ESSCVP - Mestrado em Enfermagem de Reabilitação - Dissertações / Relatórios de estágio / Trabalhos de Projeto
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESSCVP - Mestrado em Enfermagem de Reabilitação - Dissertações / Relatórios de estágio / Trabalhos de Projeto by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 14
Results Per Page
Sort Options
- As intervenções do enfermeiro especialista em Enfermagem de Reabilitação na capacitação da pessoa com alterações na eliminação vesicalPublication . Nunes, Lénia; Marques, RitaNo âmbito do Estágio de Natureza Profissional com Relatório - Módulo I e II, surge a elaboração de um relatório de estágio. Nele pretende-se apresentar a descrição e análise reflexiva do percurso realizado durante os Estágios, cujo objetivo major foi desenvolver competências de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação (EEER) e de Mestre. Transversal aos vários contextos de estágio foi definido como objetivo geral o desenvolver de competências científicas, técnicas, éticas e humanas necessárias para prestar cuidados especializados a pessoas com necessidades de reabilitação. Para alcançar esse objetivo, foram definidos objetivos específicos e atividades, ajustados às características do contexto e às pessoas alvo de cuidados. A temática que foi desenvolvida transversalmente ao longo dos estágios está relacionada com a “Intervenção do EEER na capacitação da pessoa com alterações na eliminação vesical”, uma vez que os problemas de eliminação vesical, como a incontinência urinária, retenção urinária e infeções do trato urinário, são complicações comuns na pessoa hospitalizada, e podem alterar significativamente a qualidade de vida da pessoa e a sua recuperação em geral. A prática de enfermagem foi sustentada na Teoria do Défice do Autocuidado de Dorothea Orem, pelo facto da pessoa com eliminação vesical comprometida não conseguir gerir as suas necessidades reais e garantir o autocuidado. Para a construção deste relatório recorreu-se a uma metodologia descritiva e críticoreflexiva, onde se realiza uma exposição e análise das situações experienciadas, suportadas na evidência científica, que permitem a aquisição das competências de Mestre e Enfermeira Especialista.
- Na escola (com)postura: educação postural em estudantes do 5.º ano de escolaridade - a intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitaçãoPublication . Jesus, Ana; Marques, JoanaA postura corporal em contexto escolar é um determinante de saúde relevante no incremento da saúde na comunidade escolar.Intervir com estudantes de 5.º ano, famílias e docentes, permite o desenvolvimento de estratégias promotoras de hábitos posturais saudáveis e preventivas do aparecimento de lesões musculoesqueléticas a curto, médio e longo prazo. A enfermagem de reabilitação reúne competências essenciais de promoção da literacia em saúde em educação postural. Promover a literacia em saúde sobre educação postural junto de estudantes do 5.º ano de escolaridade, encarregados de educação/pais/tutor legal e docentes, de uma escola da zona oriental de Lisboa é o objetivo geral definido, originando atividades operacionais, organizadas em 6 etapas: (1) preparação do diagnóstico da situação com revisão da literatura e procedimentos éticos; (2) diagnóstico da situação e formulação do problema com a aplicação dos instrumentos de recolha de dados a 9 docentes, 17 encarregados de educação/pais/tutor legal e 50 estudantes; (3) planificação e elaboração de sessões de educação para a saúde presenciais, digitais assíncronas e outros materiais informativos como marcador de livro e cartazes; (4) operacionalização do projeto “Na Escola (com)Postura”; (5) avaliação da intervenção com a replicação das avaliações dos estudantes e reformulação de atividades/estratégias para cumprimento dos objetivos delineados; terminando com (6) a divulgação de resultados à comunidade. Os resultados evidenciam a importância de projetos de educação postural na escola, com o aumento da percentagem de estudantes que passaram a ter um ajuste correto da mochila (42%), uma arrumação correta da mochila (54%) e uma postura correta na posição de sentado (8,7%). A redução do peso da mochila em 10% do peso corporal do estudante, mantém-se ainda um desafio de intervenção, beneficiando do envolvimento de estruturas escolares, articulações na comunidade e intervenções prolongadas e consertadas com agentes educativos multidisciplinares.
