CI - CSMG - Teses de Mestrado
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- A Reeducação Postural Global (RPG) e as Autoposturas Respiratórias de Philippe Souchard, implicações na prática vocal/coralPublication . Freitas, José Paulo; Sousa, Maria do RosárioA Investigação científica que se apresenta enquadra-se no âmbito do Projeto Educativo, integrado no Mestrado em Ensino da Música, especialidade em Música de Conjunto, realizado no Conservatório Superior de Música de Gaia (CSMG). Esta Investigação-ação, de análise qualitativa, centrou-se na implementação de um Programa de Intervenção: A Reeducação Postural Global (RPG) e As Autoposturas Respiratórias, na Produção Sonora Musical no Canto (Philippe Souchard, 1987; 1997; 2011). Assente no modelo de Relação Pedagógica (RP) de Renald Legendre (2005), teve como Sujeitos (S) de aprendizagem dois grupos das Classes de Conjunto de Coro, da Fundação Conservatório de Música de Gaia: o Grupo de Ação (GA) e o Grupo de Controlo (GC). Aplicadas sessões de fisioterapia ao GA, ambos os grupos interpretaram a Obra Coral Pange Lingua, de Zoltán Kodály. Pelos registos apresentados na análise de dados, ditos em diários de bordo dos Sujeitos (S) e do Agente (A) professor da Classe de Conjunto, e em imagens fílmicas e fotográficas realizadas, verificamos a eficácia deste Programa. À luz dos exercícios da Reeducação Postural Global (RPG) e das Autoposturas Respiratórias, de Philippe Souchard, aplicados ao estudo da obra mencionada, pudemos verificar que os Sujeitos (S) do Grupo de Ação apresentaram progressos vocais de significativa importância.
- Ansiedade na Performance, Educar para PrevenirPublication . Quinta, PatríciaEsta Investigação Científica insere-se no âmbito de um Projeto Educativo, integrado no Mestrado em Ensino da Música, com a especialidade em Canto, realizado no Conservatório Superior de Música de Gaia (CSMG). Baseada num quadro teórico-conceptual esclarecedor dos conceitos que nos pareceram chave nesta Investigação, explorámos neste Projeto Educativo de que modo os alunos se relacionam com o tema da Ansiedade na Performance, o que sentem e de que forma isso interfere na qualidade da sua performance. Saber como prevenir e/ou intervir, de forma a provocar mudanças de comportamentos e pensamentos que conduzem a estados de ansiedade, por vezes muito elevados e destruidores por parte dos alunos, constituia questão central deste Projeto Educativo. O paradigma utilizado para a elaboração do nosso Programa denominado: Ansiedade na Performance: educar para prevenir, foi o da Investigação- Ação recorrendo a uma análise de dados qualitativa. A Metodologia Científica respeitou o modelo de Relação Pedagógica (RP) de Renald Legendre (2005). Baseados na recolha dos relatos dos alunos envolvidos no programa, quer através dos diários de bordo, quer através da resposta a questionários, podemos afirmar que a simples abordagem do tema da ansiedade na performance, a partilha de experiências entre si e com o professor e a frequência de momentos de performance ao longo do percurso académico, podem ajudar os mesmos a encarar a performance de um modo positivo, conduzindo o professor a questionar a sua própria pedagogia e a forma como contribui para a formação de um músico, tendo em conta não só os factores técnicos mas também psico-emocionais característicos de cada aluno. Não se pretende encontrar soluções que busquem eliminar totalmente as sensações de medo e ansiedade, mas apenas demonstrar que estes sentimentos são parte da vida de um estudante/profissional de música e que estes podem ser compreendidos e os seus efeitos negativos minimizados e transformados em energia criadora.
- A Technicolor Promisse, Canto e Práticas Vocais aplicadas a crianças na Fundação Conservatório Regional de GaiaPublication . Amado, IrmaA Investigação científica que se apresenta, insere-se no âmbito de um Projeto Educativo, integrado no Mestrado em Ensino da Música, com a especialidade em Canto, realizado no Conservatório Superior de Música de Gaia (CSMG). Dada a importância de que se reveste o Canto na formação artística das crianças, este Projeto Educativo teve como foco central a prática vocal, e o estudo da operacionalização da síntese da teoria mioelática e psicologia da música, em crianças com idades compreendidas entre os 9 e os 11 anos. Assente, no paradigma de Investigação-ação, de análise qualitativa, implementou-se um Programa denominado Canto e Práticas Vocais aplicadas a Crianças, na Fundação Conservatório Regional de Música de Gaia. Sustentado por um Quadro Teórico-Conceptual, e por uma Metodologia Empírica, baseados cientificamente no modelo de Relação Pedagógica (RP) de Renald Legendre (2005), este Programa revestiu-se de grande significado para os Sujeitos (S) de aprendizagem, conforme a análise de dados efectuada. As imagens fílmicas e fotográficas conduziram-nos a resultados que nos permitem constatar a eficácia deste Programa. À luz dos conceitos da teoria mioelástica e psicologia da música podemos verificar que a aprendizagem da obra Technicolor Promise, do compositor Allen Potte, conduziu todas as crianças a progressos vocais de significativa importância.
- A vida e pedagogia de Hilde Zadek, percursos de uma Investigação-AçãoPublication . Telles, José PedroO presente estudo consiste em uma análise da Pedagogia de Canto aplicada a seis Sujeitos (S) do Sexo Feminino, pelo cantor Pedro Telles, baseado na metodologia utilizada por Hilde Zadek. O interesse para estudo parte da premissa de que há muitas abordagens de encarar a técnica vocal, criando metodologias sistematizadas próprias de cada Pedagogo. Este trabalho propõe delinear as vertentes metodológicas de Hilde Zadek no ensino da técnica do Canto Lírico. Desta forma, abordamos a sua metodologia utilizando o Diagrama de Fluxo do Ar e os exercícios vocais aplicados em seis indivíduos do sexo feminino verificando e captando em vídeo o desenvolvimento vocal ao longo de 6 meses de trabalho, tendo como objetivo confirmar a sua eficácia. Para fundamentarmos o Estudo Empíco, escolhemos o modelo de Relação Pedagógica (RP) de Renald Legendre (2005), sustentado por uma metodologia de análise qualitativa de investigação-ação.
- La Serva Padrona, o Estúdio de Ópera em contexto académicoPublication . Almeida, PedroO trabalho de Investigação Científica que se apresenta tem como principal objetivo compreender a importância de um Estúdio de Ópera, enquanto disciplina potenciadora do desenvolvimento artístico, na formação de Cantores. Encontra-se integrado no Projeto Educativo, do Mestrado em Ensino da Música, com a especialização em Canto, realizado no Conservatório Superior de Música de Gaia (CSMG). O Enquadramento Teórico focou o estudo da Ópera, centrando-se na evolução deste género musical, procurando definir os elementos fundamentais necessários à sua compreensão. O Estudo Empírico, de análise qualitativa, consistiu na implementação de um Programa denominado La Serva Padrona, de Pergolesi - O Estúdio de Ópera em contexto académico. Optámos pela aplicação do modelo de Relação Pedagógica (RP) proposto por Renald Legendre (2005), sendo Objeto (O) de estudo uma Investigação-Ação realizada, que consistiu no estudo e na conceção cénica desta ópera buffa. Foram Sujeitos (S) de aprendizagem um grupo de alunos da Licenciatura em Canto Teatral, do CSMG. Pelos registos apresentados na análise e na interpretação dos resultados, extraídos dos diários de bordo, das imagens fotográficas e das gravações vídeo, pudemos concluir da importância da implementação desta tipologia de Programas, na formação dos jovens Cantores, em escolas e conservatórios de música.
- O impacto da música numa perspetiva de aprendizagem transversal: 25 de abril - Música e HistóriaPublication . Pires, Jorge; de Sousa, Maria do RosárioO Projeto Educativo que se apresenta tem por objetivo aferir o contributo da montagem de um espetáculo Histórico/Musical na aprendizagem dos alunos que o vão implementar. O espetáculo tem por base principal as Canções Heróicas do compositor Fernando Lopes-Graça. Tratam-se de obras de grande relevância no contexto histórico daquele que é retratado no espetáculo. São obras de luta, a luta de um povo contra a ditadura. O guião do espetáculo foi construído com o intuito de que este seja realizável, não só por alunos do Conservatório, onde este foi implementado, mas também por alunos do ensino genérico. Na prossecução de uma resposta à problemática deste estudo foi implementado um plano de ação. Esse plano consistiu na montagem do já referido espetáculo. Para tal o Programa de Intervenção foi realizado em duas turmas do 3º ciclo (3º, 4º e 5º grau), uma designada por Grupo de Ação e outra por Grupo de Controlo. Para confirmar, ou não, a hipótese de investigação, os alunos realizaram Inquéritos por questionário, pré e pós implementação do Programa de Intervenção. Depois da análise dos dados obtidos e de realizada a interpretação dos resultados desta investigação, os indicadores são demonstrativos da constatação da eficácia da montagem e da realização do espetáculo em questão. As aprendizagens dos alunos foram muito significativas, sobretudo nos contextos da música enquanto veículo transmissor de conhecimentos numa visão transversal dos conteúdos.
