Browsing by Issue Date, starting with "2024-07-11"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Intervenções de enfermagem especializada na prevenção de lesão secundária na pessoa em situação crítica vítima de traumatismo crânio-encefálicoPublication . Figueiredo, Rita Mafalda Oliveira; Castro, CidáliaO traumatismo crânio-encefálico constitui-se como um problema de saúde com elevada prevalência a nível global, com impacto social e económico marcante, sendo mesmo considerado uma epidemia silenciosa. A prevenção e educação rodoviária são as formas de evitar a lesão primária, quando esta acontece as intervenções de enfermagem especializada são fundamentais na prevenção do desenvolvimento de lesões secundárias, fazendo a diferença no outcome da pessoa em situação crítica vítima de traumatismo crânio-encefálico. Com o intuito de investigar a evidência científica mais recente sobre o objeto de estudo, realizámos uma scoping review, conduzida segundo o quadro metodológico de Arksey e O’Malley. Na elaboração do presente relatório recorremos a uma metodologia descritiva, crítica e reflexiva das experiências vivenciadas ao longo do percurso formativo de aquisição, desenvolvimento e consolidação de conhecimentos e competências técnicas e científicas, fundamentais à atribuição do título de Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica e Mestre em Enfermagem, nos contextos de estágio, realizados num Serviço de Urgência Central e numa Unidade de Cuidados Intensivos Neurocríticos de um Hospital Central. Concetualmente, como linha orientadora do pensamento em enfermagem, alicerçamo-nos na Teoria das Transições de Afaf Meleis. Todo este percurso foi suportado pelos Regulamentos de Competências Comuns do Enfermeiro Especialista, Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica e pelos descritores de Dublin que qualificam o segundo ciclo de formação, conducente ao Grau de Mestre em Enfermagem.
- Sarcoides Em Equinos - Revisão BibliográficaPublication . De Sousa, Bárbara Dias; Carolino, Renato Nuno PimentelOs sarcoides são o tumor de pele mais comum em equinos e são considerados uma lesão multifatorial, não metastática e apresentam um grau de invasibilidade local elevada. Acredita-se que transmissão da doença, ocorre, maioritariamente através de vetores, como por exemplo, os insetos. O aparecimento desta doença pode ser mais prevalente em determinadas raças, idades e condições genéticas. As lesões podem desenvolver-se em todo o corpo do animal, no entanto, apresenta maior prevalência em determinadas zonas anatómicas. Existem seis tipos de sarcoides com características distintas, nomeadamente o sarcoide oculto, nodular, verrucoso, fibroblástico, misto e maligno. O diagnóstico deve ser realizado através da anamnese, avaliação da lesão de forma cuidadosa e, a sua confirmação, só será possível através de histopatologia. Os tratamentos podem ser categorizados em médicos e cirúrgicos, não existindo, ainda, um tratamento que seja 100% eficaz. Estes tumores são particularmente agressivos localmente, apresentando elevadas taxas de recidiva independentemente do tratamento utilizado, a relevância que esta neoplasia apresenta na prática clínica fomenta a necessidade de estudos na área da oncologia equina, para melhor se compreender a sua etiologia e evolução, bem como para tentar alcançar novas terapias.
