Browsing by Issue Date, starting with "2024-07-26"
Now showing 1 - 10 of 13
Results Per Page
Sort Options
- O CINEMA EXCECIONAL: IDA LUPINO E SEU LOCAL NA REPRESENTATIVIDADE FEMININAPublication . Marcela Silva Rocha; Araújo, NelsonO presente trabalho desenvolve um caminho frente às questões que envolvem a realidade da realização de Ida Lupino em função de seu tempo, espaço e vivência no período clássico do cinema. A intenção principal parte em perceber quais nuances dentro do contexto da realizadora foram decisivos para a sua carreira e para o modo de representação feminina que ela passa a desenvolver. Para isso, a investigação parte de um princípio que norteia ao máximo o ambiente físico, social e normativo no qual o cinema toma forma. Como momento introdutório, a retomada parte aos primeiros anos da sua presença a partir da ótica sobre as formas de criação e a relação frente aos agentes de atuação desse meio, especialmente dedicado aos pontos que se viram como ativos para a seguinte construção da linguagem. Depois, de forma a também perceber as mudanças ocorridas no período transicional para a indústria cinematográfica, são apresentados alguns dos principais fatores que submeteram a inversão do domínio sobre quem passa a criar e quem passa a atuar frente às câmaras, e especialmente como os resultados sobre o desenvolvimento de tais narrativas passa a ser percebido na sociedade. Em seguida, como forma de efetivamente inserir a presença da figura protagonista deste projeto, um levantamento sobre a sua biografia em distintas fases e expressões de sua vida serve como conexão ao que ambienta todo o do cenário que a cerca, e que passa assim a se interligar aos métodos de trabalho que se desenvolvem em seus anos de realização Na fase final do trabalho, as análises sobre os filmes de Ida Lupino, mantendo sempre como perspetiva de conhecimento as diversas construções da figura feminina em cena, passam a ser apresentadas. Toda essa visão é trabalhada de forma a manter ativa e presente todas as questões que se relacionam ao género também nas abordagens e construções críticas de cada uma das personagens desenvolvidas por Ida Lupino em suas obras cinematográficas.
- Tumores Em Equinos - Métodos De Diagnóstico Em PatologiaPublication . Molinier, Gaëlle; De Sousa, Ana Maria Canadas PereiraNa medicina equina as neoplasias são uma preocupação crescente para os médicos veterinários devido à sua frequência e à correlação com morbidade e mortalidade significativas. Atualmente, a maioria das neoplasias diagnosticadas está localizada no sistema tegumentar, aparecendo geralmente sob a forma de massas visíveis e palpáveis. Destes, os sarcóides, carcinomas e melanomas são os mais frequentemente identificados. A incidência de neoplasias internas, por sua vez, é frequentemente subestimada, principalmente pela ausência de lesões visíveis, sendo o linfoma uma das neoplasias internas mais frequentemente diagnosticadas neste contexto. Do ponto de vista clínico, o tipo de lesão associado e a sua localização permitem muitas vezes estabelecer um diagnóstico presuntivo. No entanto, mesmo que estas neoplasias sejam facilmente detectáveis, a sua identificação nem sempre é óbvia e podem por vezes ser confundidas com outras patologias. Em geral, a verdadeira incidência de neoplasias em equinos é difícil de estabelecer, visto que a maioria dos estudos se baseia em casos tratados nos centros de referência, não tendo em consideração os casos observados no campo. Adicionalmente é importante referir a importância dos diferentes meios de diagnóstico disponíveis para estas neoplasias. Apesar de, às vezes, ser difícil de implementar, o exame histopatológico continua a ser o método de eleição na obtenção de um diagnóstico definitivo. Neste contexto esta revisão visa reunir dados científicos actuais sobre a etiología, a oncogénese, o aspecto macroscópico e diagnóstico histopatológico de neoplasias comuns dos equídeos, nomeadamente o sarcóide, o carcinoma de células escamosas, o melanoma e o linfoma, a fim de facilitar o seu diagnóstico.
