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- Relatório de atividade profissionalPublication . Alves, Pedro Miguel ReinalesO presente relatório descreve a actividade profissional desenvolvida desde o período subsequente ao término da licenciatura em Engenharia Mecânica (opção de Fluidos e Calor) pela Faculdade de Engenharia do Porto e visa o reconhecimento das competências adquiridas nas diversas funções desempenhadas. Em Fevereiro de 2003, iniciei a minha actividade profissional no departamento de Energia e Infraestruturas da Continental Mabor, uma multinacional alemã líder no fabrico de pneus. Na Continental exerci atividade na área da eficiência energética, na preparação dos planos de racionalização energética, na auditoria energética. No período entre 2004 e 2009 exerci funções na empresa Dalkia Energia e Serviços, uma multinacional francesa que actua no mercado dos serviços de energia. Na Dalkia exerci actividade na área da co-geração. Elaborei estudos e projectos, preparei cadernos de encargos, participei na consulta de mercado, na fiscalização de obra, na supervisão da operação e manutenção das instalações em exploração. Desde 2009 até aõ presente, exerço funções na empresa General Electric, no negócio "Power Generation Services, que actua na prestação de serviços de Operação e Manutenção de Turbinas e Ciclos Combinados. Na GE sou responsável pelas actividades de manutenção em turbogeradores GE instalados na industria petroquímica em Portugal. São parte integrante das minhas responsabilidades a gestão técnica, financeira e contratual dos "LTSA- Long Term Service Agreements"
- Modelos pedagógicos para a educação para a segurança e pazPublication . Duarte, António Paulo
- As dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita / dislexia:que caminhos a seguir pelos professores do ensino básico?Publication . Gama, Maria Gabriela Valente Pinto daA promoção do sucesso escolar é uma responsabilidade assumida pelo sistema de ensino. O sistema também se obriga a assegurar o direito à diferença mercê do respeito pelas personalidades, pelos objetivos individuais, bem como a valorização dos diferentes saberes e cultura (Lei de Bases do Sistema Educativo). Como tal, hoje, já não basta que o professor seja capaz de transmitir eficazmente os conteúdos curriculares. Estes devem ser integrados num conjunto de saberes e de práticas sociais abrangentes e em constante evolução, em que o conceito de aprender é substituído pelo conceito de aprender a aprender. O conhecimento não é algo acabado, mas uma construção que se faz e refaz constantemente, de forma construtiva. Neste sentido, o professor tem cada vez mais de estar atento às necessidades dos alunos que apresentam características diferentes e que frequentam as nossas escolas, necessitando da sua ajuda. Esta nova realidade é um desafio constante para a escola, mas sobretudo para o docente, pois obriga-o a desempenhar novas funções. Estas crianças colocam determinado tipo de exigências à escola, nomeadamente a sua reestruturação, de forma a responderem positivamente às suas necessidades. É nossa opinião que é imperioso alterar as práticas educativas relativamente às dificuldades de aprendizagem, se quisermos uma escola verdadeiramente inclusiva. Tendo em conta que as DEA da leitura e da escrita/dislexia é uma problemática muito ampla, onde várias hipóteses poderiam ser levantadas, circunscrevemos este estudo à perceção dos professores face às Dificuldades Específicas de Aprendizagem, mais especificamente às características das crianças disléxicas e a inerente Formação de Professores, relativamente às práticas educativas inclusivas que praticam no contexto da sala de aula. É nossa intenção, com este estudo, desenvolver uma reflexão acerca das perceções que os professores têm sobre DEA da leitura e da escrita e sobre alunos portadores de Dislexia. Por outras palavras, pretendemos saber se os docentes do Ensino Básico são capazes de reconhecer os alunos com dificuldades no aprender a ler e a escrever e, ainda, os alunos portadores de dislexia, a partir das suas características e especificidades em contexto escolar e que práticas pedagógicas utilizam para minimizar as suas limitações, nomeadamente o recurso às novas tecnologias da informação e comunicação.
