ENIDH - Dissertações de Mestrado
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- Acessibilidades Rodoferroviárias ao porto de Luanda. Acessibilidades aos portos: estudo sobre problemas de congestionamentoPublication . Alberto, Rodrigues; Sousa, João Figueira deA literatura especializada confirma hoje que os portos modernos não podem desenvolver-se e funcionar eficazmente se não possuírem francas acessibilidades que garantam um rápido escoamento das mercadorias que neles transitam. Tendo em conta os graves problemas de acessos marítimos, rodoferroviários ao porto de Luanda, pretende-se com este projeto efetuar uma reflexão sobre o tema, identificar os problemas e procurar evidenciar caminhos de solução. Para o efeito, pretende-se fazer uma revisão de literatura sobre a temática, fazer um levantamento da situação atual e das alterações e soluções recentemente adotadas naquele porto. Em síntese, pretende-se obter resultados que possam definir caminhos viáveis para a solução dos problemas associados às acessibilidades e ao congestionamento que atualmente dificultam o escoamento de mercadoria do porto de Luanda, na ligação ao seu hinterland.
- Actividade de cruzeiros no contexto da gestão portuária e sua importância para o porto e para a economiaPublication . Filipe, João Pedro Toste de Carvalho; Martins, Eduardo SilvaO presente relatório de estágio tem como objectivo analisar o segmento da actividade dos navios de cruzeiro em Portugal e noutros contextos internacionais. Este trabalho insere-se no âmbito do curso de Mestrado em Gestão Portuária, administrado na Escola Superior Náutica Infante D. Henrique, figurando como projecto final do referido ciclo de estudos, contando com a colaboração da APL – Administração do Porto de Lisboa. Em primeira instância procurar-se-á abordar as questões organizacionais e económicas decorrentes da actividade no Porto de Lisboa e em paralelo, realizar um exercício de benchmarking, enunciando o Porto de Barcelona nesta dissertação. Por último, desenvolver-se-á ainda um estudo sobre as condições para implementação de um novo terminal de cruzeiros em contexto nacional.
- Actividade de um terminal especializado de contentores.Caso de Estudo: Terminal XXI - Porto de Sines, com a hipotética perspectiva de aplicação do Modelo de Gestão das Operações a um porto AngolanoPublication . José, Domingos Romualdo; Duarte, Orlando MotaO presente trabalho é a descrição baseada nas observações e práticas no terreno de toda a actividade praticada num terminal especializado de contentores, durante o período de estágio em duas grandes empresas de cariz global ligadas ao sector marítimo e portuário. Procurou-se fazer uma abordagem tendo como principais referências os aspectos chave ligados à actividade em si, principalmente a nível da organização e gestão operacional, e à prática das mesmas. Por outro lado, procurou-se estudar de uma forma resumida, por falta de indicadores mais precisos, à aplicação do modelo de gestão organizacional e operacional a um terminal portuário similar Angolano, pelo que constatou-se, que tal seria possível a um porto de águas profundas que ajudasse à revolucionar todo o sistema portuário a nível nacional, devido a alguns constrangimentos ainda presentes actualmente no mesmo sistema portuário. Contudo, deixou-se este último aspecto como sugestão para futuros trabalhos a desenvolver. Por fim, apresenta-se em anexo um breve relatório das actividades laborais praticadas durante o período de estágios nas duas empresas.
