AM - CS - CSC - Ciências Sócio-Comportamentais
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- Contributos para uma avaliação de impacto local que RC3 gera no concelho de EstremozPublication . Parreiras, AlexandreO presente trabalho tem como objectivo verificar qual a relação directa entre a dinâmica promovida pelo Regimento de Cavalaria Nº3 e as diversas actividades existentes no concelho de Estremoz. A fim de avaliar o reflexo e a importância desta unidade, visto existir a percepção de que a dinâmica de Estremoz se desenvolve em função do Regimento. A ausência desta Unidade colocaria em causa as diversas actividades do concelho. Desta forma, através de um inquérito por questionário aplicado a 375 pessoas do concelho de Estremoz e diversas entrevistas, procurou-se encontrar resposta ao problema levantado. A partir da análise dos dados recolhidos chegou-se a alguns resultados significativos, nomeadamente, a forte ligação existente entre os militares e a população. Este laço criado advém, em muito, da sua história, bem como o modo satisfatório como os militares são vistos. Além disso, todo papel dinamizador que o RC3 tem desempenhado, contribuindo para o efectivo desenvolvimento de Estremoz. Este é um trabalho que poderá, eventualmente, completar-se com outros estudos, nomeadamente ao nível do conhecimento da realidade da população de outras regiões do país, podendo então estabelecer-se uma comparação entre diferentes regiões, onde também existam Unidades militares.
- As Mulheres nas Forças Armadas de Cabo VerdePublication . Ribeiro, ErnandoA temática trabalhada neste Trabalho de Investigação Aplicada é a das mulheres nas Forças Armadas de Cabo Verde, cujo tema se enquadra no âmbito da sociologia. As recentes alterações na política aumentaram as oportunidades para as mulheres servirem nas FA de quase todos os países. Como consequência, a representação delas nas FA aumentaram. Essa política é uma política de igualdade entre os género, onde as mulheres têm vindo a lutar pelos seus direitos. Cabo Verde como um país democrático também sentiu a necessidade de incorporar mulheres nas FA, mas essa incorporação não cobriu todo o universo feminino, visto que ainda não existem mulheres praças. Para o estudo do tema em causa resolveu-se elaborar uma questão central: Dado que Cabo Verde é único país dos Países Africanos da Língua Oficial Portuguesa (PALOP) que ainda não tem as mulheres (na classe de praça) integradas nas FA, que factores condicionam o ingresso de Mulheres nas FA de Cabo Verde? Para tratar do referido problema, estruturou-se o trabalho em duas grandes partes: a parte teórico-conceptual e a parte do trabalho de campo. Com base nas contribuições de autores que se têm debruçado sobre a teoria sistémica, procurou-se criar um modelo de análise, que permitisse o enquadramento teóricoconceptual dos diferentes momentos integradores da temática abordada. No final do trabalho, com recurso a documentação de natureza bibliográfica, documental, entrevistas e questionários efectuadas, pretende-se verificar da veracidade ou não das hipóteses levantadas, e assim, simultaneamente, responder à pergunta de partida.
