Browsing by Issue Date, starting with "2024-06-11"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Modelo de formação dos oficiais de Polícia: o ensino especializado na formação do Oficial de PolíciaPublication . Rodrigues, Luís Henrique Vaz; Mendes, João Fernando De Sousa; Guerra, Luís Filipe Jorge de AlmeidaCom um conceito securitário tão abrangente como o atual, envolvendo numa cultura emergente de responsabilização de vários atores de influência, cabe em especial às forças de segurança, e em particular à Policia de Segurança Pública, assegurar a defesa da legalidade democrática, garantir a segurança interna e os direitos dos cidadãos, bem como a prevenção da criminalidade, dispondo de um leque de competências legais, valências e capacidades para o efeito, as quais devem estar em constante atualização e consonância com a realidade que envolve a instituição policial. Levantou-se, contudo, a questão de se a ampliação do espetro de valências da atividade policial implicaria necessariamente que os seus elementos tenham uma formação de banda larga, com um alargado conhecimento de matérias, ou se antes pelo contrário a formação policial deveria ser mais aprofundada e direcionada para a resolução eficiente dos problemas que diariamente lhe são colocados. Nesta senda, a presente investigação teve como objetivo primário compreender se o modelo assente na especialização para a formação dos oficiais de polícia seria mais adequado para responder às necessidades e desafios atuais e vindouros na instituição PSP. Concluiu-se que o Instituto tem uma formação completa e prepara os oficiais para diversos cenários, mas que, contudo, é da opinião geral que um ensino misto seria benéfico para a PSP. Face ao exposto, foram sugeridas possíveis futuras investigações no âmbito de averiguar a forma como este tipo de especialização do ensino policial poderia melhor ser implementada no ISCPSI.
- Caraterização física dos polícias da PSP: equipas de intervenção rápida do COMETLISPublication . Freitas, João Daniel Serra Carvalho; Massuça, Luís Miguel Rosado da CunhaA atividade policial possui uma dinâmica própria de tarefas imprevisíveis como controlar, levantar e perseguir um suspeito, que exigem uma boa aptidão física (Beck et al., 2015). De forma a garantir que os polícias possuem um bom desempenho físico devem ser realizados testes de aptidão física. Existem vários testes físicos para polícias (Massuça et al., 2022), no entanto os protocolos de avaliação são bastante heterogéneos. Objetivos: (i) validar um protocolo de avaliação da aptidão física (PAApF) para polícias (Estudo I); e (ii) caraterizar o perfil físico dos polícias das EIR do COMETLIS-PSP, através da implementação do protocolo de avaliação da aptidão física (Estudo II). Método: No Estudo I (metodológico com um desenho longitudinal do tipo teste–reteste), participaram 122 cadetes do ISCPSI, que realizaram o protocolo em dois momentos (T1 e T2), separados por sete dias. No Estudo II (observacional de corte transversal), foi aplicado o PAApF a 123 polícias das EIR do COMETLIS, num único momento. O PAApF foi constituído por quatro testes físicos: (i) salto de impulsão horizontal; (ii) força de preensão manual; (iii) sit-ups de 60 s; e (iv) vaivém 20 m. Resultados: O PAApF obteve um ICC de 0.89 e um SEM de 0.45. Os cadetes do ISCPSI: (i) apresentaram resultados de aptidão física superiores aos encontrados na literatura internacional, na potência muscular dos membros inferiores e na resistência muscular abdominal; e (ii) encontram-se acima dos padrões recomendados para a população em geral (acima do nível bom), na força de preensão manual e na capacidade cardiovascular. Os polícias das EIR: (i) apresentaram desempenhos superiores aos encontrados na literatura nas quatro capacidades físicas mais estudadas; e (ii) encontram-se acima dos padrões recomendados para a população em geral, na força de preensão manual e na capacidade cardiovascular. Conclusões: (i) o PAApF obteve uma fiabilidade alta em termos de reprodutividade, indicando que é um protocolo válido e fiável; (ii) os polícias das EIR e os cadetes do ISCPSI, do sexo masculino apresentam melhor aptidão física comparativamente ao sexo feminino; (iii) os polícias das EIR da classe de idade ≤29 anos apresentam resultados superiores às restantes polícias (>30 anos) em todos os testes; e (iv) os cadetes do ISCPSI apresentam resultados de aptidão física superiores aos polícias das EIR em três dos quatro testes físicos realizados.