- Adoção de políticas avançadas de manutenção em parques eólicosPublication . Barata, Paulo Miguel Ribeiro; Mendonça, Luis Manuel FernandesA utilização de recursos energéticos renováveis apresenta-se como um caminho vital para a humanidade alcançar um desenvolvimento sustentável. Neste caminho, a energia eólíca surge como um dos principais vetores de orientação, tendo evoluído de forma quase exponencial nos últimos anos. No entanto, apesar da sua relativa mat uridade, esta tecnologia enfrenta ainda alguns problemas e desafios. Não obstante a experiência, adquirida nos últimos trinta anos e dos esforços para melhorar a fiabilidade operacional das turbinas eólicas, as taxas de falha ainda se apresentam elevadas. Face às correntes prátícas de manutenção das turbinas e às características de falha que vão ocorrendo (por vezes catastróficas) , existe por isso, a necessidade de adotar as estratégias de manutenção das turbinas eólícas mais avançadas e simultaneamente reduzir os custos operacionais durante o ciclo de vida, de modo a maximizar o retorno do investimento. Com este intuito, o presente trabalho de dissertação visa a aplicação de técnícas da inteligência artificial no auxílio à manutenção aplicada a turbinas eólicas. Assim , foi estudada a aplicação de redes neuronais na deteção de possíveis avarias em componentes vitais da turbina. Essas redes foram modeladas com dados reais disponibilizados pelo Sistema de Supervisão e Aquisição de Dados (SCADA) implantado num equipamento real. As redes neuronais são ferramentas informáticas ideais para trabalhar com muita informação, sendo que a sua aplicação depende da qualidade e quantidade dos dados. O equipamento de estudo utilizado nesta tese foi um aerogerador atualmente em funcionamento num parque eólico, representativo de um modelo instalado em grande número na frota portuguesa de turbinas eólicas instaladas. Os resultados obtidos neste trabalho, com a aplícação de redes neuronais para a previsão de avarias em rolamentos de apoio do eixo principal do aerogerador do parque eólico de estudo, provam que é possível realizar uma deteção de avaria, podendo assim ser adequados os programas de manutenção. Como base em todo o estudo realizado, foi elaborada uma ferramenta de diagnóstico de avaria que através de uma análise à distância se propõe servir de apoio à decisão das ações de manutenção dos operadores destes equipamentos.
- Alargamento do Canal do Panamá: Impacto e Mudança de Paradigma no Transporte de Mercadorias para os Estados Unidos da AméricaPublication . Pereira, Pedro Alexandre Homem de Gouveia da Silveira; Gonçalves, Fernando CruzA expansão do Canal do Panamá vai aumentar o volume de comércio da rota da Ásia para os Estados Unidos da América (USA), bem como a concorrência entre todos os seus portos, criando impactos económicos em diversas áreas. Os portos da costa Este dos USA serão os que irão empreender mais investimento na requalificação portuária, para se adaptarem a receber navios de maiores dimensões tipo Post-Panamax com capacidade de 13.000TEU (Twenty Foot Equivalent Unit), em vez dos Panamax cuja capacidade de carga vai até 5.000TEU. A expansão do Canal do Panamá permitirá viagens mais rápidas visto o tempo de travessia no Canal ser mais curto, possibilitando a eliminação de paragem nos portos da Costa Oeste, através da travessia direta pelo Canal do Panamá para a Costa Este dos EUA. No entanto, existem rotas alternativas que concorrem com o Canal do Panamá como a rota pelo Canal do Suez, rota do Cabo ou a rota do Ártico. O trabalho faz uma análise comparada da rota do Canal do Suez e a do Canal do Panamá.
- Análise da instalação de climatização do navio “M/V Island Dawn”Publication . Pires, Hugo Miguel Lobo; Nogueira, Manuel Duarte Dias MendesA execução incorreta de projetos navais leva à existência de instalações deficientes com consequências que podem ser impeditivas do cumprimento da funcionalidade para as quais foram desenvolvidas. Atualmente, existem ferramentas informáticas que permitem auxiliar a fase de projeto assim como validar o cumprimento da funcionalidade das instalações existentes. As instalações de climatização são de crucial importância uma vez que a sua principal função é a criação de níveis elevados de conforto térmico e qualidade do ar ambiente interior. O seu dimensionamento incorreto é passível de criar condições de insatisfação e implicações ao nível da saúde dos seus ocupantes. A bordo de um navio, em consequência das suas características e fins operativos, torna-se imprescindível que esta seja dimensionada por forma a cumprir as condições estipuladas quando sujeita às diferentes circunstâncias climáticas a que este possa vir a ser submetido. Adicionalmente, diretrizes internacionais exigem que se verifique um aumento da eficiência energética deste tipo de instalações. A presente dissertação analisa e avalia a instalação de climatização existente a bordo de um navio de apoio à exploração petrolífera, com o objetivo de validar o projeto que serviu de base à sua construção e implementação. A mesma propõe ainda, e justifica, uma solução alternativa àquela existente com recurso à simulação dinâmica através do programa informático EnergyPlus, e da interface gráfica DesignBuilder.
