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- Ética, Responsabilidade e Participação: A Gestão de Atividades e a Educação para a Cidadania num Estabelecimento Militar de EnsinoPublication . Silva, AmândioOs Estabelecimentos Militares de Ensino representam uma rede ligada ao sistema educativo nacional constituída pelo Colégio Militar, Instituto de Odivelas e Instituto dos Pupilos do Exército diretamente dependentes do Comando de Instrução e Doutrina e do Chefe de Estado-Maior do Exército. No entanto, simultaneamente, cada uma destas instituições surge num contexto histórico completamente díspar e associado a um conjunto de valores e rituais específicos. Neste contexto, em pleno século XXI, observamos um Estado Social marcado por uma decrescente influência na educação dos seus cidadãos que, consequentemente, a par de outros fenómenos, nos conduz a uma crise de valores na sociedade. Nesta, procura-se enquadrar um conceito de cidadania que objetiva integrar os interesses individuais num interesse coletivo com um sentimento de pertença a uma comunidade social. Deste modo, o farol desta investigação visou aferir o contributo do Instituto dos Pupilos do Exército na formação cívica do seus discentes, sendo que, para tal, foi importante identificar os valores transmitidos, o nível de responsabilidade social presente, a sua participação em atividades extracurriculares e o seu relevo na relação com a sociedade civil. A primeira parte deste trabalho demonstrará a metodologia e procedimentos adotados para a realização da investigação. Posteriormente é consolidada a base teórica que sustenta o trabalho de campo consequente. Esta base teórica assenta numa visão sociológica do processo educativo, do conceito de cidadania e do novo Estado Social em que vivemos para, de seguida, apresentar os vários Estabelecimentos Militares de Ensino, a sua resenha histórica e as peculiaridades associadas a cada uma no âmbito da formação ministrada. A terceira fase envolve a explicitação e a sistematização dos procedimentos a utilizar na realização dos inquéritos por entrevista dirigidos a determinadas personalidades que, em última fase, representam o trabalho de campo realizado. A quarta fase do estudo consubstancia a apresentação dos resultados dos inquéritos por entrevista, a sua análise e discussão para, seguidamente, dar abertura a uma análise SWOT relativa ao objeto de estudo. Por fim, são relacionadas todas as variáveis em estudo de modo a tecer conclusões que cumpram os objetivos estabelecidos inicialmente. Deste modo, conclui-se uma forte vocação do Instituto dos Pupilos do Exército para a formação cívica dos seus discentes numa perspetiva histórica, pela sua vocação atribuída aquando do nascimento da República Portuguesa, estrutural, pelos vários órgãos e atividades que desenvolvem rumo a este objetivo, cultural, pela cultura organizacional assente em valores como a disciplina, responsabilidade social, participação cívica, iniciativa e integridade de caráter.
- A Digitalização do Campo de Batalha. Contributos para o Comando e Controlo de uma Unidade de Carros de Combate.Publication . Fernandes, MiguelNo âmbito do Trabalho de Investigação Aplicada, o presente trabalho subordinado ao tema “A digitalização do Campo de Batalha. Contributos para o Comando e Controlo de uma Unidade de Carros de Combate”, tem como objetivo analisar os contributos de um sistema de Comando e Controlo que permita a um Comandante de Esquadrão de Carros de Combate visualizar e comandar, em tempo real, as suas forças no Campo de Batalha. As melhorias como se pode verificar ao longo da investigação vêm tornar mais célere as comunicações, a transmissão de ordens e mensagens, existência de mais informação, aumentar a capacidade de localizar forças de um modo mais rápido e preciso, facilitar a visualização de todas as operações, diminuir a probabilidade de ocorrência de erros, aumentar e tornar mais rigorosa a forma de atuar por parte de um comandante. Para a realização deste trabalho foram investigados vários sistemas de monitorização de forças desenvolvidos pelo Exército Português e pelos Estados Unidos da América. Foram realizadas visitas a diversas Unidades do país e entrevistados vários militares envolvidos em projetos de desenvolvimento destes sistemas.