- Caracterização da atividade física dos polícias: contextos geral e operacionalPublication . Franco, Leandro Perestrelo Sousa; Massuça, Luís Miguel Rosado da CunhaO estudo tem por objetivo geral caracterizar a atividade física (AF) dos polícias, i.e. (i) a AF habitual dos polícias, e (ii) a AF durante o serviço policial. MÉTODO: (i) inquérito epidemiológico descritivo de corte transversal, em que foram considerados 1136 inquéritos completos/válidos, correspondendo a uma amostra probabilística aleatória estratificada (margem de erro de 2.82%, nível de confiança de 95%). A avaliação da AF habitual (projeto HZone) foi realizada com recurso à aplicação de um questionário online, do qual foram extraídas as características biológicas e demográficas, e a avaliação da AF (IPAQ versão curta); e (ii) estudo de corte transversal, em que participaram 32 polícias (idade, 26.91±3.66 anos) pertencentes ao COMETLIS/PSP. Na avaliação da AF durante o serviço policial, utilizaram-se acelerómetros ActiGraph modelo GT3X, e a classificação do nível de atividade física (NAF) englobou as categorias sedentária, leve, moderada, vigorosa e, moderada a vigorosa (MVPA), sendo consideradas 2584 horas de atividade policial, ao que correspondem 323 turnos de 8 horas, dos quais 136 turnos de manhã, 125 turnos de tarde e 62 turnos de noite. RESULTADOS: Observou-se que: (i) a AF dos polícias corresponde a 25.0% NAF leve, 30.5% NAF moderado e 44.5% NAF vigoroso; (ii) o sexo (p = 0.002) e as classes de idade (p = 0.009) tem um efeito estatisticamente significativo nas categorias de AF dos polícias; (iii) o tempo despendido em AF sedentária, leve, moderada, vigorosa e MVPA no desempenho da atividade policial sofreu alterações estatisticamente significativas (p < 0.001); e (iv) o dia da semana, o turno de serviço, e a hora do dia tiveram um efeito estatisticamente significativo sobre o tempo despendido em AF sedentária, leve, moderada, vigorosa, MVPA e counts dos polícias no desempenho da função policial (todos, p < 0.05). CONCLUSÕES: O serviço policial é, em oposição à AF habitual, maioritariamente sedentário com picos de atividade moderada a vigorosa, correspondentes a ocorrências mais exigentes. Neste sentido, parece relevante (i) contrariar o excessivo tempo de sedentarismo associado ao ato de patrulhar, quer por motivos profissionais quer por motivos de saúde e qualidade de vida, e (ii) garantir a capacidade de atuar num cenário de emergência de forma a resolvê-lo, porque ainda que represente uma pequena percentagem do tempo de trabalho, estão muitas vezes vinculados a situações de perigo para a vida.
- Os primeiros socorros na PSP: a formação TECC no efetivo policialPublication . Pinto, Tiago Alexandre Gaspar Inácio dos Santos; Monteiro, Luís Fernandes; Rodrigues, Tiago BarrosNas últimas décadas, as forças de segurança têm vindo a apostar na formação e capacitação dos polícias na área de primeiros socorros, em ambiente civil de ameaça grave. A formação Tactical Emergency Casualty Care é uma das principais para a prestação de cuidados pré-hospitalares, em cenários de elevada complexidade e criticidade. Objetivo: Analisar a perceção do efetivo policial da Polícia de Segurança Pública em relação à formação TECC e a casuística de ações policiais em que existem vítimas com hemorragias. Método: Recorreu-se ao método misto, tendo sido aplicado um inquérito por questionário aos polícias e alunos do CFOP e do CFA e realizadas entrevistas a polícias. Participaram no inquérito por questionário 682 polícias e alunos do CFOP e do CFA e nas entrevistas 12 polícias. Efetuou-se análise estatística (descritiva e inferencial) e análise de conteúdo. Resultados: A maioria dos polícias desconhece a formação TECC (N=583), independentemente do sexo (χ2(1) = 1,594; p = 0,207; N = 682), tendo esta sido frequentada por um reduzido número de polícias (N=19). A maioria dos polícias tem interesse na frequência desta formação (N=439), independentemente do sexo (χ2(3) = 0,875; p = 0,831; N = 682) e categoria profissional (χ2(9) = 11,503; p = 0,243; N = 682). Conclusões: Os polícias atribuem cada vez maior importância à formação em primeiros socorros, especialmente para controlo de hemorragias e para intervenção em ambiente civil de ameaça grave. A maioria dos polícias da PSP tem interesse em frequentar a formação TECC, atribuindo também grande importância à formação em primeiros socorros para controlo hemorrágico.
