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Abstract(s)
A execução incorreta de projetos navais leva à existência de instalações deficientes com
consequências que podem ser impeditivas do cumprimento da funcionalidade para as
quais foram desenvolvidas.
Atualmente, existem ferramentas informáticas que permitem auxiliar a fase de projeto
assim como validar o cumprimento da funcionalidade das instalações existentes.
As instalações de climatização são de crucial importância uma vez que a sua principal
função é a criação de níveis elevados de conforto térmico e qualidade do ar ambiente
interior. O seu dimensionamento incorreto é passível de criar condições de insatisfação
e implicações ao nível da saúde dos seus ocupantes.
A bordo de um navio, em consequência das suas características e fins operativos, torna-se imprescindível que esta seja dimensionada por forma a cumprir as condições estipuladas quando sujeita às diferentes circunstâncias climáticas a que este possa vir a
ser submetido. Adicionalmente, diretrizes internacionais exigem que se verifique um aumento da eficiência energética deste tipo de instalações.
A presente dissertação analisa e avalia a instalação de climatização existente a bordo de um navio de apoio à exploração petrolífera, com o objetivo de validar o projeto que
serviu de base à sua construção e implementação. A mesma propõe ainda, e justifica,
uma solução alternativa àquela existente com recurso à simulação dinâmica através do
programa informático EnergyPlus, e da interface gráfica DesignBuilder.
Description
Keywords
Conforto térmico; Climatização; Simulação dinâmica; Carga térmica, Potência térmica.