ENIDH - Dissertações de Mestrado
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- Gestão de Competências Profissionais no Sector Portuário: A Especial Situação dos Oficiais da Marinha MercantePublication . Ramos, Ana Catarina Norberto Falcão; Frade, João Carlos Gomes; Raposo, Rui CorreiaEste estudo partiu da premissa que as competências que os Oficiais da Marinha Mercante adquiriram através da sua formação marítima e experiência de mar são consideradas essenciais ou necessárias para o desempenho de funções em algumas actividades do sector portuário. Com vista a contribuir para uma gestão optimizada das competências profissionais quer a nível organizacional quer individual, o objectivo principal foi determinar se existe relação entre essas competências adquiridas e a prática destes oficiais no desempenho de certas funções nas actividades do sector portuário em Portugal, pretendendo-se dar a conhecer quais são as relevantes para a actividade profissional neste sector. Para o efeito foi desenvolvida uma pesquisa exploratória-descritiva, através de um inquérito por questionário endereçado aos Oficiais de Pilotagem da Marinha Mercante que exercem a sua actividade profissional no sector portuário em Portugal. Com o questionário recolheu-se a percepção destes oficiais sobre a relevância das competências adquiridas e a sua aplicabilidade na prática profissional actual. Os resultados obtidos demonstram que existe relação entre as competências profissionais adquiridas pelos Oficiais de Pilotagem da Marinha Mercante através da sua formação marítima e experiência de mar e a prática destes oficiais no desempenho das funções que exercem no sector portuário. Comprovando-se que estas competências profissionais continuam a ser importantes e utilizadas por estes oficiais para a continuidade da sua actividade profissional em terra e que na sua generalidade elas são mais importantes para o exercício de funções na área da Pilotagem do que em outras áreas de actividade do sector. Estabeleceu-se que existem algumas competências em que a sua relevância é transversal ao sector independentemente da área de actividade, destacando-se como muito relevante a competência respeitante ao uso das capacidades de liderança e de gestão. No que respeita a cada área de actividade, dependendo da especificidade das funções exercidas, existem umas mais relevantes do que outras. A investigação confirma que ter formação e experiência de mar é uma mais-valia para exercer funções no sector portuário. Ou seja, o sector portuário é uma excelente opção de continuidade de carreira para os Oficiais da Marinha Mercante, onde as competências adquiridas previamente não são desperdiçadas.
- Projeto de Climatização de um HotelPublication . Martins, António Miguel Bernardo; Nogueira, Manuel Duarte Dias MendesAs instalações de condicionamento de ar são cada vez mais utilizadas em espaços públicos, nomeadamente em Hotéis, por razões de conforto e qualidade do ar ambiente. Este trabalho tem como objetivo a elaboração dum projeto de climatização de um hotel, respeitando os regulamentos em vigor e procurando obter uma instalação de elevada eficiência energética, com custos de exploração e manutenção reduzidos. Assim, pretende-se fornecer nas páginas seguintes os elementos reguladores do projeto, tanto ao nível da conceção da instalação e da qualidade dos equipamentos bem como da sua montagem. O cálculo das cargas térmicas de aquecimento e de arrefecimento do edifício foi efetuado recorrendo ao programa informático HAP da Carrier. O dimensionamento da UTAN foi efetuado recorrendo ao programa informático da Sandometal. As peças desenhadas do projeto foram executadas recorrendo ao programa informático AUTO-CAD 2007. A solução adotada, no essencial, é composta por uma unidade produtora de água fria (Chiller), uma unidade produtora de água quente (Caldeira), uma unidade de tratamento de ar novo (UTAN) e 36 unidades terminais do tipo ventiloconvector. A gestão técnica centralizada (GTC) permite otimizar a instalação, visualizar os dados de funcionamento e atuar sobre cada uma das suas unidades.
