Browsing by Issue Date, starting with "2014-06-01"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A influência da Liderança e da Motivação no clima organizacional de uma Unidade Escalão Batalhão. Estudo de Caso: 2º Batalhão de Infantaria ParaquedistaPublication . Mota, NelsonA liderança e a motivação são aspetos basilares que podem conduzir à obtenção de notáveis benefícios para o comandante (líder) e para o grupo. Nos dias de hoje, as Unidades Militares necessitam de líderes capazes de gerir adequadamente os problemas do grupo e de motivar os seus subordinados, com vista a atingir um clima organizacional positivo, fomentando o desenvolvimento dessa mesma Unidade Militar. Desta forma surge o presente trabalho de investigação subordinado ao tema: “ A Influência da Liderança e da Motivação no Clima Organizacional de uma Unidad e Escalão Batalhão. Estudo de Caso: 2º Batalhão de Infantaria Paraquedista”. O presente trabalho de investigação tem como objetivo geral determinar qual a influência da liderança e da motivação no clima organizacional, tendo como objetivos específicos: identificar os comportamentos de liderança mais comuns dos comandantes do 2º Batalhão de Infantaria Paraquedista, perceber de que forma os vários comandantes motivam os seus subordinados, perceber de que forma a liderança se relaciona com o clima organizacional, perceber de que forma a motivação se relaciona com o clima organizacional, e identificar qual a perceção do clima organizacional vivido pela força. Este trabalho de investigação encontra-se dividido em duas grandes partes, a parte teórica e a parte prática. A parte teórica diz respeito a uma revisão da literatura e teve particular incidência sobre obras de referência e estudos relacionados com o tema, de forma a poder sustentar o trabalho de campo. A parte prática teve por base a recolha de dados e informações através da aplicação de inquéritos por questionário e entrevistas, cuja análise e discussão permitiu tecer algumas conclusões e dar respost a às perguntas de investigação. Pode concluir-se com este trabalho que a liderança e a motivação se relacionam significativamente com o clima organizacional. Assim, quanto mais efetiva e eficaz for a liderança e a motivação, exercida pelo comandante sobre os subordinados, maior a possibilidade de criar condições para obter um clima organizacional positivo.
- Stress e Engagement em situações de pressão. O caso do Centro de Tropas ComandosPublication . Faria, TiagoA saúde mental dos subordinados é cada vez mais uma preocupação dos comandantes. É neste pressuposto que assenta esta investigação, mais especificamente, nos assuntos relacionados com o stress, engagement, felicidade subjetiva e desempenho. Posto isto, decidimos focalizar o nosso estudo em dois cursos de Comandos e em militares comandos que se encontram no ativo perfazendo um total de 144 militares participantes no estudo. Estes militares responderam a um inquérito por questionário com o objetivo de perceber qual o impacto do curso de Comandos nos militares em estudo e em particular nos níveis do stress, engagement, felicidade subjetiva e desempenho por eles sentidos. Verifica-se que os militares que terminaram com sucesso o curso de Comandos apresentavam níveis mais altos de vigor e dedicação e níveis mais baixos de preparação militar no momento em que iniciaram o curso do que no final. É também possível perceber que os militares que terminaram com sucesso o curso apresentavam níveis mais altos de vigor e dedicação que os militares que desistiram do curso. No decorrer do nosso estudo verificou-se ainda a existência de relações baixas e moderadas mas com níveis de significância aceitáveis da variável stress com o vigor, dedicação, absorção, felicidade e preparação militar. Não poderia ser descorado do nosso estudo o rendimento dos militares tendo em vista perceber como o poderíamos aumentar, assim verificamos que existem relações moderadas do rendimento militar com o vigor, dedicação, absorção e preparação física. O comandante é a pessoa que mais se preocupa com o bem-estar dos seus subordinados. Com base neste pressuposto decidimos incluir também no nosso estudo a variável felicidade podendo concluir-se que se relaciona a um nível moderado/alto com o vigor, dedicação, absorção, rendimento militar e preparação física.
- O papel dos recursos humanos na gestão da mudança. O caso do Regimento de Artilharia Antiaérea nº1 (RAAA1)Publication . Picaró, JoãoO presente trabalho subordinado ao tema “O papel dos recursos humanos na gestão da mudança. O caso do Regimento de Artilharia Antiaérea nº1 (RAAA1).” estudou a forma como os recursos humanos reagem perante situações de mudança no seu dia a dia, o modo como a mudança pode representar um obstáculo ou, em alternativa, uma mais-valia ao desenvolvimento organizacional, bem como os fatores que influenciam as formas de como os recursos humanos reagem. Numa época de acelerada mudança, decorrente da atual sociedade da informação e da constante evolução tecnológica, as pessoas constituem o meio mais valioso que as organizações dispõem para atingirem os seus objetivos. Assim, a gestão da mudança representa um marco do mundo atual, perante as contínuas e múltiplas transformações que têm vindo a ocorrer. Mudar é, sem dúvida, a palavra de ordem para a sobrevivência organizacional. Nesta perspetiva de mudança constante muitas vezes as pessoas apresentam comportamentos de defesa e reações como forma de evitar as mudanças. É para combater essas reações que a liderança apresenta um papel fundamental e é aqui que entra o papel dos líderes, que devem desenvolver algumas competências necessárias para gerir a mudança e devem ser capazes de mobilizar os membros da organização para aceitar e adotar iniciativas de mudança propostas nas suas rotinas diárias. Na primeira parte desta investigação são explicados estes conceitos e apresentada a perspetiva de diferentes autores. Na parte prática seguinte, é apresentado o trabalho de campo, os resultados obtidos através dos instrumentos de recolha de dados, nomeadamente, através dos inquéritos e das entrevistas. Por fim são verificadas as hipóteses, questões derivadas, objetivos e questão de partida, onde foi possível concluir que os recursos humanos no Regimento de Artilharia Antiaérea nº1, em Queluz, são fundamentais na gestão da mudança e desempenham um papel de extrema importância da condução de todos os processos, representando uma verdadeira vantagem competitiva.