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Abordagem Sistematizada à Pessoa Vítima de Trauma Admitida no Serviço de Urgência

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Introdução: O Relatório de Estágio é a última fase do Mestrado em Enfermagem, com especialidade Enfermagem Médico-Cirúrgica: A Pessoa em Situação Crítica. Objetivo: Fundamentar as escolhas realizadas, teórica e cientificamente, descrever o projeto de intervenção profissional do Estágio Final e o seu contributo para o desenvolvimento e aquisição de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico- Cirúrgica: A Pessoa em Situação Crítica e de Mestre em Enfermagem. Metodologia: Método descritivo e análise crítico-reflexiva das atividades desenvolvidas. O projeto de intervenção é redigido, com recurso à metodologia de projeto e sustentado pelo modelo para mudança da prática baseada em evidências de June Larrabee. Resultados: A análise crítico-reflexiva de aquisição e desenvolvimento de competências, incidiu sobre atividades desenvolvidas numa Unidade de Cuidados Intensivos e num Serviço de Urgência, onde foi realizado o projeto de intervenção, que objetivou melhorar a qualidade e segurança dos cuidados prestados à pessoa em situação crítica vítima de trauma, através da elaboração de uma norma de uniformização de cuidados, abarcando uma Cheklist de registos. Conclusão: A elaboração deste relatório possibilitou a descrição do percurso formativo e a análise crítico-reflexiva e fundamentada do processo de aquisição e desenvolvimento de competências.
Introduction: The Internship Report is the final stage of the Master's Degree in Nursing, specialising in Medical-Surgical Nursing: the Critically Ill Person. Objective: Provide a theoretical and scientific basis for the choices made, describe the professional intervention project of the Final Internship and its contribution to the development and acquisition of common and specific competencies of the nurse specializing in Medical-Surgical Nursing: The Critically Person and the Maser’s n Nursing. Methodology: Descriptive method and critical-reflective analysis of the activities carried out. The intervention project is written using the project methodology and supported by June Larrabee's model for evidence-based practice change. Results: The criticalreflective analysis of skills acquisition and development focused on activities carried out in an Intensive Care Unit and an Emergency Department, where the intervention project was carried out, with the aim of improving the quality and safety of the care provided to critically ill trauma victims by drawing up a standardized care rule, including a record checklist. Conclusion: Writing this report has made it possible to describe the learning process and to make a critical-reflective and reasoned analysis of the process of acquiring and developing skills.

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Enfermagem Médico-Cirúrgica Serviço de Urgência Pessoa em situação crítica Trauma Qualidade e Segurança dos Cuidados Medical-Surgical Nursing Emergency Department Critically ill Trauma Quality and Safety of Care

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