- Actividade de um terminal especializado de contentores.Caso de Estudo: Terminal XXI - Porto de Sines, com a hipotética perspectiva de aplicação do Modelo de Gestão das Operações a um porto AngolanoPublication . José, Domingos Romualdo; Duarte, Orlando MotaO presente trabalho é a descrição baseada nas observações e práticas no terreno de toda a actividade praticada num terminal especializado de contentores, durante o período de estágio em duas grandes empresas de cariz global ligadas ao sector marítimo e portuário. Procurou-se fazer uma abordagem tendo como principais referências os aspectos chave ligados à actividade em si, principalmente a nível da organização e gestão operacional, e à prática das mesmas. Por outro lado, procurou-se estudar de uma forma resumida, por falta de indicadores mais precisos, à aplicação do modelo de gestão organizacional e operacional a um terminal portuário similar Angolano, pelo que constatou-se, que tal seria possível a um porto de águas profundas que ajudasse à revolucionar todo o sistema portuário a nível nacional, devido a alguns constrangimentos ainda presentes actualmente no mesmo sistema portuário. Contudo, deixou-se este último aspecto como sugestão para futuros trabalhos a desenvolver. Por fim, apresenta-se em anexo um breve relatório das actividades laborais praticadas durante o período de estágios nas duas empresas.
- Procedimentos para segurança e inspeção a bordo de naviosPublication . Ferreira, Mário; Silva, João Emílio do Carmo,A indústria dos transportes marítimos é uma das atividades mais importantes de qualquer país, não apenas para o seu desenvolvimento económico, mas também como garante da sua soberania e independência constituindo a segurança marítima uma componente fundamental desta atividade. Tendo como princípios orientadores a segurança e o ambiente marinho, a comunidade marítima internacional adotou, ao longo dos anos, vários tratados tendo como principais objetivos fornecer instrumentos para uma melhor cooperação entre governos no campo da regulamentação e das práticas relacionadas com assuntos técnicos de qualquer género aplicáveis aos navios operando no tráfego internacional. Outro dos objetivos desses instrumentos, foi o de estimular e facilitar a adoção de padrões elevados no que respeita à segurança, eficiência da navegação e à prevenção e controlo da poluição pelos navios. Apesar do esforço das diversas entidades envolvidas, as normas, regulamentos e diretrizes aplicáveis à atividade marítima não se mostram totalmente eficazes quando o assunto é acidente de trabalho a bordo, pois não preveem, salvo em alguns casos, a recolha e o tratamento sistemático dos incidentes e acidentes a bordo, o que poderia servir como base de estudo para aperfeiçoamento das regras para segurança dos navios e do trabalho a bordo.
- Parcerias Público – Privadas nos portos terminais de contentores europeusPublication . Nunes, Pedro Bettencourt do Espirito Santo; Martins, Eduardo Silva“Parceria Público - Privada” é a expressão que refere as formas de cooperação entre as autoridades públicas e as empresas privadas, com o objetivo de assegurar o financiamento, a construção, a renovação, a manutenção e a gestão de uma infra-estrutura ou a prestação de um serviço. As principais razões para a sua realização poderão ser identificadas ao nível da redução dos encargos financeiros dos portos para o Estado, da melhoria da eficiência, da qualidade do serviço prestado, da estimulação do investimento privado, da reestruturação da mão-de-obra portuária e do aumento de competitividade. As Parcerias Publico - Privadas caracterizam-se genericamente pela duração relativamente longa da relação, pelo financiamento assegurado em parte pelo setor privado, pela distribuição dos riscos entre o parceiro do setor público e o parceiro do setor privado. Os significativos desenvolvimentos nos portos têm-se verificado devido ao aumento do papel do setor privado na operação dos mesmos e na prestação de serviços portuários, com maior capacidade de respostas aos desafios gerados pelos utilizadores dos portos. Com a entrada do setor privado, as Administrações Portuárias deverão passar a concentrar os seus esforços no eficiente desempenho das funções de monitorização da performance, de planeamento e desenvolvimento, regulamentação e controlo, marketing e desenvolvimento dos recursos humanos. Neste trabalho apresenta-se e analisam-se os modelos de Parcerias Publico - Privadas nos três maiores terminais de contentores portugueses, comparativamente com modelos adotados em alguns dos maiores terminais de contentores da Europa, possibilitando a perceção das diferentes metodologias adotadas em cada porto e das respetivas semelhanças. Concluiu-se que a realização de Parcerias Público - Privadas, constitui atualmente uma solução necessária, atendendo aos problemas financeiros e produtivos dos Estados, principalmente através do modelo de concessão do serviço publico. Devendo o período de concessão ser assumido em função dos investimentos a realizar, sendo exigível a colocação em prática de modelos de controlos e monitorização eficientes da execução dos contratos de concessão e implementada uma matriz de partilha de riscos associada a um plano de gestão.
