ESS - Dissertações de Mestrado
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- Alimentação da criança até aos dois anos de vida: Contributos do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e PediátricaPublication . Jesus, Cátia Alexandra Guerreiro de; Chora, Maria AntóniaA alimentação nos primeiros dois anos de vida desempenha um importante papel na saúde, crescimento e desenvolvimento adequado da criança. Além disso, contribui ativamente para a adoção, modelação e consolidação de hábitos e estilos de vida saudáveis, por sua vez determinantes para a saúde em todo o ciclo vital e para a prevenção de doenças crónicas não transmissíveis como a obesidade, a diabetes mellitus, a hipertensão arterial ou o cancro. O presente relatório visa, em retrospetiva, refletir sobre as competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, e de Mestre, adquiridas e desenvolvidas ao longo do Estágio Final, resultantes do percurso nos diferentes contextos clínicos e da implementação do projeto de intervenção neste período. Com recurso à metodologia de trabalho de projeto, foram desenvolvidas atividades que procuram atender ao problema previamente identificado. Pelas competências acrescidas e diferenciadas, bem como pela posição privilegiada junto da criança-família, o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica desempenha um papel fundamental na promoção de uma alimentação saudável da criança desde o nascimento, visando a maximização do seu potencial de saúde na infância.
- Cuidados de Enfermagem de Reabilitação à pessoa adulta com alterações da mobilidade com comorbilidades associadasPublication . Bico, Carina Maria Charrua; Ferreira, Rogério Manuel FerrinhoEnquadramento: Nas últimas décadas, o envelhecimento da população portuguesa e o aumento das doenças crónicas têm destacado a necessidade de cuidados especializados. Neste contexto, os ‘Cuidados de Enfermagem de Reabilitação à Pessoa Adulta com Alterações da Mobilidade com Comorbilidades Associadas’ ganham relevância, promovendo a independência e o bem-estar no contexto comunitário. A mobilidade é essencial para a saúde, sendo crucial implementar intervenções precoces para prevenir complicações. O Enfermeiro Especialista desempenha um papel fundamental na promoção da autonomia e independência, através de programas personalizados de treino de exercícios e autocuidado, assumindo a visão paradigmática de Afaf Meleis e a de Dorothea Orem. Objetivos: Desenvolver competências de enfermeiro especialista em Enfermagem de Reabilitação e Mestre, através de uma proposta de intervenção direcionada a adultos com alterações da mobilidade com comorbilidades associadas, focado no treino de exercícios e autocuidado. Metodologia: O Projeto segue uma metodologia descritiva com abordagem quantitativa, envolvendo nove participantes e utilizando as escalas: Coma de Glasgow, Barthel, Equilíbrio -Tinetti, Borg e Força de Medical Research Council. Resultados: A análise evidenciou que as intervenções de enfermagem de reabilitação melhoram os scores de funcionalidade e proporcionaram benefíciospara a saúde. Conclusão: As competências propostas foram adquiridas, promovendo a excelênciana Enfermagem de Reabilitação.
- Capacitação da pessoa com alterações neurológicas dependente no autocuidado: ganhos sensíveis aos cuidados de Enfermagem de ReabilitaçãoPublication . António, Maria Albertina Nunes Ferreira; João, Ana LúciaEnquadramento: A enfermagem de reabilitação, enquanto disciplina multidisciplinar, engloba um conjunto específico de conhecimentos e técnicas que visam apoiar as pessoas com doenças agudas, crónicas ou com sequelas a alcançar a sua máxima funcionalidade, independência e autonomia. Nesse contexto, o enfermeiro de reabilitação deve centrar a sua atuação na promoção de uma aprendizagem significativa e na disponibilização de estratégias adaptativas, visando promover a independência das pessoas nas suas atividades de vida diárias, capacitando-as de forma eficaz para o autocuidado. Objetivo: Descrever como foram adquiridas as competências comuns e especificas de enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação e de mestre nos cuidados à pessoa com alterações neurológicas dependente com défice de autocuidado. Desenvolver a apreciação diagnóstica da pessoa com alterações neurológicas e com défice de autocuidado. Planear programas de intervenção de enfermagem de reabilitação, de acordo com a área de intervenção, para a pessoa com alterações neurológicas, centradas nas necessidades de autocuidado; identificar os ganhos em saúde sensíveis aos cuidados de enfermagem de reabilitação às pessoas com alterações neurológicas com base no modelo de autocuidado de intervenção desenvolvido. Metodologia: A proposta de intervenção de Enfermagem de Reabilitação implementada neste projeto baseou-se na metodologia qualitativa de Robert Yin (2018), na teoria de médio alcance de Lopes (2006) e no modelo de Fonseca (2013), que se fundamentava na teoria do défice de autocuidado de Orem (2001). Resultados: Após a análise dos dados, constatou-se uma melhoria global em todos os participantes, com ganhos significativos na capacitação das pessoas dependentes no autocuidado. Conclusões: A implementação deste projeto de intervenção de Enfermagem de Reabilitação à pessoa com alterações neurológicas, dependente no autocuidado, demonstrou ganhos sensíveis aos cuidados de Enfermagem de Reabilitação. A realização deste relatório possibilitou demonstrar a aquisição das competências comuns e especificas de enfermeiro especialista de reabilitação, bem como as competências de mestre em enfermagem.
- Gestão do regime terapêutico da pessoa idosa com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica: Resultados em Enfermagem de ReabilitaçãoPublication . Moura, Cláudia Sofia Bento; Bia, FlorbelaEnquadramento: Na atualidade constata-se o envelhecimento populacional, associado à presença de comorbilidades com perda de capacidade funcional. A doença pulmonar obstrutiva crónica associa-se ao envelhecimento e a sua gestão pode constituir um desafio. A Enfermagem de Reabilitação procura a maximização das capacidades para a autogestão, contribuindo para a funcionalidade e qualidade de vida das pessoas. Objetivos: Conhecer as intervenções de Enfermagem de Reabilitação na gestão do Regime terapêutico da pessoa idosa com doença pulmonar obstrutiva crónica; Dissertar acerca da construção e implementação de um programa de reabilitação no âmbito da temática; Identificar os resultados em ER da intervenção; Analisar e refletir sobre o desenvolvimento de competências comuns de Enfermeiro Especialista, específicas de Enfermagem de Reabilitação e de mestre em Enfermagem. Metodologia: Implementou-se um projeto de intervenção suportado na teoria de Dorothea Orem, na teoria de Médio Alcance de Lopes e no modelo de Autocuidado de Fonseca. Utilizada metodologia de estudo de caso. Resultados: Os cuidados de Enfermagem de Reabilitação contribuíram para a capacitaçãoda pessoa idosa para o autocuidado e para a gestão do seu regime terapêutico. Conclusão: O projeto de intervenção verificou-se eficaz na gestão do regime terapêutico. Foram desenvolvidas competências de mestre e de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação
- Reabilitação da Pessoa com Alteração da Continência UrináriaPublication . Costa, Lucília do Carmo Viveiros; Vieira, João Vítor da SilvaCom o aumento da esperança média de vida, torna-se um desafio viver mais anos com saúde e bem-estar num desejável envelhecimento ativo. A incontinência urinária surge neste panorama de longevidade como um constrangimento da qualidade de vida, ameaçando a integridade física, emocional e socioeconómica, devido à sua multifatoriedade. Apesar do seu impacto expressivo, ainda é uma realidade escondida sob a vergonha e o estigma a ela associado. A reabilitação vesical constitui assim um campo fértil para a atuação do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação, onde são mobilizados os conhecimentos e recursos necessários promotores de ambientes de saúde favoráveis à capacitação na gestão da continência urinária. Neste sentido, objetivou-se analisar em que medida as intervenções de enfermagem de reabilitação, contribuem para a reabilitação da pessoa com alteração da continência urinária. O presente relatório pretende apresentar o processo de implementação de um programa de enfermagem de reabilitação para a pessoa com alteração da continência urinária, evidenciando o processo de aquisição de Competências Comuns do Enfermeiro Especialista, as Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação e das Competências de Mestre
- A intervenção do Enfermeiro Especialista na preparação para alta do doente vítima de Síndrome Coronário AgudoPublication . Varandas, Carlos Manuel Fitas; Mendonça, Susana Maria SobralNo âmbito do Mestrado em Enfermagem na área de especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica - A Pessoa em Situação Crítica, surge o presente Relatório com o objetivo de descrever as atividades desenvolvidas, para a aquisição das competências de Especialista e Mestre em Enfermagem, relacionando o trabalho realizado ao longo do processo formativo teórico e prático, e a relevância do Projeto de Intervenção como estratégia para atingir as mesmas. Os cuidados de enfermagem à pessoa em situação crítica são complexos e especializados, torna-se assim, imprescindível os enfermeiros melhorarem os seus desempenhos e conhecimentos, adquirindo-os em planos de formação dotados de atualizações técnico científicas fundamentadas, e desta forma aperfeiçoando as suas habilidades e competências necessárias para a prestação de cuidados de excelência. Assim, ao longo do relatório será exposta uma análise crítico reflexiva e sistematizada das atividades desenvolvidas em busca das competências alvo, as quais considero por todo o trabalho realizado inequivocamente alcançadas.
