Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

CompetĂȘncias clĂ­nicas na plasmaferese terapĂȘutica

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
BCTFC391.pdf24.06 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente documento surge com o objetivo de refletir criticamente sobre o percurso formativo, evidenciando a aquisição e o desenvolvimento das competĂȘncias do Enfermeiro Especialista em Enfermagem MĂ©dico-CirĂșrgica, na vertente da Pessoa em Situação CrĂ­tica e de Mestre em Enfermagem. Foi preconizada a metodologia descritiva e crĂ­tico-reflexiva na anĂĄlise do processo formativo e a metodologia de trabalho de projeto em saĂșde para a composição da Intervenção Profissional Principal. Foram descritas e analisadas as atividades desenvolvidas para a aquisição e o desenvolvimento das competĂȘncias comuns e especĂ­ficas do enfermeiro especialista na ĂĄrea de especialização destacada, integradas com as competĂȘncias de Mestre em Enfermagem, seguido os referenciais teĂłricos do modelo para a mudança da prĂĄtica baseada em evidĂȘncias de June Larrabee, conjugado com a teoria da sabedoria clĂ­nica em cuidados agudos e crĂ­ticos de Patricia Benner. A intervenção Profissional Principal constituiu um processo de uniformização da prĂĄtica clĂ­nica de enfermagem orientada para a aquisição de competĂȘncias clĂ­nicas em plasmaferese terapĂȘutica, recorrendo-se Ă  PrĂĄtica Baseada em EvidĂȘncias aliada ao desenvolvimento do raciocĂ­nio clĂ­nico dos enfermeiros. Assim, foi distinguido o percurso formativo e profissional, integrado com a Intervenção Profissional Principal e a sua contribuição para a melhoria da qualidade dos cuidados de enfermagem Ă  pessoa em situação crĂ­tica. Foram demonstradas as competĂȘncias adquiridas e desenvolvidas, integrando os conhecimentos teĂłricos e prĂĄticos, a evidĂȘncia cientĂ­fica, a experiĂȘncia clĂ­nica e a reflexĂŁo sobre a prĂĄtica profissional. TambĂ©m foram reveladas atitudes de investigação e inovação, procurando facultar respostas aos desafios emergentes com vista Ă  excelĂȘncia dos cuidados e ao desenvolvimento pessoal e profissional
The aim of this document is to critically reflect on the training process, highlighting the acquisition and development of the competences of the Specialist Nurse in Medical-Surgical Nursing, in the Critically Ill Person, and of the master’s in nursing. The descriptive and critical-reflective methodology was advocated for the analysis of the training process and the health project work methodology for the composition of the Main Professional Intervention. The activities developed for the acquisition and development of the common and specific competences of the specialist nurse in specialization highlighted were described and analyzed, integrated with the competences of the master’s in nursing, following the theoretical references of June Larrabee's model for changing evidence-based practice, combined with Patricia Benner's theory of clinical wisdom in acute and critical care. The Main Professional Intervention was a process of standardizing clinical nursing practice aimed at acquiring clinical skills in therapeutic plasmapheresis, using Evidence-Based Practice combined with the development of nurses' clinical reasoning. In this way, the training and professional path, integrated with the Main Professional Intervention and its contribution to improving the quality of nursing care for people in critical situations, was distinguished. The skills acquired and developed were demonstrated, integrating theoretical and practical knowledge, scientific evidence, clinical experience, and reflection on professional practice. Attitudes to research and innovation were also revealed, seeking to provide answers to emerging challenges with a view to excellence in care and personal and professional development

Description

Keywords

CompetĂȘncias Doente CrĂ­tico Enfermagem MĂ©dico Cirugica Plasmaferese TerapĂȘutica Skills Critically Ill Patient Medical-Surgical Nursing Therapeutic Plasmapheresis

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue