Percorrer por data de Publicação, começado por "2024-11-29"
A mostrar 1 - 10 de 17
Resultados por página
Opções de ordenação
- As determinantes da eficiência bancária : caso da Europa OcidentalPublication . Cardoso, José Miguel Augusto; Gouveia, Maria do Castelo Baptista; Neves, Maria Elisabete DuarteEsta dissertação tem como finalidade identificar e examinar os fatores que influenciam a eficiência bancária na Europa Ocidental. Para atingir o objetivo proposto, foi analisada uma amostra de 34 bancos localizados na Europa Ocidental, no período de 2017 a 2022 (de 6 anos). Para verificar as hipóteses delineadas com base na revisão de literatura, foi aplicada a metodologia de dados em painel, utilizando-se especificamente o método de estimação Generalized Method of Moments (GMM), proposto por Arellano & Bond (1991) e posteriormente aprimorado por Arellano & Bover (1995) e Blundell & Bond (1998). Adicionalmente, foi aplicada o método Value-Based Data Envelopment Analysis (DEA), desenvolvido por Gouveia, Dias & Antunes (2008). Os resultados obtidos pelo método GMM indicam que o desempenho social apresenta uma relação negativa ou estatisticamente irrelevante com a eficiência dos bancos, sugerindo que gestores e stakeholders externos ainda não percecionam os investimentos sociais como vantajosos para a eficiência. Por outro lado, o ESG (Environmental, Social, and Governance) tem uma influência positiva, destacando-se como um fator determinante da eficiência, conforme confirmado também pelo método Value-Based DEA. O Value-Based DEA reforça que empresas não eficientes devem melhorar o desempenho em ESG para aumentar a eficiência. Em contrapartida, fatores como Return on Average Total Equity (ROAE), Return on Average Total Assets (ROAA), satisfação dos empregados, separação entre Chief Executive Officer (CEO) e Chairman, e compensação do CEO indexada ao Total shareholder return (TSR) não se revelaram determinantes da eficiência bancária. Já a dimensão dos bancos, depósitos e imparidades demonstram-se como relevantes para a eficiência. Apesar dos bancos atribuírem alguma importância à dimensão, não apresentam grande margem de melhoria pelo Value-Based DEA. A originalidade desta dissertação reside na aplicação de uma metodologia híbrida para analisar os fatores determinantes de eficiência do setor bancário da europa ocidental e também a inclusão de variáveis relacionadas com os temas de Corporate governence e a responsabilidade ambiental e social.
- A segurança na monitorização hemodinâmica do doente críticoPublication . Oliveira, Ana Catarina; Sales, LeilaO principal objetivo deste relatório é a descrição detalhada de todo o meu percurso de desenvolvimento de competências comuns e específicas enquanto enfermeira especialista e mestre em enfermagem com base nas experiências vividas em estágio e no projeto de intervenção profissional que está preconizado a realizar durante este ciclo de estudos. Através da análise crítica e reflexiva do percurso para a aquisição de competências consigo afirmar que apesar de um processo evolutivo, todas elas foram atingidas, desenvolvidas e praticadas não só com as experiências em campo de estágio como também com a realização dos projetos de intervenção profissional realizados com base no que está definido pela metodologia de projeto. Através da competência específica do enfermeiro especialista quanto à capacidade para otimizar uma melhoria contínua da qualidade dos cuidados, e tendo presente que a qualidade e a segurança em saúde caminham juntas no sentido de otimizarmos os melhores cuidados garantindo altos padrões de qualidade e segurança em saúde. É inevitável a necessidade de usar a monitorização hemodinâmica como adjuvante nos cuidados ao doente crítico e as múltiplas preocupações que a mesma implica ao enfermeiro e responsabilidades que estão intrínsecas à enfermagem especializada. Por esse motivo, a segurança da monitorização hemodinâmica no doente crítico é uma temática fundamental, central e de extrema importância na atualidade, pois a segurança do doente faz parte da missão das organizações de saúde por ser um aspeto central e fundamental para a prestação de cuidados de saúde de qualidade. Garantir a segurança do doente crítico que se refere a todos os doentes cuja vida está ameaçada por falência ou eminência de falência de uma ou mais funções vitais e cuja sobrevivência depende de meios avançados de vigilância, monitorização e terapêutica. Esses meios são encontrados numa primeira linha na sala de emergência do serviço de urgência e posteriormente na unidade de cuidados intensivos, que são serviços providos de tecnologia avançada e profissionais de saúde com competências técnicas e científicas de modo a assegurar vigilância e monitorização 24h por dia e para onde os doentes com estas características e estas necessidades são encaminhados. Normalmente os enfermeiros especialistas em enfermagem médico-cirúrgico na área de enfermagem ao doente crítico estão inseridos nestes serviços clínicos não só pela perícia que desenvolveram ao longo dos anos, mas também pelas competências comuns e específicas dirigidas a esta área de especialidade e que são fundamentais no tratamento adequado ao tipo de doente em questão.