- Desenvolvendo o gosto pelos livros e a competência para a leitura no 1º ciclo do Ensino BásicoPublication . Quaresma, Marta; Leite, SaraO presente estudo desenvolveu-se ao longo de quatro meses, durante o estágio no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), no 2.º ano de escolaridade. O tema deste trabalho final surgiu a partir da vontade de compreender as estratégias utilizadas pelos professores de 1.º CEB de uma escola pública para desenvolver o gosto pelos livros e a competência para a leitura no 1.º CEB. Foram realizados questionários aos professores e aos alunos, com o intuito de responder à questão de investigação “Qual é a perceção dos professores de 1.º CEB e dos alunos de 2.º ano sobre as atividades e abordagens utilizadas para promover o gosto pela leitura?”. Além disso, foram realizados alguns momentos de leitura feitos para os alunos e cada um referiu o livro de que mais gostou e as razões para a sua escolha, o que permitiu responder à questão de investigação “Que atividades podem estimular a motivação para a leitura no 1.º CEB?”. Por fim, registou-se a avaliação de cinco momentos de leitura dos alunos no concurso de leitura, procurando responder à pergunta de investigação “De que forma os concursos de leitura contribuem para o desenvolvimento da competência de leitura dos alunos?”. Face aos resultados obtidos, foi possível concluir que os professores de 1.º CEB utilizam algumas estratégias para motivar os alunos a ler e a desenvolver o gosto pelos livros, tendo em conta que muitas atividades de leitura realizadas ajudam na motivação para a leitura. Contudo, o desenvolvimento do gosto pela leitura e pelos livros está diretamente ligado aos interesses pessoais de cada aluno. A existência de um cantinho da leitura em sala de aula constitui uma estratégia para motivar os alunos a ler, mas não faz obrigatoriamente com que os alunos passem a gostar de ler ou adquiram hábitos de leitura. Por fim, os concursos de leitura contribuem para o desenvolvimento da competência de leitura dos alunos, mas, se estes não treinarem a leitura dos textos, podem resultar em avaliações menos boas ou oscilações das avaliações de leitura.
- Implementação realidade virtual: RE/MAX STATION 2024-2026Publication . Silva, António Rui Nogueira da; Mena, RicardoEste estudo explora a aplicação da Realidade Virtual (RV) no setor imobiliário, através da avaliação de como esta tecnologia pode melhorar a experiência do consumidor e influenciar positivamente as vendas nas agências imobiliárias, em particular na RE/MAX STATION. Através de uma pesquisa exploratória, que inclui revisões de literatura, entrevistas com profissionais do setor e análise de casos de uso específicos, este trabalho procura responder à questão central: "Como é que a Realidade Virtual adicionar valor no setor imobiliário, impactando tanto positiva como negativamente a experiência do consumidor?" As áreas focais incluem a investigação do uso da RV para apresentações imersivas de imóveis, a personalização da experiência de compra com base nas preferências do consumidor e a análise do seu impacto nas vendas. A metodologia adotada utiliza uma abordagem qualitativas, com a recolha de dados primários através de entrevistas e secundários através da literatura. Visa uma compreensão aprofundada das implicações da RV no marketing imobiliário e revela que, apesar de alguns desafios técnicos, de implementação e financeiros, a RV apresenta-se como uma oportunidade para transformar as práticas de marketing, aumentar a atratividade dos imóveis e fomentar uma maior satisfação e fidelização dos clientes.
- A intervenção do Enfermeiro Especialista na preparação para alta do doente vítima de Síndrome Coronário AgudoPublication . Varandas, Carlos Manuel Fitas; Mendonça, Susana Maria SobralNo âmbito do Mestrado em Enfermagem na área de especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica - A Pessoa em Situação Crítica, surge o presente Relatório com o objetivo de descrever as atividades desenvolvidas, para a aquisição das competências de Especialista e Mestre em Enfermagem, relacionando o trabalho realizado ao longo do processo formativo teórico e prático, e a relevância do Projeto de Intervenção como estratégia para atingir as mesmas. Os cuidados de enfermagem à pessoa em situação crítica são complexos e especializados, torna-se assim, imprescindível os enfermeiros melhorarem os seus desempenhos e conhecimentos, adquirindo-os em planos de formação dotados de atualizações técnico científicas fundamentadas, e desta forma aperfeiçoando as suas habilidades e competências necessárias para a prestação de cuidados de excelência. Assim, ao longo do relatório será exposta uma análise crítico reflexiva e sistematizada das atividades desenvolvidas em busca das competências alvo, as quais considero por todo o trabalho realizado inequivocamente alcançadas.