- Relação e Percepção do Regimento de Infantaria Nº14 pela População da Cidade de ViseuPublication . Silva, NunoPode afirmar-se que se assiste na contemporaneidade a uma grande instabilidade e incerteza, provenientes das alucinantes alterações do quotidiano, manifestando -se em todos os níveis da sociedade. Perante este clima de mudança, onde inevitavelmente a Instituição Militar também se insere, to rna-se fundamental perceber os desígnios das gerações vindouras para que se possa acompanhar a natural evolução. Deste modo, o presente Trabalho de Investigação Aplicada tem como principal objectivo caracterizar as Representações Sociais criadas pelos Jovens da Cidade de Viseu acerca do Regimento de Infantaria Nº14, sedeado na mesma Cidade. Ou seja, enquadrado no âmbito da Sociologia Militar, esta investigação irá privilegiar a problemática das Relações Civil-Militares, numa acepção mais restrita, reportando-se unicamente e exclusivamente à temática sobre o relacionamento entre os Jovens e o Regimento de Infantaria Nº14. Este trabalho divide-se em três partes fundamentais. Na primeira parte é efectuado todo o enquadramento teórico, onde são abordadas de forma mais abrangente as Relações Civil-Militares, com especial incidência no que ao público jovem dizem respeito. A segunda parte é preenchida pelas considerações de natureza metodológica tidas em conta nesta investigação. A terceira parte diz respeito à análise e discussão dos resultados obtidos no trabalho de campo, e às conclusões que se daí se retiraram. Para obtenção de resultados nesta área, os Jovens que se encontram na idade ou em idades próximas da base de recrutamento, assumem-se como universo de recolha de dados preferencial, de maneira que, os dados obtidos por este estudo são provenientes da inquirição dos Jovens que estudavam à data no 1 2º ano das Escolas Públicas da Cidade de Viseu. A partir da análise dos dados recolhidos chegaram-se a resultados extremamente significativos e pertinentes para a investigação. De salientar a importância que o público jovem atribui às características as sociadas à profissão militar, nomeadamente à possibilidade de trabalharem em equipa, ao desafio físico que constitui a profissão militar e à possibilidade de fazerem algo pela nação. Esta investigação poderá ser complementada com investigações semelhan tes, de maneira a percebermos qual a percepção que outros públicos jovens possuem acerca das Unidades Militares que se encontram implementadas nas suas regiões. Desta forma, poderse-ão recolher os melhores ensinamentos, tendo sempre como principal objecti vo transmitir uma boa imagem da Instituição Militar.
- Ética, Responsabilidade e Participação: A Gestão de Atividades e a Educação para a Cidadania num Estabelecimento Militar de EnsinoPublication . Silva, AmândioOs Estabelecimentos Militares de Ensino representam uma rede ligada ao sistema educativo nacional constituída pelo Colégio Militar, Instituto de Odivelas e Instituto dos Pupilos do Exército diretamente dependentes do Comando de Instrução e Doutrina e do Chefe de Estado-Maior do Exército. No entanto, simultaneamente, cada uma destas instituições surge num contexto histórico completamente díspar e associado a um conjunto de valores e rituais específicos. Neste contexto, em pleno século XXI, observamos um Estado Social marcado por uma decrescente influência na educação dos seus cidadãos que, consequentemente, a par de outros fenómenos, nos conduz a uma crise de valores na sociedade. Nesta, procura-se enquadrar um conceito de cidadania que objetiva integrar os interesses individuais num interesse coletivo com um sentimento de pertença a uma comunidade social. Deste modo, o farol desta investigação visou aferir o contributo do Instituto dos Pupilos do Exército na formação cívica do seus discentes, sendo que, para tal, foi importante identificar os valores transmitidos, o nível de responsabilidade social presente, a sua participação em atividades extracurriculares e o seu relevo na relação com a sociedade civil. A primeira parte deste trabalho demonstrará a metodologia e procedimentos adotados para a realização da investigação. Posteriormente é consolidada a base teórica que sustenta o trabalho de campo consequente. Esta base teórica assenta numa visão sociológica do processo educativo, do conceito de cidadania e do novo Estado Social em que vivemos para, de seguida, apresentar os vários Estabelecimentos Militares de Ensino, a sua resenha histórica e as peculiaridades associadas a cada uma no âmbito da formação ministrada. A terceira fase envolve a explicitação e a sistematização dos procedimentos a utilizar na realização dos inquéritos por entrevista dirigidos a determinadas personalidades que, em última fase, representam o trabalho de campo realizado. A quarta fase do estudo consubstancia a apresentação dos resultados dos inquéritos por entrevista, a sua análise e discussão para, seguidamente, dar abertura a uma análise SWOT relativa ao objeto de estudo. Por fim, são relacionadas todas as variáveis em estudo de modo a tecer conclusões que cumpram os objetivos estabelecidos inicialmente. Deste modo, conclui-se uma forte vocação do Instituto dos Pupilos do Exército para a formação cívica dos seus discentes numa perspetiva histórica, pela sua vocação atribuída aquando do nascimento da República Portuguesa, estrutural, pelos vários órgãos e atividades que desenvolvem rumo a este objetivo, cultural, pela cultura organizacional assente em valores como a disciplina, responsabilidade social, participação cívica, iniciativa e integridade de caráter.