- Atividade física promotora do bem-estar mental entre adolescentes :Publication . Galamba, Raquel Maria Almeida; Sousa, José Edmundo Xavier Furtado deO comportamento sedentário entre os adolescentes representa uma preocupação de saúde pública, que urge intervenção. Fatores externos como o suporte familiar, literacia em saúde dos pais e o uso, por vezes excessivo, de ecrãs diariamente, impactam negativamente a adoção de prática de atividade física regular. O sedentarismo contribui para o desenvolvimento de doenças físicas e de saúde mental, sendo esta uma problemática cada vez mais prevalente entre os adolescentes, com impacto efetivo na sua qualidade de vida. O EESCSP desempenha um papel chave junto dos diversos grupos comunitários e a sua presença em contexto escolar representa a promoção da literacia em saúde nas camadas mais jovens da sociedade, com contributos ativos na capacitação e mudança de comportamentos. O objetivo do projeto consistiu em aumentar a literacia dos jovens do 8º ano de escolaridade, sobre atividade física promotora do bem-estar mental, de forma a capacitá-los na adoção de escolhas saudáveis e prevenção de hábitos sedentários. Através da metodologia do Planeamento em Saúde desenvolveu-se um projeto de intervenção comunitária em contexto escolar, no qual se recorreu à promoção da saúde com vista à consecução do objetivo. Ancorado pelo Modelo de promoção de Saúde de Nola Pender, foi possível delinear a estratégia de atuação adequada à população-alvo. Os jovens demonstraram falta de conhecimentos no que respeita à importância da atividade física no seu desenvolvimento global e influência no bem-estar mental. A promoção da saúde em contexto escolar permitiu aumentar o nível de conhecimentos dos jovens face à temática, capacitando-os para escolhas saudáveis no futuro que conduzam à mudança de comportamento e estilos de vida.
- Capacitar os cuidadores formais de estruturas residenciais para idosos para o cuidar em segurança :Publication . Godinho , Maria Filomena Malicio; Sousa, José Edmundo Xavier Furtado deO panorama demográfico nacional evidencia um forte envelhecimento da população, com um número crescente de pessoas com 65 ou mais anos a residir em Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI) e com um consequente aumento da necessidade de cuidadores formais nestas instituições. A literatura evidencia que a falta de competências dos cuidadores formais em ERPI traduz-se na qualidade dos cuidados prestados com efeitos diretos na segurança do residente. Neste sentido, foi desenvolvido este projeto de intervenção comunitária, cujo objetivo foi capacitar os cuidadores formais em ERPI, na área de abrangência da Unidade de Cuidados na Comunidade Lumiar +, para o cuidar em segurança. Este projeto de intervenção comunitária, dirigido aos cuidadores formais, teve por base a metodologia do Planeamento em Saúde e a Teoria dos Sistemas de Betty Neuman. A elaboração do diagnóstico de situação de saúde partiu de um questionário elaborado pela investigadora tendo como ponto de partida os relatórios das auditorias realizadas pela Unidade de Saúde Pública e os achados da Scoping Review, que permitiu identificar as necessidades formativas dos cuidadores formais. Da análise dos dados que emergiram do diagnóstico de situação e de acordo com o referencial teórico foram elaborados diagnósticos de enfermagem com base na identificação de stressores que ameaçam o equilíbrio do sistema cuidadores formais. Foram desenvolvidas estratégias de intervenção: educação para a saúde e comunicação em saúde, que permitiram a capacitação dos cuidadores formais nas áreas: “Atuar em Acidente” e “Rede de frio”. Foi realizada a avaliação das mesmas através dos indicadores de resultado verificando-se que todas as metas propostas foram atingidas, conclui-se assim ter existido um contributo muito positivo para a capacitação dos cuidadores formais.
- Os Potenciais Efeitos Antidepressivos Da Cetamina Em Animais De CompanhiaPublication . Dos Santos, Gustavo Basílio; Cardoso, Nuno Gonçalo FerreiraA cetamina é uma substância ativa presente em alguns medicamentos aprovados e utilizados na indução de anestesia geral desde os anos 1970. Desde cedo se percebeu que doentes operados sob o efeito de cetamina apresentavam frequentemente, ao acordar, um quadro transitório de manifestações psicológicas atípicas, com potencial interesse terapêutico no campo da saúde mental. Durante a sua aplicação, a cetamina induz modificações do estado de consciência com muitas semelhanças com aquelas induzidas por psicadélicos clássicos, apesar de existirem algumas diferenças, pelo que é amplamente considerada pela comunidade científica internacional como um psicadélico atípico. Sobretudo ao longo das últimas duas décadas, a cetamina tem sido investigada como um potencial tratamento farmacológico inovador, com eficácia e segurança demonstradas em seres humanos diagnosticados com depressão refratária. No panorama internacional, constitui uma opção terapêutica descrita nos principais livros de psicofarmacologia, apesar da evidência científica produzida ainda não ter sido suficiente para gerar aprovação pelas entidades reguladoras. Vários ensaios clínicos realizados em modelos animais submetidos a condições de stresse relataram diminuições significativas e sustentadas dos estados depressivos e/ou de stresse num número elevado destes animais, após uma única administração de cetamina, que perduraram no máximo até 28 dias. Com o presente trabalho pretende-se analisar alguns dados recentemente publicados acerca dos ensaios clínicos realizados em modelos animais com cetamina como antidepressivo e avaliar os seus potenciais usos e efeitos em animais de companhia.