- O impacto da inteligência artificial (IA) na eficiência da venda online de equipamentos de surf pela Grua Surf ShopPublication . Teixeira, Pedro Ricardo Castro Azevedo Campos; Guedes, NunoO abandono do carrinho de compras online é um desafio significativo enfrentado por lojas de e-commerce em diversos setores, incluindo o mercado de equipamentos de surf. Este projeto incide no caso de estudo da Grua Surf Shop, uma loja de equipamentos de surf com site de vendas online, cuja taxa de abandono de carrinho atinge 88,33%, ultrapassando a média do e-commerce que corresponde a 70%. Perspetiva-se identificar as razões do elevado índice de abandono de carrinho na plataforma de e-commerce desta loja e explorar o potencial das soluções de inteligência artificial (IA) para otimizar a experiência de compra online e a redução da taxa de abandono do carrinho. Utilizando uma metodologia de triangulação que combina métodos qualitativos e quantitativos, realizou-se um Focus Group, um questionário online a consumidores de equipamentos de surf e entrevista (uma entrevista ao proprietário da Grua Surf Shop e outra com um especialista em IA). Os resultados revelaram que as recomendações de produtos personalizadas e a integração de chatbots aumentam a satisfação dos utilizadores, podendo melhorar a taxa de conversão pela melhoria na experiência de compra como um todo. Adicionalmente, o estudo demonstrou que uma experiência de compra personalizada e um atendimento ao cliente eficiente são cruciais para reduzir as taxas de abandono de carrinho. Constituem fatores essenciais a eficácia das recomendações de produtos com base em IA para aumentar as vendas, a importância da personalização na melhoria da fidelização dos clientes e o papel dos chatbots em fornecer um suporte ao cliente imediato e satisfatório. Apesar dos resultados promissores, foram reconhecidas limitações como a conveniência da amostra e o foco geográfico. O estudo conclui com recomendações práticas para que a Grua Surf Shop implemente soluções de IA para melhorar a sua plataforma de e-commerce, potenciando a redução do abandono de carrinho e aumentando a satisfação dos clientes e as vendas.
- Desenvolvimento de um modelo de negócio inovador para um serviço de renovação de luminárias baseado em realidade aumentadaPublication . Fernandes, Pedro Filipe Pinto Santos Matos; Pessôa, ClarisseEste projeto apresenta uma proposta de um serviço de renovação de luminárias baseado em realidade aumentada para a W. Alphabet, uma empresa portuguesa que atua no setor da decoração e iluminação. Inicialmente, é feita uma análise à indústria da iluminação e do setor HORECA, seguida por uma análise da tecnologia de realidade aumentada, incluindo o seu contexto histórico, potenciais aplicações e benefícios. Após a apresentação do caso em estudo e do contexto do desafio, analisam-se as necessidades e expectativas do público-alvo e o potencial da realidade aumentada para responder às mesmas. Adotando uma metodologia qualitativa, foram realizadas seis entrevistas semiestruturadas, três com especialistas na área de decoração e design no setor HORECA, e três com especialistas em Realidade Aumentada. A análise dessas entrevistas permitiu entender o processo de renovação de luminárias e evidenciar os benefícios da Realidade Aumentada para melhorar essa experiência. Desenvolveu-se então a proposta prática "ReNovaLum", uma aplicação que utiliza a Realidade Aumentada para permitir que os clientes visualizem em tempo real como as luminárias da W. Alphabet se integrariam nos seus espaços antes de tomar uma decisão de compra. Este serviço visa aumentar a competitividade da W. Alphabet no mercado, proporcionando uma experiência inovadora aos clientes e alinhando-se com as tendências emergentes no uso de tecnologias digitais. O projeto procura estabelecer um marco significativo na integração da R.A. no setor de iluminação, posicionando a W. Alphabet como uma pioneira no mercado português e destacando o seu compromisso com a inovação.