- Equitação Militar – Análise de modelos de formação de formadoresPublication . Silva, DavidNo âmbito do Trabalho de Investigação Aplicada, o presente trabalho intitulado “Equitação Militar- Análise de modelos de formação de formadores” estuda o modelo de formação de formadores de equitação adotado pelo Exército Português. Como instrumento de recolha de dados, foi constituído um modelo de entrevista, associado às capacidades exigidas a um ajudante de monitor, monitor e instrutor de equitação. Esta entrevista foi aplicada a um conjunto de oficiais e sargentos de Cavalaria atualmente associados à formação tanto no Exército como na Escola Nacional de Equitação. O objetivo principal deste trabalho é demonstrar as diferenças entre o modelo de formação adotado atualmente e o anteriormente utilizado, tendo em conta, os requisitos exigidos, os módulos ministrados e a carga horária dos cursos no meio militar e civil. As opiniões dos entrevistados acerca do novo modelo diferem. Uns defendem um modelo militar equiparado ao civil enquanto outros apoiam uma distinção entre eles. Porém, todos consideram que a equitação militar é importante e deve continuar, apoiando a sua continuidade no Centro Militar de Educação Física e Desportos. As diferenças mais significativas entre os dois modelos de formação de formadores aparecem ao nível do curso de monitores e de instrutores. No novo referencial de curso de monitores de equitação, tanto os oficiais como os sargentos iniciam a sua formação frequentando este mesmo curso, ao invés do que acontecia com o modelo antigo onde os oficiais frequentavam o curso de instrutores de equitação e os sargentos, o de monitor de equitação. Relativamente a esta alteração, parte dos entrevistados apoia-a, enquanto outra parte defende que o ponto de partida entre oficiais e sargentos é diferente por isso o curso de monitores dever-se-ia manter só para sargentos. Outra alteração que acontece e que está relacionada com a anterior é a diminuição do número de horas do curso de instrutores de equitação militar, sendo assim um dos motivos principais para a não validação civil do curso.
- A influência da Liderança e da Motivação no clima organizacional de uma Unidade Escalão Batalhão. Estudo de Caso: 2º Batalhão de Infantaria ParaquedistaPublication . Mota, NelsonA liderança e a motivação são aspetos basilares que podem conduzir à obtenção de notáveis benefícios para o comandante (líder) e para o grupo. Nos dias de hoje, as Unidades Militares necessitam de líderes capazes de gerir adequadamente os problemas do grupo e de motivar os seus subordinados, com vista a atingir um clima organizacional positivo, fomentando o desenvolvimento dessa mesma Unidade Militar. Desta forma surge o presente trabalho de investigação subordinado ao tema: “ A Influência da Liderança e da Motivação no Clima Organizacional de uma Unidad e Escalão Batalhão. Estudo de Caso: 2º Batalhão de Infantaria Paraquedista”. O presente trabalho de investigação tem como objetivo geral determinar qual a influência da liderança e da motivação no clima organizacional, tendo como objetivos específicos: identificar os comportamentos de liderança mais comuns dos comandantes do 2º Batalhão de Infantaria Paraquedista, perceber de que forma os vários comandantes motivam os seus subordinados, perceber de que forma a liderança se relaciona com o clima organizacional, perceber de que forma a motivação se relaciona com o clima organizacional, e identificar qual a perceção do clima organizacional vivido pela força. Este trabalho de investigação encontra-se dividido em duas grandes partes, a parte teórica e a parte prática. A parte teórica diz respeito a uma revisão da literatura e teve particular incidência sobre obras de referência e estudos relacionados com o tema, de forma a poder sustentar o trabalho de campo. A parte prática teve por base a recolha de dados e informações através da aplicação de inquéritos por questionário e entrevistas, cuja análise e discussão permitiu tecer algumas conclusões e dar respost a às perguntas de investigação. Pode concluir-se com este trabalho que a liderança e a motivação se relacionam significativamente com o clima organizacional. Assim, quanto mais efetiva e eficaz for a liderança e a motivação, exercida pelo comandante sobre os subordinados, maior a possibilidade de criar condições para obter um clima organizacional positivo.
