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A educação inclusiva assenta num novo conceito de escola, com uma estrutura organizativa própria, aberta à mudança, inovadora e que se baseie no respeito pela diferença.
Deve-se assumir a diversidade, criar respostas adequadas, através da realização e aplicação de um currículo aberto e flexível, em construção permanente perante as necessidades de cada criança. Só criando uma rede adequada de recursos e privilegiando a coadjuvação dos intervenientes do processo educativo, é que se poderá conseguir e possibilitar o sucesso de todos.
O papel do órgão de gestão assume grande importância na organização e funcionamento da escola em todos os aspetos.
Este estudo tem como finalidade elaborar um diagnóstico de um agrupamento de escolas de Ovar sobre as práticas da gestão escolar orientada para a promoção da escola inclusiva.
A recolha de dados foi efetuada através de um conjunto de entrevistas semidirigidas, realizadas a cinco elementos do órgão de gestão do agrupamento em causa: o diretor da escola, o coordenador dos professores do 1º ciclo, coordenador dos diretores de turma do 2º / 3º ciclo e o coordenador dos serviços especializados do apoio educativo.
Os resultados do estudo sugerem que a gestão do agrupamento promova a divulgação da escola inclusiva e que divulgue a toda a comunidade educativa a informação ligada a este conceito. Também necessita de proceder a reestruturação ao nível da afetação dos recursos humanos, materiais e equipamentos específicos, para que se possa incentivar e promover a formação especializada aos professores e técnicos operacionais.
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Integração escolar Gestão escolar Autonomia escolar