- Análise da instalação de climatização do navio "M/V Noble Globetrotter II"Publication . José, Paulo Dinis Reis; Nogueira, Manuel Duarte Dias MendesO sistema AVAC, usado em navios, tem características particulares quando comparado com outras aplicações. Dada a constante mobilização geográfica do navio, a variação das condições é bastante significativa como, por exemplo, a radiação solar, a humidade do ar, a qualidade do ar exterior, as temperaturas interna e externa, o numero de ocupantes e diferentes atividades desenvolvidas, o tipo de atividade do navio, etc. O sistema AVAC tem desde a fase inicial um desafio constante, por operar em condições particulares, como tal, tem de ser projetado para ser eficaz e garantir as condições de conforto térmico à tripulação. Os navios de perfuração “offshore” são um desafio adicional aos sistemas AVAC, devido à particularidade dos meios onde operam, normalmente em ambientes com temperaturas e humidade do ar extremas, possível existência de H2S e elevado numero de tripulantes. Por estas razões estes sistemas têm de obedecer a normas rígidas de segurança, exigidas neste segmento, impostas pelas sociedades classificadoras e norma ISO 7547. Será feita uma breve exposição destas normas. No presente trabalho o objetivo é a análise da instalação de climatização do navio de perfuração “offshore” “M/V Noble Globetrotter II”, em situações extremas de calor e frio, comparar os dados obtidos da instalação com pressupostos teóricos, perceber se a instalação está a garantir o conforto térmico necessário à tripulação e propor possíveis medidas de otimização, se necessário. Através desta análise vai ser possível entender não só se a instalação AVAC está a ser utilizada de forma funcional, como também maximizar a vida útil dos equipamentos e sistemas, possivelmente minimizar custos de manutenção e evitar futuras paragens inesperadas por falha dos equipamentos.
- Análise de Instalações Frigoríficas de um Entreposto utilizando várias espessuras de isolamentoPublication . Mendes, Miquilino Dário Carlos; Nogueira, Manuel Duarte Dias Mendes; Santarém, Jorge Miguel de SousaNo que diz respeito aos alimentos perecíveis que consumimos (carne, peixe, etc.), o certo é que atualmente nos tornamos dependente dos produtos frescos e congelados conservados por sistemas artificiais de conservação de perecíveis (refrigeração), isto é, desde a conservação dos alimentos que consumimos, até ao seu processamento e transporte, assegurando assim, a qualidade desses produtos até ao consumidor final. Os produtos alimentares perecíveis, produzidos pela indústria transformadora têm conforme o produto, um prazo mais ou menos longo para serem consumidos. Assim, pretende-se neste trabalho efetuar o projeto de uma câmara frigorífica de refrigeração e outra de congelação, estudando a espessura de isolamento mais adequada para cada câmara. O projeto inclui o cálculo das cargas térmicas de cada câmara, o dimensionamento dos diversos equipamentos: evaporadores, condensadores, compressores, tubagens e depósitos de líquido. As cargas térmicas globais, incluem as cargas térmicas das paredes, teto e pavimento, devido à renovação do ar, à abertura de portas, ao produto armazenado, à iluminação, ao pessoal de estiva, aos equipamentos nas câmaras, às resistências de descongelação dos evaporadores e aos ventiladores dos evaporadores. Serão também determinadas as cargas térmicas intermédias, potência frigorífica e potência frigorífica previsional. Será efetuado o estudo de viabilidade económica para a otimização da espessura do isolamento, em que para a câmara de refrigerados são consideradas as espessuras de 80, 100 e 120 mm e para a câmara de congelados as espessuras de 150, 200 e 240 mm. A seleção dos evaporadores bem como dos condensadores foi efetuada recorrendo ao catálogo da Centauro. Para a seleção dos compressores das câmaras recorreu-se ao Software da Bitzer. O dimensionamento das tubagens foi executado através do Software Cool Selector da Danfoss. Os dimensionamentos dos depósitos de líquido foram realizados através do ábaco da Bitzer. Os desenhos das câmaras foram executados recorrendo ao programa informático AUTO-CAD 2007. Os custos dos equipamentos bem como os custos dos painéis isotérmicos foram obtidos através dos fabricantes ou representantes dos equipamentos especificados para cada câmara frigorífica. Todo o procedimento deste trabalho teve como finalidade efetuar um projeto real e portanto todos os componentes e processos construtivos prescritos deverão ser rigorosamente obedecidos e considerados imprescindíveis.