- A pessoa com alteração do pavimento pélvico: intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitaçãoPublication . Lopes Santos, Sara Margarida; Marques, JoanaO Pavimento Pélvico (PP) é um conjunto de músculos e ligamentos que encerram a parte inferior da cavidade abdominal. São responsáveis pela função de suporte dos órgãos pélvicos e desempenham um papel regulador dos reflexos de retenção, eliminação, função sexual e parto. As alterações da musculatura pélvica, são definidas pela alteração da anatomia e fisiologia desta musculatura, conduzindo ao comprometimento de Autocuidado de eliminação intestinal, vesical e sexualidade. O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação (EEER) intervém na problemática da pessoa com alteração do PP satisfazendo as necessidades do Autocuidado alteradas, conduzindo à melhoria na qualidade de vida da pessoa. Como objetivo geral pretende-se desenvolver competências científicas, técnicas, éticas e humanas para o cuidado especializado a pessoas com necessidades de cuidados de Enfermagem de Reabilitação (ER). Neste sentido, foram realizados diagnósticos de situação, delineados objetivos e atividades que dessem resposta ao objetivo geral definido, ao longo dos diferentes contextos de Estágio. As atividades realizadas, associadas a uma pesquisa em bases de dados científicas atuais, adaptada às necessidades de cada contexto de Estágio, proporcionaram a aquisição de competências comuns de enfermeira especialista, específicas de ER e de Mestre, contribuindo para a melhoria contínua dos cuidados especializados na área de reabilitação. Ao longo dos contextos de Estágio verificou-se que a intervenção de EEER dentro da temática em estudo, contribui para a melhoria da satisfação de Autocuidado de eliminação e da sexualidade.
- Intervenção do enfermeiro especialista em Enfermagem de reabilitação no autocuidado sexualidadePublication . Reis, Tânia; Silveira, TeresaA Sexualidade é parte integrante do ser humano, é considerada um dos aspetos mais importantes na vida humana, transversal a todos os indivíduos. É um conceito amplo que envolve uma série de aspetos relacionados a comportamentos, sentimentos, identidade e relações humanas. É uma palavra muitas vezes associada apenas ao ato sexual, mas abrange muito mais do que isso, inclui fatores emocionais, sociais e culturais. Na enfermagem a Sexualidade continua a ser um tema pouco abordado pelo profissional, mas pelas competências específicas torna-se relevante que o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação desmistifique todos os medos e tabus que existam e possa proporcionar à pessoa doente e família, uma Sexualidade desprovida de preconceitos e mitos. Potencializando assim uma melhor qualidade de vida e bemestar da pessoa, quer físico ou emocional. Sendo o autocuidado um conjunto de práticas e hábitos que a pessoa adota ao longo da vida para promover seu bem-estar físico, mental e emocional, é essencial transmitir estratégias e conhecimentos para que, em momentos de doença, ou outro tipo de alteração do seu estado, a pessoa consiga enfrentar as dificuldades de forma mais serena e tranquila. Como objetivo geral, pretende-se auferir quais as intervenções que o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação tem no Autocuidado da Sexualidade. Deste modo, foram realizados diagnósticos de situação, delineados objetivos e atividades que pudessem de alguma forma dar resposta ao objetivo geral. As atividades realizadas, associadas a cada contexto proporcionaram a aquisição de um conjunto de competências comuns e especializadas, em Enfermagem de Reabilitação, contribuindo assim para uma prestação de cuidados de excelência e com um outro olhar sobre a temática em estudo.
- Um olhar para o caminho: a intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação nas acessibilidadesPublication . De Sá Antunes, Inês; Marques, JoanaA Acessibilidade é um conceito amplo com várias dimensões, consiste na simplicidade de acesso e desfrute de ambientes, produtos e serviços por qualquer pessoa e em diferentes contextos. Promover a Acessibilidade é uma premissa para o pleno exercício de direitos de cidadania, contribuindo para o bem-estar e qualidade de vida. A eliminação das barreiras físicas e sociais promovem uma adaptação mais eficaz e integrada da pessoa na sociedade, fortalecendo os seus papéis e relações interpessoais. O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação analisa a problemática da funcionalidade da pessoa cuidada, da limitação, da atividade e da restrição à participação na sociedade, com vista ao desenvolvimento e à implementação de ações autónomas e/ou pluridisciplinares de acordo com o enquadramento social, político e económico proporcionando uma consciência social inclusiva. Como objetivos gerais definiram-se desenvolver competências científicas, técnicas, éticas e humanas para o cuidado especializado à pessoa com necessidade de cuidados de Enfermagem de Reabilitação (ER), ao longo do ciclo de vida, e à sua rede de suporte, dando especial importância à intervenção no âmbito da Acessibilidade e sensibilizar os enfermeiros nos locais de Estágio sobre a responsabilidade acrescida como agentes promotores de ambientes acessíveis. Assim, partindo da realização dos diagnósticos de situação, definiram-se objetivos e estruturaram-se atividades de forma a dar resposta às necessidades identificadas. As atividades desenvolvidas adaptadas às necessidades identificadas em cada contexto de Estágio, aliadas à evidência científica atualizada e ao pensamento crítico e reflexivo, proporcionaram o desenvolvimento das competências mencionadas, bem como o respeito pela dignidade e pelos Direitos Humanos das pessoas, aspetos fundamentais para uma prática de Enfermagem Especializada de qualidade. Permitiram, igualmente, um desenvolvimento académico, contribuindo para um olhar atento ao caminho da excelência nos cuidados.