- Intervenção especializada de Enfermagem à Pessoa em situação crítica submetida a Pacemaker Transvenoso ProvisórioPublication . Teixeira, João Pedro da Silva; Pedro, Adriano de Jesus Miguel DiasEste relatório analisa a intervenção especializada de enfermagem à pessoa em situação crítica submetida a pacemaker transvenoso provisório associado à Unidade Curricular Estágio final realizado numa Unidade de Cuidados Intensivos de nível 3. A pessoa submetida a Pacemaker Transvenoso Provisório apresenta uma transição do tipo saúde/doença, pelo que o processo reflexivo deste relatório foi guiado pela Teoria da Transiçãode Meleis. Neste contexto, foi desenvolvido um projeto de intervenção na área da intervenção especializada de enfermagem para a pessoa em situação crítica submetida a Pacemaker Transvenoso Provisório. Este tratamento é aplicado em casos de arritmias cardíacas com risco de vida e resistentes ao tratamento farmacológico, apresentando um elevado risco de complicações graves e de morte intra-hospitalar. Com a intenção de promover a qualidade e segurança dos cuidados de enfermagem, o projeto de intervenção foi orientado pela metodologia de projeto, promotora de uma prática baseada na evidência, e incluiu o diagnóstico de situação, a definição de objetivos, o planeamento, a execução e avaliação, com capacitação da equipa, a padronização das práticas e a promoção da continuidade dos cuidados, obtendo-se resultados positivos que são apresentados neste relatório. O relatório aproveita para explorar e refletir sobre o desenvolvimento e aquisição de competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área da Pessoa em Situação Crítica e de Mestre em Enfermagem.
- Pessoa em situação crítica com perfusão de insulina: uniformizar procedimentos em Enfermagem no Serviço de Medicina IntensivaPublication . Lopes, Pedro Jorge Gamito; Pedro, Adriano de Jesus Miguel DiasA adequada prestação de cuidados especializados pretende assegurar a manutenção da segurança do doente e desenvolver a melhoria contínua através de aquisição e desenvolvimento de conhecimentos, aptidões e habilidades, ou seja, competências. O presente relatório surge como documento final do curso de mestrado em enfermagem na área de especialização em enfermagem médico-cirúrgica – pessoa em situação crítica e que pretende explanar a caracterização do local em que a unidade curricular estágio final se realizou, apresentar o desenvolvimento de um projeto de intervenção em serviço, com a descrição das suas etapas através da metodologia de projeto e enquadrado no modelo para mudança da prática baseada na evidência em enfermagem no âmbito da temática da prestação de cuidados de enfermagem à pessoa em situação crítica com perfusão contínua de insulina endovenosa no serviço de medicina intensiva contribuindo para a segurança do doente e a melhoria dos cuidados prestados. O mesmo documento pretende ainda apresentar a reflexão e crítica do processo de desenvolvimento e aquisição de competências de mestre em enfermagem e de competências de enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica, na vertente pessoa em situação crítica.
- Abordagem Sistematizada à Pessoa Vítima de Trauma Admitida no Serviço de UrgênciaPublication . Frutuoso, Joana Margarida Maurício da Rosa; Costa, Maria Antónia Rasa CorreiaIntrodução: O Relatório de Estágio é a última fase do Mestrado em Enfermagem, com especialidade Enfermagem Médico-Cirúrgica: A Pessoa em Situação Crítica. Objetivo: Fundamentar as escolhas realizadas, teórica e cientificamente, descrever o projeto de intervenção profissional do Estágio Final e o seu contributo para o desenvolvimento e aquisição de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico- Cirúrgica: A Pessoa em Situação Crítica e de Mestre em Enfermagem. Metodologia: Método descritivo e análise crítico-reflexiva das atividades desenvolvidas. O projeto de intervenção é redigido, com recurso à metodologia de projeto e sustentado pelo modelo para mudança da prática baseada em evidências de June Larrabee. Resultados: A análise crítico-reflexiva de aquisição e desenvolvimento de competências, incidiu sobre atividades desenvolvidas numa Unidade de Cuidados Intensivos e num Serviço de Urgência, onde foi realizado o projeto de intervenção, que objetivou melhorar a qualidade e segurança dos cuidados prestados à pessoa em situação crítica vítima de trauma, através da elaboração de uma norma de uniformização de cuidados, abarcando uma Cheklist de registos. Conclusão: A elaboração deste relatório possibilitou a descrição do percurso formativo e a análise crítico-reflexiva e fundamentada do processo de aquisição e desenvolvimento de competências.
- Intervenções de Enfermagem à Pessoa com AVC Isquémico submetida a Terapêutica FibrinolíticaPublication . Borges, Susana Cristina da Glória Pacheco Rodrigues; Pedro, Adriano de Jesus Miguel DiasO presente documento, sob a forma de Relatório de Estágio, representa um elemento fulcral do percurso no âmbito do 7º Curso de Mestrado em Enfermagem em Associação, na área de especialização de Enfermagem Médico-Cirúrgica: A Pessoa em Situação Crítica, da Escola Superior de Saúde pertencente ao Instituto Politécnico de Portalegre. Este documento procura dar resposta ao que emergiu dos estágios, com particular ênfase no processo de desenvolvimento e aquisição de competências, comuns e especificas, do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica: Pessoa em Situação Crítica bem como de Mestre em Enfermagem, sendo o principal objetivo a elaboração de uma análise críticoreflexiva das mesmas. A metodologia utilizada para a realização deste relatório foi uma análise crítico-reflexiva das atividades desenvolvidas durante a Unidade Curricular intitulada de Estágio Final através do método descritivo, sustentado no modelo teórico para a Mudança da Prática Baseada em Evidências de June H. Larrabee e na Metodologia de Trabalho de Projeto com as etapas de diagnóstico de situação, planeamento, execução, avaliação de resultados, na forma de uma Scooping Review. A metodologia utilizada tem como objetivo fundamental a prática baseada em evidência e consequentemente a melhoria contínua da qualidade e da segurança do doente. O estágio foi desenvolvido em dois contextos clínicos distintos, centrados na assistência à Pessoa em Situação Crítica: uma Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente e um Serviço de Urgência Polivalente. Neste contexto, fui incentivada a desenvolver um projeto de intervenção profissional numa área do conhecimento em específico e que fosse do meu interesse. Desta forma, foi delineado e consolidado um projeto de intervenção profissional com a temática: “Intervenções de Enfermagem à Pessoa com AVC Isquémico submetidas a terapêutica fibrinolítica. O desenvolvimento de competências é um processo revestido de grande dinamismo e marcado pela continuidade, no qual importa reunir as oportunidades de aprendizagem que, neste caso, os estágios me proporcionam, e é essencial para a prestação de uma prática clínica eficaz, de excelência, segura e de qualidade, de forma a garantir o melhor atendimento possível à pessoa, de acordo com aquelas que são as suas necessidades. Assim sendo, este relatório permitiu a realização de um exercício crítico-reflexivo sobre os contributos dos fatos vivenciados, para efeitos do desenvolvimento e aquisição de competências.