- Gestão Do Repeat Breeding Nas Vacas LeiteirasPublication . Coubard, Callyane; Pereira, Rosa Maria Lino NetoA síndrome de repeat breeding (RB) em vacas leiteiras, caracterizada por ciclos éstricos normais sem concepção após múltiplas tentativas, representa um desafio significativo para a eficiência reprodutiva nas explorações pecuárias. O intervalo prolongado entre o parto e a conceção destas vacas, contribui para custos acrescidos com um impacto financeiro considerável, estimado em cerca de 5 € por dia em aberto, destacando a importância da resolução desta síndrome. A investigação minuciosa é crucial para identificar as causas subjacentes, que incluem problemas de saúde, nutrição inadequada, distúrbios hormonais, infeções uterinas e questões de maneio. A resolução destes problemas é fundamental para otimizar a eficiência reprodutiva e a produtividade em bovinos leiteiros. Além da gestão das causas mencionadas, diversas abordagens visam reduzir a ocorrência do repeat breeding ou valorizar as vacas afetadas. A intervenção genética é uma área de investigação importante na produção de bovinos de leite, com o objetivo de reduzir o RB por seleção genética. Terapias inovadoras, como o plasma rico em plaquetas e o lisado de plaquetas, atuam como fatores imunomoduladores da inflamação e tiveram resultados promissores na estimulação da produção de embriões in vitro e in vivo após diferentes tratamentos em vacas RB. Além disso, o uso da transferência de embriões obtidos de vacas RB de elevado valor genético constitui uma estratégia para valorizar esses indivíduos. A eficiência e rentabilidade nas explorações leiteiras dependem da identificação e resolução sistemática dos animais não produtivos. A abordagem sistemática na resolução das causas da síndrome de repeat breeding é essencial para melhorar o desempenho reprodutivo, garantindo a sustentabilidade e o sucesso económico das explorações.
- A Relação Dos Fatores De Stress No Ambiente Com A Cistite Idiopática Em Gatos DomésticosPublication . Amarante, Anne Santos; Francisco, Anabela Maduro de AlmeidaA Cistite Idiopática Felina, do inglês Feline Idiopathic Cystitis (FIC), é uma doença complexa, que possui elevada taxa de incidência em gatos domésticos, especialmente quando o habitat é exclusivamente em regime indoor. Em virtude da ausência de bem-estar provocada pela presença de fatores stressores ambientais, responsáveis por alterações das necessidades essenciais dos gatos, estes apresentam-se com comportamento miccional anormal e periúria, dois dos sinais clínicos mais reportados, sendo a FIC na forma obstrutiva a situação mais grave e urgente da doença. O termo ‘’Síndrome de Pandora’’ é utilizado quando a FIC se apresenta concomitantemente com outros distúrbios, tais como gastrointestinais, dermatológicos, comportamentais e respiratórios. A abordagem diagnóstica baseia-se na exclusão de outras patologias do trato urinário inferior, do inglês Lower Urinary Tract (LUT), sejam estas metabólicas, infeciosas ou congénitas. A seguir ao diagnóstico, o tratamento baseia-se em aumentar a qualidade de vida do gato, através a sua recuperação clínica, a qual ocorre pelo maneio do ambiente em que o gato vive, com objetivo de diminuir a ativação do sistema de resposta ao stress. Esta abordagem inclui também alterações na alimentação, localização e disponibilidade de alimento e água, bem como no maneio olfatório. A taxa de mortalidade por FIC relacionada a FLUTD no estudo mais recente é de 20%, contudo de salientar que esta percentagem pode estar sobrestimada devido às consequentes complicações do LUT e também à decisão de eutanásia pelos tutores. Os gatos que sobrevivem possuem um prognóstico reservado devido a elevada taxa de recorrência da doença, que por sua vez favorece o desenvolvimento de outras patologias do LUT. Assim, a alteração ambiental configura-se como principal agente transformador da qualidade de vida do gato doméstico, atuando especialmente na eliminação dos fatores de stress e contribuindo para a melhoria do bem-estar do animal, sendo este o objetivo central no tratamento da FIC. Por fim, dada a complexidade desta doença, mais estudos se afiguram necessários para uma melhor abordagem do animal com FIC.