- Transição segura para o domicílio da pessoa submetida a artroplastia da anca: intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitaçãoPublication . Cação, Carina; Lucas, IsabelA crescente necessidade de artroplastia da anca tem resultado num aumento dos tempos de espera, podendo exacerbar o declínio funcional das Pessoas com osteoartrite e dificultar a recuperação pós-operatória. Esta recuperação está relacionada com os cuidados de Enfermagem de Reabilitação ao nível da mobilidade, ensino e preparação para o regresso ao domicílio. O sucesso da intervenção cirúrgica depende da intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação, a qual deve ser precoce, planeada e individualizada, em concordância com as necessidades e os objetivos da Pessoa. O objetivo geral deste Projeto foi elaborar o Programa de Reabilitação e Capacitação para a transição segura para o domicílio da Pessoa submetida a artroplastia da anca. Foram desenvolvidas as seguintes atividades: conversas com a equipa de Enfermagem; análise SWOT do plano de cuidados do serviço; revisão da literatura sobre artroplastia da anca e transição segura para o domicílio; conceção, apresentação e implementação do guia de questões sobre as características habitacionais, bem como o Programa de Reabilitação. A avaliação das características habitacionais oferece contributos importantes na adaptação do Programa de Reabilitação às necessidades da Pessoa/Família. Embora este programa tenha sido implementado faltam evidências quanto à sua inclusão nos registos de Enfermagem de Reabilitação: 100% dos processos têm identificados os focos de atenção definidos com a avaliação do nível de dependência para cada autocuidado e do potencial de reconstrução de autonomia para o autocuidado; mas 10% dos processos têm a avaliação da capacidade para o uso de estratégias adaptativas para cada autocuidado. O Programa de Reabilitação desenvolvido, conjuntamente com os cuidados de Enfermagem de Reabilitação, proporciona: melhor controlo da dor; diminuição de complicações; ganhos em amplitude de movimento; recuperação mais rápida da força muscular, capacidade de marcha e funcionalidade; maior capacidade para o autocuidado aquando da alta; menor risco de queda; maior qualidade de vida.
- Intervenções do enfermeiro de reabilitação à pessoa submetida a cirurgia abdominalPublication . Porto, Sara; Silveira, TeresaO contínuo incremento da atividade cirúrgica em Portugal, de 7% em 2022, surge no sentido de dar resposta às necessidades da população envelhecida e com incidência crescente de doença oncológica. A cirurgia abdominal consiste num ato médico de grande impacto, capaz de transformações profundas, físicas e psicológicas, na vida da pessoa. As complicações pósoperatórias interferem negativamente na recuperação funcional, sendo as pulmonares as mais desafiantes para a saúde. A teoria das transições de Afaf Meleis foi o referencial teórico que norteou este relatório. A problemática deste centrou-se na identificação de intervenções de Enfermagem de Reabilitação, que visassem otimizar a capacidade funcional da pessoa submetida a cirurgia abdominal, ao longo do período peri-operatório. Como contributo realizou-se uma revisão scoping sobre a intervenção do enfermeiro de reabilitação na mobilização precoce. Compete ao Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação, dotado de competências específicas, capaz de cuidar da pessoa, ao longo de todo o seu ciclo de vida, transitoriamente incapacitada, a implementação estruturada e precoce de um programa de reabilitação, que contemple exercícios de reeducação funcional respiratória e motora, centrados tanto em intervenções terapêuticas como preventivas, com a finalidade de garantir a manutenção ou recuperação funcional e prevenir complicações pós-operatórias, promovendo ganhos em saúde como, incremento da independência, da autonomia, reduzindo o tempo de internamento, promovendo a qualidade de vida. A elaboração deste relatório permitiu uma análise reflexiva, descrevendo e fundamentando, as intervenções implementadas no decorrer dos ensinos clínicos que conduziram ao desenvolvimento das competências comuns e específicas em Enfermagem de Reabilitação.