- As sobrestadias no transporte de graneis líquidos e a sua importância na competitividade dos portos portuguesesPublication . Santos, Pedro Manuel Nunes dos; Gonçalves, Fernando CruzO transporte marítimo debate-se constantemente com um encargo de vários milhões de euros anuais, por sobrestadias incorridas pelos navios. Os objetivos deste trabalho visam em primeiro lugar, determinar os fatores que originam as sobrestadias; e em segundo lugar, determinar de que forma será possível reduzir os tempos de sobrestadia e assim, minimizar os avultados montantes pagos aos armadores. Para conseguir isto, procedeu-se à recolha de toda a informação disponível, relativa a todas as viagens efetuadas por navios transportadores de produtos petrolíferos refinados, de e para portos nacionais, durante o ano de 2011, operados pela principal companhia de navegação envolvida neste tráfego. Com os elementos relevantes foram construídas bases de dados e analisada a distribuição das sobrestadias, segundo a classe dos navios, a família de produtos transportados e o género de contrato de afretamento. Foi seguidamente calculada a participação de cada porto de escala, na totalidade das sobrestadias faturadas, registando os períodos de inatividade e respetivos motivos causadores de tempos perdidos. Desconhecendo-se à partida a razão de ser de tais tempos em excesso, bem como os elementos geradores de sobrestadia, tomaram-se todas as variáveis como suspeitas e todos os stakeholders como possíveis contribuintes para as sobrestadias em questão. Após identificados os principais polos responsáveis pela geração de sobrestadias, passou-se à enumeração de ações com possibilidade de reduzir a ocorrência dos indesejados períodos de inatividade. Tal conjunto de medidas, passam por uma revisão dos procedimentos operacionais e de segurança, pela promoção da simultaneidade de operações compatíveis entre si e pela otimização da gestão dos recursos existentes, tanto a nível de infraestruturas como de materiais e equipamentos a utilizar. Estas medidas têm o propósito de minimizar os tempos de estadia dos navios em porto, para além do tempo estritamente necessário para realizarem as suas operações comerciais e assim, reduzir drasticamente os montantes devidos por sobrestadia.
- Financiamento dos investimentos portuários: balanço sobre opções no passado recente e perspetivas face ao atual contexto económico e financeiroPublication . Oliveira, Ana Filipa Pena da Silva Tello de; Henriques, André CristóvãoO sector portuário, e a movimentação de carga contentorizada em particular, têm sofrido uma grande evolução nas últimas três décadas. Para acompanhar a evolução do sector portuário, tem sido necessário que os portos se modernizem e ofereçam melhores serviços e ligações, para tal serão necessários investimentos, nomeadamente em infraestruturas. A realização destes investimentos, implica para as Administrações Portuárias a necessidade de fontes de financiamento. Acresce que, nos portos portugueses houve nas duas últimas décadas uma grande transformação ao nível do modelo de gestão, passou-se do tool port para o landlord port pela via da concessão das atividades portuárias ao sector privado. Esta mudança veio a traduzir-se numa significativa alteração do papel e funções ao nível das administrações portuárias e num maior envolvimento do sector privado na gestão operacional e comercial e também nos investimentos nos portos. No passado as verbas obtidas através de Fundos Comunitários, a fundo perdido, constituíram uma importante fonte de financiamento dos investimentos em infraestruturas portuárias, no entanto na última década verificou-se uma diminuição das verbas obtidas através desta fonte. Face ao atual contexto económico e financeiro e de crise que Portugal está a atravessar e à continuação do decréscimo dos montantes das transferências do Orçamento de Estado para as Administrações Portuárias, verifica-se um défice de financiamento nos investimentos em infraestruturas portuárias. Com este trabalho pretende-se analisar os modelos de financiamento utilizados pelas Administrações Portuárias em três momentos temporais: passado; presente e identificar cenários de modelos de financiamento a utilizar pelas Administrações Portuárias no futuro.
- Manutenção condicionada de equipamentos industriaisPublication . Faria, Joaquim Miranda de; Mendonça, Luis Manuel FernandesEsta tese vai incidir na implementação de manutenção condicionada em alguns equipamentos novos e noutros já implantados na linha de produção de gelados de uma unidade industrial. A unidade fabril é composta por várias linhas de produção que fazem diferentes tipos de gelados. Cada uma das linhas tem várias máquinas que executam as diferentes tarefas de produção de gelados, começando pelo enchimento e passando sucessivamente pelo fecho, congelamento, embalamento e seguindo depois para a paletização onde os produtos são colocados em paletes para serem transportados para as câmaras frigoríficas de armazenagem. A tese começa por fazer uma breve introdução da história da manutenção, dos vários tipos existentes e das várias formas de implementação e execução. Considerando que a unidade fabril onde será implementada a manutenção condicionada é a Fábrica Olá foca a evolução da manutenção nesta unidade fabril e finalmente debruça-se na linha dos cornetos na qual estão a ser montados uma série de equipamentos para automatização da linha de embalagem. Esta montagem é feita em duas etapas e terá a duração total de 4 meses. Durante a sua execução vai ser feita a identificação e codificação de todos os equipamentos a instalar. Para cada um deles será feito um estudo para definir qual o tipo de manutenção mais adequado. Em função deste estudo serão criadas as tarefas de manutenção, endereçadas às pessoas responsáveis pela sua execução.
- Avaliação da satisfação do cliente do porto de Lisboa, como instrumento dos processos de gestão de serviçosPublication . Antunes, Pedro Miguel Gaspar; Cunha, Maria Elisa Pissarra do AmaralNos terminais de contentores encontram-se actividades com serviços específicos, caracterizados por serem variáveis, efectuados num ambiente de enorme pressão externa e de intensa competição. Face à crise global, os terminais de contentores devem concentrar a sua estratégia na manutenção dos actuais clientes e potenciar novos. Para isso, devem criar condições que visem a satisfação dos seus clientes, indo ao encontro das respectivas necessidades e expectativas, relativamente à qualidade dos serviços prestados. No presente trabalho descreve-se a dinâmica operacional existente em dois terminais de contentores, Terminal de Alcântara e Terminal de Santa Apolónia, e avalia-se a satisfação dos clientes aplicando técnicas da estatística descritiva aos resultados um inquérito desenhado e distribuídos pelos agentes de navegação que, actualmente, procuram os serviços nos terminais em causa. O estudo permitiu concluir que os clientes estão, em termos geral, satisfeitos com a qualidade percepcionada relativamente aos serviços prestado, no entanto, revelam variáveis relativamente às quais os clientes estão insatisfeitos e que deveriam alvo de melhoria por parte dos terminais de modo a fidelizar os clientes.
- Gestão da manutenção de equipamentos portuáriosPublication . Silva, Sandra Isabel Conceição Tavares; Cruz, Nuno VeraOs desafios da competitividade e as exigências de grande operacionalidade, fiabilidade e otimização que se colocam à atividade dos terminais portuários de movimentação de carga constituem motivação determinante para uma reflexão sobre os instrumentos e processos de gestão da manutenção de equipamentos portuários de movimentação de carga, como fator de garantia das melhores condições de operação daqueles equipamentos. Com a realização deste projeto e, partindo de uma caracterização breve da actividade portuária, dos respetivos equipamentos e infra-estruturas e da sua importância para a competitividade do porto, pretende-se abordar a problemática da gestão da manutenção numa perspetiva prática, cobrindo, designadamente: (i) os conceitos chave de manutenção (tipos de trabalho, terminologia e técnicas); (ii) a organização do parque de equipamentos e respetiva base de dados no sistema de gestão de ativos; (iii) a operacionalização e caracterização do sistema de gestão. Do ponto de vista metodológico, será feita uma revisão da literatura sobre a problemática e serão elencados aspetos práticos apreendidos da gestão no caso real do Porto da Praia, em Cabo Verde.