- Pseudogestações Em Cabras De Aptidão LeiteiraPublication . Simões, Miguel Henriques; Valente, Diana Margarida da SilvaAs pseudogestações ou hidrometras têm vindo a ganhar relevo no panorama reprodutivo de caprinos de aptidão leiteira, por se tratar de uma das principais causas de infertilidade temporária nestes animais. Sendo apelidada de uma doença silenciosa, por apresentar sinais clínicos pouco específicos e facilmente confundíveis com animais gestantes, faz com que o seu diagnóstico sem recurso a exames complementares seja extremamente difícil. O desenvolvimento de técnicas de ultrassonografia aplicadas por profissionais experientes nestes animais, veio facilitar o seu diagnóstico e ao mesmo tempo permitir o tratamento precoce da patologia. O presente estudo teve como objetivo estudar a prevalência de pseudogestações em rebanhos de caprinos intervencionados, assim como, tentar perceber o mecanismo hormonal implicado. Para o estudo foram realizados diagnósticos de gestação com recurso a ultrassonografia e medidos os teores de progesterona (P4) e de glicoproteínas associadas à gestação (PAGs), sendo ainda realizado um questionário aquando esta recolha. A prevalência global registada foi de 3,93%, o limite mínimo de P4 foi de 0,44 ng/ml e o máximo de 18,05 ng/ml no grupo de animais com a patologia. Apenas 3 animais com a doença foram identificados aquando da reinspecção ecográfica num novo controlo reprodutivo. Animais com maior número parições tem menores concentrações de PAGs (p < 0,05) em circulação. O fator com maior significância registado (p < 0,01), foi o grupo em estudo (gestantes, não gestantes e pseudogestantes), quando analisadas as concentrações P4 e PAGs.
- Boas práticas no cuidado à pessoa submetida a ventilação mecânica invasiva no serviço de urgênciaPublication . Malacas, Manuel Sabino; Santiago, Maria Dulce dos SantosO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular Relatório, integrada no VII Curso de Mestrado em Enfermagem em Associação, com especialidade em Enfermagem Médico-Cirúrgica – A Pessoa em Situação Crítica. Com a sua elaboração pretende-se descrever de forma fundamentada, crítica e reflexiva, a aquisição e o desenvolvimento das competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica – A Pessoa em Situação Crítica e de Mestre em Enfermagem, dando especial destaque às atividades desenvolvidas durante o Estágio Final. Diversos estudos internacionais mostram-nos que a ocorrência e permanência de pessoas em situação crítica nos serviços de urgência que necessitam de ventilação mecânica invasiva tem vindo a aumentar. No âmbito das várias atividades desenvolvidas, foi elaborado um projeto de intervenção profissional subordinado ao tema “Boas Práticas no Cuidado à Pessoa Submetida a Ventilação Mecânica Invasiva no Serviço de Urgência”, desenvolvido com base na Metodologia de Projeto e sustentado pelo Modelo para Mudança da Prática Baseada em Evidências de June Larrabee. O conhecimento e a uniformização das boas práticas, tendo por base a evidência científica disponível mais atual, vão promover cuidados seguros e de qualidade, influenciando de forma positiva o sucesso da terapia e o prognóstico daqueles que dela precisam.
- Gestão nutricional na pessoa em Situação Crítica em cuidados intensivosPublication . Baptista, Andreia Cristina Pinto; Ruivo, Maria Alice GóisNo presente relatório de estágio é efetuada uma descrição e análise crítica das atividades desenvolvidas, em contexto de urgência e de cuidados intensivos, com a finalidade de demonstrar as competências comuns e específicas de Enfermeira Especialista em Médico Cirúrgica – Pessoa em Situação Critica e as exigidas à obtenção do grau de Mestre em Enfermagem. O tema de interesse que norteou as atividades foi a Gestão Nutricional da Pessoa em Situação Crítica em Cuidados Intensivos. Foi elaborada uma scoping review que suportou as atividades desenvolvidas no decorrer do estágio final. No âmbito de estágio final realizou-se ainda um Projeto de Intervenção segundo a Metodologia de Projeto, com o objetivo de melhorar a qualidade dos cuidados prestados na pessoa em situação crítica em contexto de cuidados intensivos. A elaboração do Projeto de Intervenção baseia-se nos Enunciados Descritivos dos Padrões de Qualidade Especializados em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Pessoa em Situação Crítica com maior enfoque na Prevenção de complicações, no Bem-estar e o Autocuidado e na Organização dos Cuidados Especializados