- A METODOLOGIA DE EMILE JACQUES-DALCROZE. Uma Investigação-Ação aplicada a danças da Renascença e do Barroco.Publication . de Sá e Sales, Edgard; de Sousa, Maria do RosárioO Projeto Educativo que se apresenta encontra-se integrado no Mestrado em Ensino da Música, com a especialidade em Música de Conjunto. Foi realizado no período compreendido entre janeiro a abril de 2015, na Fundação Conservatório Regional de Gaia. Teve como foco central a implementação e sensibilização de práticas didáticas e pedagógicas, no contexto das Danças do Renascimento e do Barroco, sustentadas pelas dimensões psicopedagógicas da Rítmica de Emile Jacques Dalcroze, junto dos alunos que constituem uma turma do Segundo Ciclo, das Classes de Conjunto de prática Coral/Vocal, Constituído por um Quadro Teórico-Conceptual e por uma Metodologia Empírica, foram estudados aspectos fundamentais ligados ao Estado da Arte, bem como aspectos relacionados com a problemática do conhecimento da temática em estudo. Autores de referência nomeadamente: Ehrenfels (1890); Dalcroze (1913; 1916); Bukofzer (1947); Lopes-Graça & Borba (1954); (Dobbs, 1981); Sasportes et al. (1990); Caldwell (1995, Ch.3; Ch.4); Comeau (1995); Jorgensen, (1997); Abreu (1998); Swanwick (1998); Sousa (1999); Legendre (2005); ; Mark (2008); Tan et al (2010); Sousa (2008, 2010) e Sousa (2015) fundamentaram esta pesquisa. No contexto da Metodologia Empírica foi organizado e implementado um Programa de Investigação-Acção, de análise qualitativa, onde as treze sessões levadas a cabo, com a duração 90 minutos cada uma, tiveram como base o Modelo de Relação Pedagógica (RP) do investigador canadiano Renald Legendre (2005). As evidências coletadas permitiram concluir que as Danças Antigas apresentadas se revelaram, para todos os alunos, com elevados graus de eficácia pedagógica quando estudadas segundo a Rítmica Dalcroziana. Consideramos, portanto, que os resultados obtidos nos levam ao conhecimento da pertinência e do interesse de que se revestem estas temáticas nos contextos das actividades das práticas didácticas e pedagógicas, junto dos alunos das Classes de Conjunto de prática Coral/Vocal, alargando a motivação, a inovação, e o conhecimento.
- A canção tradicional Portuguesa no ensino do canto em escolas e conservatórios de músicaPublication . Felgueiras, Manuel; de Sousa, Maria do RosárioO Projeto Educativo que se apresenta, subordinada ao tema, A Canção Tradicional Portuguesa no Ensino do Canto, em Escolas e Conservatórios de Música tem como princípios orientadores dar a conhecer a importância que se deverá atribuir à valorização do património musical português. Nos contextos do Ensino do Canto, através de práticas pedagógicas e didácticas, esta aprendizagem deverá intensificar-se no sentido do conhecimento e da assimilação de canções tradicionais, em escolas e conservatórios de música. Apresentado nos contextos de um Quadro Teórico-Conceptual e de uma Metodologia Empírica, de análise qualitativa, pretende-se refletir sobre o Estado da Arte, onde autores de referência, nomeadamente, Adolfo Coelho (1847-1919); José Leite de Vasconcelos (1858-1941); António A Rocha Peixoto (1868-1909); Francisco Lacerda (1869-1934); Luís de Freitas Branco (1890-1995); Jorge Dias (1907-1973); de Canções Populares Portuguesas (1944; 1948), respectivamente, como Álbuns de Música Portuguesa – Volume I e Volume II - Edições do Gabinete de Estudos Musicais da Emissora Nacional; Zöltan Kodály (1946); Saguer, (1969); Ranita Nazaré (1979, 1984,1986); Lopes-Graça (1981); Michel Giacometti e Lopes-Graça (1991); Miller (1996; 2011); Torres (1998; 2015), José Bettencourt da Câmara (2001); Sousa (2002; 2008; 2010; 2012; 2015), entre muitos outros, fundamentam este estudo. Ao longo da Metodologia Empírica sustentada por um modelo de investigação científica de análise qualitativa (Coutinho, 2013) e (Sousa, 2015), foi escolhido, como instrumento de recolha de dados, o Inquérito por questionário (Carmo e Ferreira 1998). A Amostra foi constituída por um grupo de dezanove sujeitos, provenientes dos mais diversos níveis de ensino, sendo alguns deles estudantes e professores de música, na sua maioria, portadores de níveis culturais elevados. Através de uma criteriosa análise de conteúdo (Bardin, 1997) e de uma categorização abrangente, foi-nos possível perceber os resultados obtidos. Os indicadores são reveladores da grande importância que se deverá atribuir ao Ensino das Canções Tradicionais Portuguesas, enquanto transmissoras do riquíssimo, e, normalmente, desconhecido património artístico, musical e cultural português. Constituem, portanto, elementos essenciais no Ensino do Canto, tanto nos contextos de uma educação global, como nos contextos da educação específica, em escolas, e conservatórios de música portugueses. De salientar a importante contribuição que deveria ser dada a estas canções, através dos órgãos de comunicação social, que não só não as valorizam, como confundem estas vertentes do nosso património musical com outras canções ditas comerciais. Salientamos também a necessidade da sensibilização dos professores, dos diversos níveis de ensino para estas dimensões, junto de crianças, jovens e adultos. Com este estudo, julgamos ter contribuído para uma melhor perceção das interações que se estabelecem do ponto de vista metodológico, cultural musical e artístico, no âmbito de uma pedagogia e de uma didáctica do Ensino do Canto, nos contextos das Canções e do Património Cultural Português.