- Auto-Eficácia e Engagement no desenvolvimento da carreira em estudantes do Ensino Superior Militar: Implicações no rendimento académico e na satisfação com a vidaPublication . Alves, CésarO Ensino Superior Militar, ministrado pela Academia Militar Portuguesa, tem caraterísticas ímpares devido à associação entre a componente académica, militar e cultural, o que exige que os seus alunos se adaptem e atinjam padrões necessários à sua permanência na Instituição. Deste modo, é pertinente estudar de que forma os níveis de Autoeficácia e Engagement se traduzem em competências com impacto na Satisfação com a Vida e com o Trabalho. Dado que a Academia Militar é um estabelecimento de Ensino Superior Militar, considera-se importante estudar a relação existente entre a Autoeficácia, Engagement, a Satisfação com a Vida e com o Trabalho e o Rendimento Académico. O Rendimento Académico é determinado pela média Académica, de Treino Físico, de Instrução Militar e Informação Comportamental do Aluno. Para o desenvolvimento da presente investigação foi utilizada uma amostra de 164 alunos, do 1º e 4º ano da Academia Militar Portuguesa, a quem foram aplicadas as escalas de Autoeficácia (Polydoro & Guerreiro-Casanova, 2010), Engagement (Schaufeli, Martinez, Marques-Pinto, Salanova & Bakker, 2002), Satisfação com a Vida (Diener, Emmons, Larson, & Griffin, 1985) e Satisfação com o Trabalho (Judge, & Klinger, 2000). No que diz respeito ao Rendimento Académico foram utilizados os dados referentes ao 1º semestre do ano letivo 2013/2014. Os resultados mostram que maiores níveis de Autoeficácia e de Engagement contribuem para uma maior Satisfação com a Vida e com o Trabalho. A correlação expectável com Rendimento Académico não é referenciável. É de salientar que todas as variáveis, ao longo do processo formativo, se mantêm constantes, o que é significativo ao longo dos anos, à exceção da Satisfação com a Vida, que diminui ligeiramente. Os resultados são relevantes na medida em que permitem à Academia Militar identificar as variáveis que mais contribuem para uma melhor adaptação ao contexto superior militar.
- A motivação no ingresso do Curso de Formação de Guardas na Guarda Nacional RepublicanaPublication . Conceição, JoanaNos dias que correm, e com a constante evolução dos sistemas sociais e das suas exigências pessoais, torna-se cada vez mais difícil transformar um curso de formação numa oportunidade aliciante e inovadora, por forma a concorrerem para tais mudanças. A Guarda Nacional Republicana, sendo uma instituição centenária, com uma idiossincrasia peculiar, moldada pela organização e disciplina, não é indiferente às mutações sociais. Assim, e face às contingências profissionais, nomeadamente escassez de oportunidades enquanto cidadãos não pertencentes a qualquer tipo de força armada ou força de segurança, cada vez mais esta instituição militar é vista como uma alternativa para um emprego estável e de prestígio. Neste âmbito, emerge o presente relatório subordinado ao tema “ A motivação no ingresso do Curso de Formação de Guardas na Guarda Nacional Republicana”. É um estudo que tem como objetivo fulcral, investigar os tipos de fatores motivacionais que influenciam um cidadão, que esteja atualmente a prestar serviço militar, que tenha prestado, ou que nunca tenha tido qualquer tipo de contacto, a optar por uma formação numa instituição militar. Para a elaboração do presente trabalho, optou-se inicialmente por efetuar um enquadramento teórico que se prende com a problemática em estudo, seguido de uma pesquisa bibliográfica para posteriormente proceder-se à redação do estado da arte. Esta tem como finalidade elencar os vários conceitos fundamentais para a compreensão e sustentação da temática. O trabalho de campo, componente essencialmente prática, assentou na aplicação de inquéritos por questionário. A utilização deste instrumento possibilitou a recolha de dados permitindo dar respostas à questão central e suas derivadas, bem como, a verificação das hipóteses, previamente levantadas. A investigação culmina com algumas ilações e recomendações.