- Relatório de estágio profissionalPublication . Cardoso, Vanessa Alexandra da Branca
- Relatório de estágio profissionalPublication . Santos, Ana Cláudia Pinto dos
- Relatório de estágio profissionalPublication . Nico, Margarida Polónia Manita
- Relatório de estágio profissionalPublication . Feliciano, Ana Sofia Lopes
- A inclusão escolar num agrupamento de escolasPublication . Dias, Maria Celeste MartinsA educação inclusiva assenta num novo conceito de escola, com uma estrutura organizativa própria, aberta à mudança, inovadora e que se baseie no respeito pela diferença. Deve-se assumir a diversidade, criar respostas adequadas, através da realização e aplicação de um currículo aberto e flexível, em construção permanente perante as necessidades de cada criança. Só criando uma rede adequada de recursos e privilegiando a coadjuvação dos intervenientes do processo educativo, é que se poderá conseguir e possibilitar o sucesso de todos. O papel do órgão de gestão assume grande importância na organização e funcionamento da escola em todos os aspetos. Este estudo tem como finalidade elaborar um diagnóstico de um agrupamento de escolas de Ovar sobre as práticas da gestão escolar orientada para a promoção da escola inclusiva. A recolha de dados foi efetuada através de um conjunto de entrevistas semidirigidas, realizadas a cinco elementos do órgão de gestão do agrupamento em causa: o diretor da escola, o coordenador dos professores do 1º ciclo, coordenador dos diretores de turma do 2º / 3º ciclo e o coordenador dos serviços especializados do apoio educativo. Os resultados do estudo sugerem que a gestão do agrupamento promova a divulgação da escola inclusiva e que divulgue a toda a comunidade educativa a informação ligada a este conceito. Também necessita de proceder a reestruturação ao nível da afetação dos recursos humanos, materiais e equipamentos específicos, para que se possa incentivar e promover a formação especializada aos professores e técnicos operacionais.
- A didática e a receção, por crianças de 4 anos, de textos literários de Luísa Ducla Soares: relato de uma experiênciaPublication . Almeida, Elisabete Simão deCom este trabalho pretendo aplicar, de forma crítica e reflexiva, sugestões de didática da Literatura Infantil, colhidas na bibliografia da especialidade, a um Grupo de crianças de Educação Pré-Escolar, de 4 anos de idade, e analisar o modo como as crianças rececionam textos de Literatura Infantil de uma autora portuguesa, Luísa Ducla Soares. Na Educação Pré-Escolar é fundamental que o educador conte e leia histórias às crianças. Para além do incentivo para uma iniciação à leitura, esta atuação conduzirá também à formação de leitores literários. O papel do educador não é só o de contar e ler: é o de selecionar as obras, variando os géneros literários, bem como o de encontrar estratégias didáticas para fazer a animação da leitura e a posterior exploração dos textos. Tendo em conta esta premissa, os objetivos deste estudo são os seguintes: aplicar, de forma crítica e reflexiva, as sugestões de didática da Literatura Infantil, a um Grupo de Educação Pré-Escolar, e analisar o modo como as crianças rececionam a obra de Literatura Infantil, de Luísa Ducla Soares. Os dados que se apresentam neste Relatório decorrem de uma metodologia qualitativa, neste caso, descritiva e interpretativa. A experiência levada a cabo dividiu-se em duas etapas distintas. Sempre em contexto de sala de atividade, na 1.ª etapa deu-se a conhecer livros da escritora, sem fazer qualquer exploração dos mesmos; pretendia-se, tão só, dar a conhecer parte da obra e contribuir para a formação de leitores. Conseguiu-se a adesão das crianças. Na 2.ª etapa dinamizaram-se didáticas, sugeridas por diferentes autores, em torno de duas dezenas de livros. As técnicas propostas pela educadora receberam uma resposta extremamente positiva, o que nos leva a concluir que estas crianças souberam interpretar os textos de Luísa Ducla Soares. Assim, solicitadas pela educadora, as crianças recontaram, mimaram, dramatizaram, desenharam, recriaram textos, interagindo com a obra de Luísa Ducla Soares.
- Relatório de estágio profissionalPublication . Duarte, Sofia Alexandra Marreiro