- Análise e caracterização da informação trocada no sistema SafeSeaNet Nacional e identificação de processos de deteção de inconsistênciasPublication . Faneca, Ana Vasconcelos Machado; Simões, AbelAlguns acidentes marítimos, e as consequências nefastas sobre os Estados ribeirinhos das águas onde esses navios navegavam, alertaram para a necessidade imperiosa de conhecer e acompanhar os navios a navegar nas águas Europeias. Na sequência do acidente com o navio “ERIKA” foi desenvolvida na UE diversa regulamentação adicional com o objetivo de prevenir e responder a potenciais acidentes similares. Para esse efeito a Diretiva 2002/59/CE da União Europeia (UE) instituiu um sistema de acompanhamento e intercâmbio de informações no âmbito do tráfego de navios que visa reforçar a segurança marítima, a segurança portuária e do transporte marítimo, a proteção do ambiente e prevenção da poluição. Este sistema batizado de SafeSeaNet foi assim desenvolvido pela Comissão em cooperação com os Estados-Membros para garantir a implementação da legislação comunitária, no que respeita ao conhecimento de navios nas águas europeias. Para além das funcionalidades técnicas que permitem a efetiva partilha de informação entre todos os Estado-Membros e seus utilizadores, torna-se necessário garantir que a informação partilhada é consistente e íntegra, pelo que cada Estado Membro deve assegurar o correto desempenho das autoridades e sistemas do seu país. Em Portugal, a Autoridade Competente Nacional para o sistema SafeSeaNet é a Direção Geral de Recursos Naturais e Segurança Marítima (DGRM) que, entre as suas competências, encontra-se a obrigação de auditar a informação disponibilizada e a disponibilizar pelas diversas entidades nacionais competentes, a fim de garantir que as obrigações de notificação e informação são efetivamente cumpridas. Assim, neste trabalho procede-se a uma análise e caracterização da informação trocada no sistema SafeSeaNet Nacional, e identificam-se alguns processos de deteção de inconsistências para uma implementação futura de mecanismos de auditoria no sistema nacional.
- Análise Energética de um forno de reaquecimento de biletesPublication . Garcia, Rui Miguel Alves; Nogueira, Manuel Duarte Dias MendesA otimização da utilização da energia em processos de consumo intensivo como ocorre numa siderurgia, desempenha um papel importante na eficiência da produção. Os fornos de reaquecimento de biletes são, geralmente, os equipamentos críticos da cadeia de produção numa siderurgia. Numa laminagem moderna os custos de energia associados ao forno de reaquecimento de biletes representam mais de 20% do total dos custos da produção. A correta utilização desta energia representa um fator de competitividade que não pode ser descurado por nenhuma administração empresarial. Para além disso, o combustível utilizado é o gás natural, que apesar de formar menos CO2 que os combustíveis fósseis tradicionais, libertam uma quantidade significativa deste gás que provoca o efeito de estufa. Assim, toda a poupança de GN minimiza a libertação de CO2 e consequentemente o efeito de estufa. O objetivo central deste trabalho foi realizar uma análise energética ao forno de reaquecimento de biletes, determinando as entradas e saídas de energia através do método direto, de forma a avaliar as condições de operação relativamente ao projeto do construtor do equipamento e tentar minimizar as perdas de energia ao longo do processo. Inicialmente foram determinadas as entradas de energia tendo sido considerado o ar de combustão, após o recuperador de calor, e a energia da combustão. De seguida determinámos a utilização dessa energia tendo sido considerado a energia transmitida aos biletes, as perdas pelos gases de evacuação, aquecimento do ar, envolvente, portas e aberturas, e água de refrigeração. Durante a realização deste trabalho foram realizadas duas análises energéticas tendo sido possível encontrar algumas ações de melhoria, bem como validar alguns dos procedimentos internos relativo aos equipamentos de controlo do forno. Foi realizado um estudo prévio, que dará origem a futuros trabalhos, relativamente às vantagens do enriquecimento com oxigénio do ar de combustão no que concerne ao consumo de gás natural