- Lesões musculoesqueléticas relacionadas com o trabalho, em enfermeiros tripulantes de ambulância de suporte imediato de vidaPublication . Alves, Rui; Lucas, IsabelAs lesões musculoesqueléticas são patologias que afetam diversas estruturas do corpo, variam entre dor ligeira e situações clínicas mais complexas. São lesões com potencial para conduzir a uma incapacidade transitória ou permanente para o trabalho, provocando uma sobrecarga para os profissionais de saúde, organizações e sociedade, que se traduzem na diminuição da qualidade de vida e num impacto económico individual, institucional e social. Esta dissertação tem como objetivo geral analisar a dor e o desconforto associado às Lesões Musculoesqueléticas Relacionadas com o Trabalho em enfermeiros tripulantes de ambulância de suporte imediato de vida. Trata-se de um estudo transversal, descritivo-correlacional com uma abordagem quantitativa. A colheita de dados foi realizada durante a segunda quinzena de maio e a primeira de junho de 2024 e o instrumento de colheita de dados foi o Questionário Nórdico Musculoesquelético, adaptado para a população portuguesa. Destaca-se neste estudo a elevada ocorrência de sintomatologia musculoesquelética (96,7%). A zona lombar é a região do corpo com sintomatologia autorreferida mais elevada (77,2%), que comparativamente com a realidade internacional é igualmente das mais elevadas. Face ao exposto, torna-se fundamental formular e implementar estratégias de prevenção, identificação e reabilitação, destacando-se assim contributo do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação na criação de um projeto de intervenção direcionado à prevenção e redução da incidência da sintomatologia, bem como, de um levantamento das condições laborais que concorrem para o maior grau de risco de desenvolvimento desta sintomatologia, de modo a serem criadas medidas de mitigação dos fatores identificados.
- Cuidados de enfermagem especializados à pessoa com hipertensão intracranianaPublication . Esperança, Sara; Sales, LeilaO presente relatório tem como objetivo descrever de forma analítica, crítica e reflexiva o percurso desenvolvido para a aquisição das competências comuns do Enfermeiro Especialista (Regulamento nº140/2019) e Competências Específicas no Cuidar da Pessoa em Situação Crítica (Regulamento nº429/2018), estes conferem o grau de Mestre em Enfermagem e o título de Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. O desenvolvimento decorreu das experiências ao longo dos contextos de estágio, como Serviço de Urgência, Unidade de Cuidados Intensivos e Unidade de Neurorradiologia de Intervenção, os mesmos possibilitaram a aquisição e desenvolvimento de competências. Para esse contributo, foram utilizados como recursos a pesquisa bibliográfica, a prática clínica supervisionada por Enfermeiros Especialistas e a reflexão contínua ao longo de todo o percurso, sob a orientação da instituição de ensino. O doente com compromisso neurológico, define-se pelo órgão cérebro em falência orgânica por fenómeno fisiopatológico. Perante uma diversidade de causas e mecanismos de lesão cerebral aguda, desde o edema difuso traumático até a hemorragia subaracnóidea, passando pela isquemia focal ou difusa, as especificidades estruturais do crânio e cérebro levam a padrões patológicos reprodutíveis, sendo a hipertensão intracraniana um deles, devido às suas variadas etiologias como tumores, hidrocefalia e hemorragia, entre outros. Ao mesmo tempo a hipertensão intracraniana é um dos indutores mais frequentes de lesão secundária, esta tem sido foco de atenção de peritos e investigadores, uma vez que não existe tratamento específico para a mesma, atualmente, ainda não se verificam tratamentos focados para muitas situações neurológicas e neurocirúrgicas, pelo que a prática atual nada mais é que a evicção de novos insultos cerebrais, através da neuromonitorização multimodal para deteção precoce e tratamento da lesão secundária. Os enfermeiros reconhecem a importância dos cuidados especializados ao doente neurocrítico, mas ainda assim, é necessário correlacionar conceitos para atingir uma excelência de cuidados. Os cuidados de enfermagem especializados exigem uma vigilância e monitorização contínua, de forma a detetar precocemente complicações, intervindo de forma precisa, eficiente e em tempo útil.
- Intervenção do enfermeiro especialista em Enfermagem de reabilitação na autoperceção da pessoa com patologia respiratóriaPublication . Torres Machado, Carla Alexandra; Silveira, TeresaEntre as principais causas de morte a nível mundial (1), e de morbimortalidade em Portugal (2), as doenças respiratórias, surgem como focos emergentes de reflexão. Preditiva destes indicadores, a autoperceção da saúde monitoriza a saúde e qualidade de vida da população, em que as suas necessidades surgem como focos de intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação (EEER), visando melhorar a funcionalidade, promover independência, bem-estar e satisfação da pessoa, ao longo do seu ciclo de vida, promovendo processos de transição saudáveis. O objetivo deste documento consistiu em demonstrar o desenvolvimento de competências na prática do EEER, refletindo sobre as intervenções deste na autoperceção da pessoa com patologia respiratória. Utilizada a Metodologia de Projeto investigação-ação, baseada num problema real, e implementadas intervenções de resolução, procurando a melhor evidência científica. A Reabilitação Respiratória revelou-se como extremamente relevante na redução da dispneia e ansiedade, sendo fundamental na reabilitação funcional da pessoa. Identificouse como fragilidade, os Sistemas de Informação, por não refletirem as necessidades de registos do EEER. Os ganhos em saúde com a intervenção do EEER e a importância desta para a pessoa com patologia respiratória é inquestionável, nos vários estudos elaborados e de acordo com evidência científica. No entanto, a relevância da avaliação da autoperceção da pessoa ainda não se reflete, necessitando de implementação obrigatória para responder à visão da pessoa no centro do sistema. Adquiridas competências de Mestre, comuns e específicas do EEER, no percurso fomentado neste relatório, verificando-se ganhos em saúde e na autoperceção da pessoa com patologia respiratória.
- A importância do acompanhamento farmacêutico na Diabetes Mellitus : impacto no Serviço Nacional de Saúde e na qualidade de vidaPublication . Osório, Raquel Prudente; Silva, Patrícia Cavaco; Gonçalves, NadineIntrodução: A Diabetes Mellitus (DM) é uma doença crónica em prevalência crescente, representando um desafio para a pessoa diabética e para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), pela necessidade de cuidados contínuos. O acesso ineficiente aos Cuidados de Saúde Primários (CSP), poderá comprometer o controlo da doença. O acompanhamento farmacêutico pode ser importante na gestão da doença, prevenindo complicações. Objetivos: Este estudo avalia o impacto da intervenção farmacêutica no controlo e na literacia em saúde de pessoas com DM2 e a associação entre a presença de médico de família e o controlo da doença. Materiais e Métodos: O estudo envolveu 30 pessoas com DM2. Utilizou-se um desenho quase-experimental, com duas intervenções farmacêuticas, com intervalo de 3 meses. Durante cada intervenção, foi aplicado um questionário para avaliar a literacia em saúde e testes de HbA1c para avaliar o controlo da doença. Resultados: Após as duas intervenções, os valores de HbA1c reduziram significativamente de 6,3% para 6% (p=0,003), e houve uma melhoria significativa nas respostas do questionário de literacia em saúde (p<0,001). Os participantes com médico de família apresentaram níveis médios de HbA1c de 6,1%, enquanto aqueles sem médico apresentaram 6,8%. Embora essa diferença seja observável, estatisticamente não é significativa. Conclusão: Verificaram-se os efeitos da intervenção farmacêutica na literacia em saúde e nos níveis de HbA1c das pessoas com DM2, mostrando resultados positivos e significativos. A análise de dados indicou que os farmacêuticos, em colaboração com os médicos, obtiveram melhores resultados no controlo da DM2.