- Estudo De Doenças Gastrointestinais Em Vitelos: Diagnóstico, Tratamento E PrevençãoPublication . Valli, Iris Laurence Julie; Varela, Ana Teresa Inácio FerreiraAs doenças gastrointestinais representam uma das condições mais prevalentes em vitelos, conferindo-lhes uma relevância crucial no contexto da medicina veterinária. As diarreias dos vitelos são doenças gastrointestinais que afetam comumente os animais até alguns meses de idade. Clinicamente, manifestam-se através de um quadro diarreico que conduz à desidratação e, frequentemente, culmina na morte do vitelo em poucas horas ou dias, na ausência de tratamento. As doenças gastrointestinais podem ter origem alimentar, ser de natureza infeciosa (bacteriana ou viral) ou parasitária, sendo agravadas por diversos fatores ambientais. A relevância desta temática transcende o âmbito puramente médico, estendendo-se também ao campo económico. Com efeito, as perdas económicas associadas estão diretamente ligadas à mortalidade dos vitelos, ao atraso no seu desenvolvimento e aos custos relacionados com os tratamentos. Assim, o objetivo primordial deste trabalho é realizar uma revisão bibliográfica aprofundada sobre as doenças gastrointestinais em vitelos e discutir como promover a saúde desses animais, contribuindo simultaneamente para a sustentabilidade e eficiência na produção pecuária. Neste contexto, almeja-se analisar as estratégias de diagnóstico, os tratamentos atualmente utilizados e as diversas medidas de prevenção disponíveis.
- O Plasma Rico Em Plaquetas No Tratamento Da Osteoartrite Dos EquinosPublication . Deconinck, Louis André Joseph Michel; Reis, Joana Leal Freire QuelhasAs patologias articulares, particularmente a osteoartrite,representam uma parte significativa nas perdas de bem-estar e de performances nos equinos. Esta doença da cartilagem articular, de natureza degenerativa, é altamente complexa e os tratamentos convencionais com anti-inflamatórios mostramse insuficientes. No sentido de limitar a degenerescência precoce e a perda de função da articulação, o interesse crescente pela medicina regenerativa tem levado a um aumento considerável de estudos relativos ao Plasma rico em plaquetas e à sua utilização neste tipo de patologias. Graças a uma técnica simples de colheita e dupla centrifugação e com um custo moderado, pode ser obtida uma solução concentrada em plaquetas. Esta substância permite a liberação de fatores de crescimento e de citoquinas diretamente no local da lesão. Os fatores de crescimento ajudam na proliferação celular, na reparação dos tecidos e, consequentemente, na regeneração da cartilagem. Eles são suplementados pelas citoquinas que são responsáveis pela regulação do catabolismo e da reação inflamatória intraarticular. O alívio da dor e dos sinais clínicos permite alcançar retorno ao exercício ou aumento do conforto na vida de muitos cavalos. Mesmo tendo em conta a variabilidade individual, este produto autólogo apresenta resultados muito positivos e promissores no futuro da medicina veterinária. No entanto, mais estudos são necessários para definir um consenso sobre protocolos de preparação e de aplicação do Plasma Rico em Plaquetas, bem como para obter mais informação sobre a eficiência e a fiabilidade do tratamento.