- Capacitação da pessoa com alteração da mobilidade e família: a intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitaçãoPublication . Domingos Salgueiro, Bruno Miguel; Marques, JoanaA perda de mobilidade impede a pessoa de realizar o seu autocuidado na plenitude. Para além disso, a imobilidade prolongada pode-se repercutir em índices de morbilidade, mortalidade, condições psíquicas e sociais, além do aumento significativo dos custos em saúde. O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação, pelas suas competências específicas, é o profissional de saúde melhor habilitado para intervir junto da pessoa com alteração da mobilidade, bem como da família, no sentido de capacitar as mesmas para a execução das atividades de vida diária, contribuindo desta forma para a melhoria da funcionalidade da pessoa, para prevenir outras complicações, que podem levar a internamentos mais prolongados, maximizando a sua independência e autonomia, e aumentando a sua qualidade de vida e o bemestar. Como objetivo geral, pretende-se identificar os resultados sensíveis à intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação na capacitação da pessoa com alteração da mobilidade e sua família, desenvolvendo desta forma competências científicas, técnicas, éticas e humanas para o cuidado especializado a pessoas com necessidades de cuidados de reabilitação. As atividades desenvolvidas, associadas a uma pesquisa científica abrangente e atualizada, a um pensamento crítico e reflexivo e a uma adaptação às necessidades de cada contexto, proporcionaram a aquisição de competências técnicas, éticas, científicas, comunicacionais e relacionais, que se traduziram em cuidados Especializados (comuns e da área de Reabilitação), bem como de Mestre, tendo sido possível intervir em todas as fases do ciclo de vida da pessoa.
- Lesões musculoesqueléticas relacionadas com o trabalho, em enfermeiros tripulantes de ambulância de suporte imediato de vidaPublication . Alves, Rui; Lucas, IsabelAs lesões musculoesqueléticas são patologias que afetam diversas estruturas do corpo, variam entre dor ligeira e situações clínicas mais complexas. São lesões com potencial para conduzir a uma incapacidade transitória ou permanente para o trabalho, provocando uma sobrecarga para os profissionais de saúde, organizações e sociedade, que se traduzem na diminuição da qualidade de vida e num impacto económico individual, institucional e social. Esta dissertação tem como objetivo geral analisar a dor e o desconforto associado às Lesões Musculoesqueléticas Relacionadas com o Trabalho em enfermeiros tripulantes de ambulância de suporte imediato de vida. Trata-se de um estudo transversal, descritivo-correlacional com uma abordagem quantitativa. A colheita de dados foi realizada durante a segunda quinzena de maio e a primeira de junho de 2024 e o instrumento de colheita de dados foi o Questionário Nórdico Musculoesquelético, adaptado para a população portuguesa. Destaca-se neste estudo a elevada ocorrência de sintomatologia musculoesquelética (96,7%). A zona lombar é a região do corpo com sintomatologia autorreferida mais elevada (77,2%), que comparativamente com a realidade internacional é igualmente das mais elevadas. Face ao exposto, torna-se fundamental formular e implementar estratégias de prevenção, identificação e reabilitação, destacando-se assim contributo do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação na criação de um projeto de intervenção direcionado à prevenção e redução da incidência da sintomatologia, bem como, de um levantamento das condições laborais que concorrem para o maior grau de risco de desenvolvimento desta sintomatologia, de modo a serem criadas medidas de mitigação dos fatores identificados.
- Intervenção do enfermeiro especialista em Enfermagem de reabilitação na autoperceção da pessoa com patologia respiratóriaPublication . Torres Machado, Carla Alexandra; Silveira, TeresaEntre as principais causas de morte a nível mundial (1), e de morbimortalidade em Portugal (2), as doenças respiratórias, surgem como focos emergentes de reflexão. Preditiva destes indicadores, a autoperceção da saúde monitoriza a saúde e qualidade de vida da população, em que as suas necessidades surgem como focos de intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação (EEER), visando melhorar a funcionalidade, promover independência, bem-estar e satisfação da pessoa, ao longo do seu ciclo de vida, promovendo processos de transição saudáveis. O objetivo deste documento consistiu em demonstrar o desenvolvimento de competências na prática do EEER, refletindo sobre as intervenções deste na autoperceção da pessoa com patologia respiratória. Utilizada a Metodologia de Projeto investigação-ação, baseada num problema real, e implementadas intervenções de resolução, procurando a melhor evidência científica. A Reabilitação Respiratória revelou-se como extremamente relevante na redução da dispneia e ansiedade, sendo fundamental na reabilitação funcional da pessoa. Identificouse como fragilidade, os Sistemas de Informação, por não refletirem as necessidades de registos do EEER. Os ganhos em saúde com a intervenção do EEER e a importância desta para a pessoa com patologia respiratória é inquestionável, nos vários estudos elaborados e de acordo com evidência científica. No entanto, a relevância da avaliação da autoperceção da pessoa ainda não se reflete, necessitando de implementação obrigatória para responder à visão da pessoa no centro do sistema. Adquiridas competências de Mestre, comuns e específicas do EEER, no percurso fomentado neste relatório, verificando-se ganhos em saúde e na autoperceção da pessoa com patologia respiratória.