- Perturbações da ansiedade : abordagens farmacológicas e avaliação exploratória do consumo de fármacosPublication . Silva, Jean-Noël Flavien Maleek da; Costa, Isabel Margarida; Figueiredo, Maria Alexandra; Baúto, RicardoAs perturbações de ansiedade são os quadros psiquiátricos mais comuns a nível mundial, gerando consequências significativas para a saúde mental, física e qualidade de vida. A terapia pode incluir o uso combinado de psicofármacos (antidepressivos de uso contínuo e ansiolíticos pontuais) e terapias alternativas, como a psicoterapia (focada sobretudo em modelos cognitivo-comportamentais). O objetivo deste estudo foi descrever os medicamentos mais utilizados no tratamento das perturbações de ansiedade, fazer uma análise exploratória do seu consumo e as principais terapias não medicamentosas. Foi realizada uma revisão da literatura sobre estas perturbações, a terapia farmacológica e as abordagens não medicamentosas. Seguidamente, foi feita uma investigação mista com um questionário, para avaliar, de modo exploratório e descritivo, os tratamentos para perturbações de ansiedade. Este questionário foi distribuído em Portugal e França, obtendo-se 398 e 172 respostas, respetivamente. Ambos os grupos apresentaram características comuns, como a percentagem de participantes diagnosticados (cerca de um quarto dos respondentes) e a preferência por monoterapia medicamentosa. Em Portugal, os fármacos mais mencionados foram sertralina, valeriana e escitalopram, enquanto em França foram valeriana, alprazolam e venlafaxina. Em ambas as amostras, a duração dos tratamentos ultrapassou, em geral, um ano, e a maioria dos participantes não relatou efeitos secundários, revelando satisfação com o tratamento farmacológico. Em relação às estratégias não farmacológicas, a maioria dos participantes dos dois países demonstrou uma preferência significativa por exercícios de relaxamento, seguidos por psicoterapia e meditação. Entre os estudantes universitários, grupo importante nas duas amostras, destaca-se nos estudantes portugueses uma duração de toma de medicamentos mais curta e nos franceses uma frequência de toma mais pontual e maior satisfação com as abordagens não farmacológicas. Este estudo realça as práticas terapêuticas na gestão das perturbações de ansiedade em Portugal e França, contribuindo para o conhecimento científico sobre a gestão desta condição.
- Estratégias de tratamento e prevenção das variantes genéticas BRCA1/BRCA2 no cancro da mamaPublication . Chambret, Manon Marie Annabelle; Ribeiro, Ana ClaraA síndrome do cancro da mama hereditário ou familiar apresenta uma das maiores taxas de mortalidade. As alterações germinativas nos genes do cancro da mama BRCA1 e BRCA2 associadas a esta síndrome foram diagnosticadas em cerca de 15% das mulheres afetadas. Os BRCA1/2 são genes guardiões qual codificam proteínas supressoras de tumores que atuam no sistema de reparação por recombinação homóloga (HRR) mantendo a estabilidade genómica. Atuam sobretudo na reparação das quebras de cadeia dupla de ADN. Para além da HRR, também controlam a dinâmica dos centrossomas, a segregação dos cromossomas, a citocinese e estabilizam o genoma no tempo e organização do ciclo celular. A instabilidade genómica devida à alteração no DNA conduzirá, portanto, a um ambiente cancerinogénico dependente de hormonas que contribuirá para o aparecimento de células malignas devido a uma HRR não funcional. Para prevenir o aparecimento de cancro em mulheres com risco hereditário, é importante diagnosticar as mutações do gene BRCA. Se existir uma mutação, mas a mulher não tiver cancro, este pode ser prevenido através de um rastreio por ressonância magnética, mamografia, cirurgia de redução do risco e tratamentos hormonais preventivos. Foi propósito deste estudo construir o estado de arte sobre a importância da deteção precoce dos genes BRCA1/2 e o seu tratamento, analisando diferentes estudos sobre a função destes genes, suas implicações no cancro da mama e sobre a eficácia de uma terapia com o alvo nestes genes. O desenvolvimento de tratamentos preventivos e direcionados para os genes BRCA1/BRCA2 aumenta a possibilidade de redução e remissão do cancro da mama. O benefício adicional é o tratamento com terapia dirigida, ao contrário da quimioterapia, evitando a destruição de células saudáveis.