- Cuidados de Enfermagem de Reabilitação à pessoa adulta com alterações da mobilidade com comorbilidades associadasPublication . Bico, Carina Maria Charrua; Ferreira, Rogério Manuel FerrinhoEnquadramento: Nas últimas décadas, o envelhecimento da população portuguesa e o aumento das doenças crónicas têm destacado a necessidade de cuidados especializados. Neste contexto, os ‘Cuidados de Enfermagem de Reabilitação à Pessoa Adulta com Alterações da Mobilidade com Comorbilidades Associadas’ ganham relevância, promovendo a independência e o bem-estar no contexto comunitário. A mobilidade é essencial para a saúde, sendo crucial implementar intervenções precoces para prevenir complicações. O Enfermeiro Especialista desempenha um papel fundamental na promoção da autonomia e independência, através de programas personalizados de treino de exercícios e autocuidado, assumindo a visão paradigmática de Afaf Meleis e a de Dorothea Orem. Objetivos: Desenvolver competências de enfermeiro especialista em Enfermagem de Reabilitação e Mestre, através de uma proposta de intervenção direcionada a adultos com alterações da mobilidade com comorbilidades associadas, focado no treino de exercícios e autocuidado. Metodologia: O Projeto segue uma metodologia descritiva com abordagem quantitativa, envolvendo nove participantes e utilizando as escalas: Coma de Glasgow, Barthel, Equilíbrio -Tinetti, Borg e Força de Medical Research Council. Resultados: A análise evidenciou que as intervenções de enfermagem de reabilitação melhoram os scores de funcionalidade e proporcionaram benefíciospara a saúde. Conclusão: As competências propostas foram adquiridas, promovendo a excelênciana Enfermagem de Reabilitação.
- Capacitação da pessoa com alterações neurológicas dependente no autocuidado: ganhos sensíveis aos cuidados de Enfermagem de ReabilitaçãoPublication . António, Maria Albertina Nunes Ferreira; João, Ana LúciaEnquadramento: A enfermagem de reabilitação, enquanto disciplina multidisciplinar, engloba um conjunto específico de conhecimentos e técnicas que visam apoiar as pessoas com doenças agudas, crónicas ou com sequelas a alcançar a sua máxima funcionalidade, independência e autonomia. Nesse contexto, o enfermeiro de reabilitação deve centrar a sua atuação na promoção de uma aprendizagem significativa e na disponibilização de estratégias adaptativas, visando promover a independência das pessoas nas suas atividades de vida diárias, capacitando-as de forma eficaz para o autocuidado. Objetivo: Descrever como foram adquiridas as competências comuns e especificas de enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação e de mestre nos cuidados à pessoa com alterações neurológicas dependente com défice de autocuidado. Desenvolver a apreciação diagnóstica da pessoa com alterações neurológicas e com défice de autocuidado. Planear programas de intervenção de enfermagem de reabilitação, de acordo com a área de intervenção, para a pessoa com alterações neurológicas, centradas nas necessidades de autocuidado; identificar os ganhos em saúde sensíveis aos cuidados de enfermagem de reabilitação às pessoas com alterações neurológicas com base no modelo de autocuidado de intervenção desenvolvido. Metodologia: A proposta de intervenção de Enfermagem de Reabilitação implementada neste projeto baseou-se na metodologia qualitativa de Robert Yin (2018), na teoria de médio alcance de Lopes (2006) e no modelo de Fonseca (2013), que se fundamentava na teoria do défice de autocuidado de Orem (2001). Resultados: Após a análise dos dados, constatou-se uma melhoria global em todos os participantes, com ganhos significativos na capacitação das pessoas dependentes no autocuidado. Conclusões: A implementação deste projeto de intervenção de Enfermagem de Reabilitação à pessoa com alterações neurológicas, dependente no autocuidado, demonstrou ganhos sensíveis aos cuidados de Enfermagem de Reabilitação. A realização deste relatório possibilitou demonstrar a aquisição das competências comuns e especificas de enfermeiro especialista de reabilitação, bem como as competências de mestre em enfermagem.
- Ansiedade, estratégias de coping e perceção de impacto na performance de atletas portugueses de alto rendimento de modalidades individuais: uma análise qualitativaPublication . Agulhas, Ana Catarina Gordo; Vieira, Paulo; Santos, TeresaFoi desenvolvido um estudo observacional qualitativo com um desenho transversal com o objetivo de descrever a perceção que atletas portugueses de alto rendimento de modalidades individuais têm do impacto da ansiedade e das estratégias de coping na sua performance, pretendendo acrescentar alguma informação que se encontra em falta nos estudos quantitativos. Realizaram-se sete entrevistas a atletas das modalidades de atletismo, esgrima, judo, karaté, natação e surf, com idades entre os 18 e os 26 anos. Os resultados obtidos sugerem que, para cinco atletas, a ansiedade apresenta um impacto negativo na sua performance, enquanto que dois atletas consideram que a ansiedade em níveis moderados pode ser saudável e benéfica para o rendimento. Verificou-se também que a utilização das estratégias de coping (focadas no problema e na emoção) tem um impacto positivo na performance, mas, em situações de elevados níveis de ansiedade, os atletas, embora utilizem estratégias de coping, têm a perceção de que apresentam normalmente um pior rendimento em competição.