- Construção e desenvolvimento de carreira em cadetes da Academia MilitarPublication . Silva, TiagoA presente investigação pretende saber o modo como os cadetes da Academia Militar (AM) organizam os seus interesses e valores de carreira de modo a criar perfis de carreira para os diversos cursos da Academia Militar (AM). A investigação é suportada teoricamente pela teoria dos interesses e das escolhas vocacionais – o modelo hexagonal (RIASEC) proposto por Holland (1973, 1985, 1997) e o modelo da personalidade assente em valores de Super (1970). Relativamente às medidas utilizadas, foi aplicado o inventário de interesses de exploração auto dirigida - SDS na versão Career Explorer (Primi, Mansão, Muniz & Nunes,2010) e o questionário da escala de valores WIS 2ª edição (Ferreira Marques & Miranda,1995), ambos adaptados à língua portuguesa. A amostra inclui 447 cadetes do 1º ao 5º ano, sendo que 416 são do sexo masculino e 31 do sexo feminino. Os resultados obtidos evidenciam índices de consistência interna satisfatórios para as medidas usadas, bem como resultados consistentes com outros estudos semelhantes. Relativamente à amostra geral verificou-se que para os tipos de personalidade RIASEC, as médias mais elevadas registam-se nos tipos Empreendedor, Social e Investigativo, sendo que o sexo feminino pontua mais no tipo Artístico e Social e o sexo masculino no tipo Realista. Não se verificaram diferenças significativas entre os anos de frequência da AM. No que respeita aos valores WIS, as médias mais elevadas verificaram-se na Realização, Utilização das Capacidades e o Desenvolvimento Pessoal. As três mais baixas verificaram-se no Risco, Condições de Trabalho e Variedade. Observou-se que o sexo feminino valoriza mais a Utilização das Capacidades, Realização, Autonomia e a Relação Social. Relativamente aos valores, obtiveram-se diferenças entre os diversos anos de frequência da AM. A análise ao agrupamento dos cursos criados por preferências, permite obter perfis de interesses e valores distintos entre os mesmos, o que corrobora a pertinência e objetivo desta investigação.
- O Combate em Áreas Edificadas e a sua Implicação no Desenvolvimento de Competências de Comando e LiderançaPublication . Loureiro, NunoNo âmbito do Trabalho de Investigação Aplicada, o presente estudo incidiu sobre o “Combate em Áreas Edificadas e sua implicação no desenvolvimento de competências de Comando e Liderança”. O objetivo principal deste trabalho é contribuir para o quadro teórico e prático na área dos comportamentos organizacionais, mais precisamente, no que diz respeito ao desenvolvimento das competências de comando e liderança e a implicação das áreas edificadas. O instrumento para a recolha resultou da adaptação do modelo de competências de liderança (Rouco, 2012), da revisão de literatura, e ainda da realização de oito entrevistas exploratórias a especialistas. O inquérito final é constituído por 18 competências associadas ao comando e liderança nas operações em áreas edificadas, aplicado a uma amostra de cento e cinquenta militares, divididos por três categorias: Oficiais, Sargentos e Praças. Com base nas respostas obtidas nos inquéritos, efetuou-se o tratamento e análise estatística com o recurso ao programa Statistical Package for Social Sciences. Da análise das entrevistas e dos questionários, foram identificadas as principais competências de liderança empregues no combate em áreas edificadas: “orientação para tarefa”; “tomar decisões”; “ flexibilidade e adaptabilidade”; “autocontrolo”; “comunicação”; “promoção do desenvolvimento”. Comparando as duas análises, foi possível verificar que “orientação para a tarefa”; “tomar decisões” e “ flexibilidade e adaptabilidade” constituem as principais competências empregues em Combate em Áreas Edificadas. Conclui-se, ainda, que é nas Praças onde se obtêm valores mais baixos, quanto à perceção da importância dada às competências de liderança no combate em áreas edificadas. As ações de comando desempenhadas pelos Oficiais, Sargentos e Cabos exigem a orientação para as tarefas de forma a obterem desempenhos superiores.
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