- Avaliação do impacto da realização de um teste rápido de deteção do antigénio estreptocócico do grupo A em farmácia comunitáriaPublication . Carvalho, Mariana Escarigo; Silva, Patrícia Cavaco; Barata, Eunice ReisIntrodução: A implementação de serviços Point of Care Testing (POCT) na farmácia comunitária fortalece o papel do farmacêutico na promoção da saúde. O teste diagnóstico antigénico rápido (TDAR) estreptocócico do grupo A é um POCT que possui indicação em doentes que apresentem sintomas de infeção aguda da orofaringe e/ou nasofaringe, auxiliando na diferenciação entre infeções bacterianas e virais no trato respiratório superior. Objetivos: Avaliar o impacto da realização de um POCT na farmácia comunitária para a abordagem de faringites infeciosas. Metodologia: Realizou-se um estudo observacional (Fevereiro-Maio 2024), na Farmácia Reis Barata. A população alvo consistiu em utentes com sintomatologia de dor de garganta e odinofagia que aceitaram participar no estudo. Foi realizado inicialmente um TDAR (Biosynex Strep A ®), seguido de aconselhamento farmacêutico, baseado nos resultados do teste, nas queixas dos utentes e na avaliação clínica de acordo com os Critérios Centor. Após 48h da realização do TDAR existiu um acompanhamento telefónico de todos os participantes para avaliação de: outcomes clínicos e terapêuticos, intervenção realizada, conhecimento e satisfação do serviço prestado. A análise dos dados foi realizada com recurso a estatística descritiva no IBM SPSS Statistic v.29.0. Resultados: Participaram 49 participantes, com uma média de idades de 31 ± 14,97 anos, destacando-se uma maior incidência da realização do TDAR no sexo feminino (73%; n=36). Relativamente aos resultados dos TDAR, 18% (n=9) obtiveram um resultado positivo de faringite estreptocócica. A avaliação pós intervenção identificou melhorias em 90% (n=44) dos indivíduos, sendo que 89% (n=8) dos participantes com resultado positivo cumpriu com as recomendações do farmacêutico de se dirigir ao médico, e nenhum participante com TDAR negativo realizou antibioterapia. Conclusão: Os TDAR nas farmácias comunitárias são promissores na triagem de faringites, particularmente devido à dificuldade da distinção clínica, contribuindo para a redução da prescrição inadequada de antibióticos e resistência antibiótica. No entanto, é necessário desenvolver futuras intervenções que incluam estratégias de divulgação e colaboração interprofissional a fim de expandir este importante serviço farmacêutico.
- Air Quality In Veterinary Clinics: Perspectives, Challenges And SolutionsPublication . Salagnat, Laurène Élise; De Pinho, Sónia Luzia ClaroA qualidade do ar nas clínicas veterinárias é vital para o bem-estar do pessoal médico, dos animais e dos tutores. Esta revisão tem como objetivo apresentar uma visão geral dos poluentes do ar mais comuns em instalações veterinárias, seus efeitos na saúde, fontes de poluentes do ar interior e medidas de controle atuais. Aerossóis biológicos, partículas ultrafinas e agentes químicos, como compostos orgânicos voláteis e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, são poluentes importantes nas clínicas veterinárias. O ar poluído é conhecido por agravar doenças respiratórias e cardiovasculares tanto em animais quanto em humanos, sublinhando assim a importância do controle da qualidade do ar. A revisão também examina a legislação atual e as melhores práticas em regulação e diretrizes, como as da União Europeia, e oferece novas ideias e tecnologias para melhorar a qualidade do ar. Além disso, compara a qualidade do ar nas clínicas veterinárias com a dos hospitais humanos para contextualizar. São apresentadas técnicas para avaliar a qualidade do ar, como a amostragem de bioaerossóis e a análise química, embora sejam caras e pouco práticas. O foco está no aumento das taxas de troca de ar fresco, no controle das fontes de poluição e no uso de desinfetantes ambientalmente amigáveis. A revisão conclui com a discussão das limitações da pesquisa existente e das direções para futuras oportunidades de pesquisa, como o desenvolvimento de tecnologias e a biorremediação. Em conclusão, esta revisão procura fornecer uma direção útil na formulação de recomendações eficazes para melhorar a qualidade do ar interior nas instalações de saúde veterinária.
