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Relatório de estágio profissional

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Neste relatório, em primeiro lugar e nesta introdução, reflete-se sobre a importância da elaboração do relatório de estágio profissional e a pertinência do estágio profissional, após o que se identifica o local e o grupo de estágio, a metodologia utilizada e, por último, é apresentado um cronograma. De seguida, no Capítulo 1 – Relatos Diários, que se encontra dividido por oito secções, são relatados e comentados os momentos de estágio em cada grupo/turma. Cada relato abarcará uma breve descrição do dia, inferências e respetiva fundamentação teórica, sempre que tal se justifique. Ao longo deste capítulo, será seguida a ordem de ocorrências de cada um dos momentos de estágio. Por sua vez, em cada secção, antes da apresentação dos relatos diários, será feita uma breve caracterização do grupo, do espaço, das rotinas e exposto o horário da turma. No capítulo 2 – Planificações, após uma fundamentação científica respeitante ao ato de planificar, serão apresentados quatro planos de aula (dois para a Educação Pré-Escolar e dois para o 1.º Ciclo do Ensino Básico), com os respetivos conteúdos e estratégias que foram seguidas por mim em quatro aulas dadas. Os dois primeiros planos foram feitos para um grupo de 5 anos e para um grupo de 4 anos e referem-se, respetivamente, às Áreas de Expressão e Comunicação, Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, e domínio da Matemática. Quanto aos planos de aula do 1.º Ciclo do Ensino Básico, eles foram feitos para uma turma do 2.º ano e do 4.º ano e são sobre Português e Estudo do Meio. Juntamente com os planos, apresento inferências e fundamentações teóricas relativas às quatro aulas dadas. 5 No capítulo 3 – Dispositivos de avaliação, depois de feita uma fundamentação científica respeitante à importância da avaliação, encontram-se os dispositivos de avaliação elaborados durante a minha prática pedagógica e aplicados em quatro momentos distintos. No nível do Pré-Escolar, estes dispositivos referem-se a duas Áreas Curriculares: a Área de Conhecimento do Mundo e a Área de Expressão e Comunicação, Domínio da Matemática, um aplicado num grupo dos 5 anos e o outro aplicado num grupo dos 4 anos. No nível do 1.º Ciclo do Ensino Básico, os dispositivos são sobre a Área curricular de Português e a da Matemática, ambos aplicados numa turma de 2.º ano. Na Reflexão Final, abordarei o modo como o Estágio Profissional contribuiu para o meu crescimento, não só a nível pessoal como profissional, as dificuldades e limitações encontradas neste percurso.

Keywords

Relatório Educação pré-escolar Ensino básico 1° ciclo

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