prática baseada em evidências de June Larrabee, conjugado com a teoria da sabedoria clínica em cuidados agudos e críticos de Patricia Benner. A intervenção Profissional Principal constituiu um processo de uniformização da prática clínica de enfermagem orientada para a aquisição de competências clínicas em plasmaferese terapêutica, recorrendo-se à Prática Baseada em Evidências aliada ao desenvolvimento do raciocínio clínico dos enfermeiros. Assim, foi distinguido o percurso formativo e profissional, integrado com a Intervenção Profissional Principal e a sua contribuição para a melhoria da qualidade dos cuidados de enfermagem à pessoa em situação crítica. Foram demonstradas as competências adquiridas e desenvolvidas, integrando os conhecimentos teóricos e práticos, a evidência científica, a experiência clínica e a reflexão sobre a prática profissional. Também foram reveladas atitudes de investigação e inovação, procurando facultar respostas aos desafios emergentes com vista à excelência dos cuidados e ao desenvolvimento pessoal e profissional
- Comunicação com a família da pessoa em situação crítica no serviço de urgênciaPublication . Martins, Soraia Alexandra Silva Neves; Franco, HugoO presente Relatório de Estágio, surge no âmbito do Mestrado de Enfermagem em Associação na área de especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica – A Pessoa em Situação Crítica. Constitui uma ferramenta de reflexão sobre o desenvolvimento de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica e Mestre em Enfermagem. O processo de doença súbita acarreta desafios para a pessoa que se encontra em situação crítica e para a sua família. O processo de comunicação surge como um instrumento de qualidade e segurança dos cuidados, tendo sido identificada como tema para a intervenção major no serviço, com o objetivo de adequar estratégias para uniformizar o seu processo. A intervenção major segue a metodologia de projeto e o MMPBE de June Larrabee, tendo sido elaborada uma instrução de trabalho. A realização do estágio no serviço de urgência, associado ao conhecimento, adquirido através da prática baseada na evidência, permitiram o desenvolvimento das competências.
- Comunicação com os familiares dos doentes internados em urgênciaPublication . Andrade, Filipa Alexandra Marques; Sapeta, Ana Paula Gonçalves AntunesO presente Relatório resulta no culminar de duas experiências profissionais no âmbito de estágios associados ao Mestrado em Enfermagem e à aquisição de competências como Futura Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica – A Pessoa em Situação Crítica. A metodologia aplicada para a elaboração do relatório é a descritiva uma vez que, neste é descrito o processo de aprendizagem para aquisição de competências bem como o projeto aplicado no serviço em que foi desenvolvido o estágio final. Sobre este relatório recaem duas teorias da enfermagem, a teoria de Larrabee que sustenta a prática Baseada na Evidência com vista à melhoria contínua da qualidade dos cuidados. Na questão da temática abordada no relatório, sendo ela a comunicação, é aplicada a teoria de Peplau de forma sustentar a necessidade das relações interpessoais nos cuidados de saúde. O projeto aplicado no serviço tem como base a metodologia de projeto, é sustentado com investigação seguindo as linhas orientadoras de Joanne Briggs Institute e tem como objetivo principal a melhoria da qualidade do serviço e a uniformização de procedimentos de Enfermagem. O projeto resultou na elaboração de uma norma que sustenta e regulamenta a comunicação entre os enfermeiros e os familiares de referência dos doentes internados. O relatório encerra com a descrição das atividades realizadas para a aquisição de competências como Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica – a Pessoa em Situação Crítica.
- Confusão Aguda/Delirium, no doente crítico em contexto de cuidados intensivosPublication . Magno, Andreia Filipa Conceição; Marques, Maria do Céu Pinto; Goes, Maria Margarida de PalmaA confusão aguda/delirium surge na pessoa vulnerável que vivencia um processo de doença aguda, pela exposição a condições ambientais e iatrogénicas que lhe são desconhecidas. As evidências manifestam, perante a temática, aumentos da taxa de mortalidade, do tempo de internamento e de alterações na cognição do doente. Importa, portanto, que os profissionais de saúde que maior contactam com o doente crítico, permaneçam conscientes da problemática e utilizem o instrumento de avaliação CAM-ICU, que se demonstra vantajoso na prevenção e controlo da confusão aguda/delirium. Assim, desenvolveu-se um projeto de intervenção numa Unidade de Cuidados Intensivos, baseado na metodologia de projeto, onde se fundamenta a elaboração do presente relatório. Este último, apresenta como principal objetivo demonstrar a aquisição de competências especializadas e de mestre na área da Enfermagem Médico-Cirúrgica - A pessoa em Situação Crítica no decorrer do percurso letivo, com referência major ao Estágio Final desenvolvido nessa Unidade de Cuidados Intensivos