- Classe de conjunto: da não existência à centralidade do processo ensino/aprendizagem da músicaPublication . dos Santos, Birgita; de Sousa, Maria do RosárioO trabalho de investigação científica que se apresenta situa-se no contexto na unidade curricular de Projeto Educativo, integrado no Mestrado em Ensino da Música, com especialidade em Música de Conjunto, ministrado no Conservatório Superior de Música de Gaia. Esta Investigação de análise qualitativa, centrou-se no estudo do tema: Classe Conjunto: Da não existência à centralidade do processo ensino/aprendizagem da Música. Aprofundou cientificamente a necessidade da existência da Classe de Conjunto, enquanto disciplina, em contextos de ensino/aprendizagem, em escolas especializadas do ensino artístico da música. Através de uma análise histórica e documental (Carmo e Ferreira, 1998), configurou-se um Estado da Arte que abarcou diversas épocas, tendo-se elaborado uma reflexão sustentada na informação recolhida, através de diversos autores. Acerca da Classe de Conjunto e da sua pertinência nos contextos do Ensino Especializado da Música, estudaram-se os seus fundamentos e as suas características, nos aspetos que entendemos de maior relevância na formação de músicos. Ainda no âmbito da metodologia utlizada, este estudo apresenta um trabalho empírico, tendo como base metodológica o modelo de Observação Participante (Sousa, 2012). Esse trabalho empírico consistiu na implementação de práticas pedagógicas e na observação dos trabalhos realizados, numa turma de Classe de Conjunto de Coro, na Fundação Conservatório de Música de Gaia. Estas experiências permitiram-nos identificar os sentidos, as orientações e as dinâmicas de cada momento de uma aula, podendo chegar a conclusões de significativo interesse quanto à eficácia do ensino desta disciplina na escola vocacional.
- O canto como terapia vocal - Contributo no tratamento das disfonias vocais de origem funcionalPublication . Carvalho, Ana; de Sousa, Maria do RosárioO Projeto Educativo que se apresenta subordinado ao título O Canto como Terapia Vocal: Contributos no tratamento das Disfonias vocais de origem funcional tem como principal objetivo criar um instrumento que se possa constituir como documento de pesquisa e de análise documental (Carmo e Ferreira (1998). Através deste estudo, pretendemos ir ao encontro de normas e de princípios orientadores que nos conduzam à estruturação de práticas inovadoras no estudo e aprofundamento do Canto como Terapia Vocal. De modo a se poder entender melhor toda a complexidade desta pesquisa, este estudo irá desenvolver-se ao longo das etapas que passamos a enunciar: i) um levantamento do Estado da Arte acerca dos diferentes tipos de problemas vocais existentes, nomeadamente os de origem funcional, e das referências bibliográficas que sustentem tais anomalias, bem como uma definição de conceitos inerentes a esta problemática; ii) uma apresentação da fisiologia vocal, por forma a nos inteirarmos do fenómeno da produção vocal; iii) um conjunto de exercícios que nos preparem e conduzam à resolução e ao tratamento dos problemas vocais, nomeadamente as disfonias, em crianças e adultos. Com este estudo, procuramos obter caminhos inovadores para as respostas concretas, que se pretendem dar a conhecer junto dos professores de Canto, que muitas vezes se vêm confrontados com alunos que procuram esta aula como um meio de solução para o seu problema. Entendemos, contudo, que esta problemática se revela, igualmente, de grande interesse para Cantores profissionais, os quais, mediante determinadas situações, padecem de lesões causadas pelo mau uso vocal, voluntário ou involuntário. Sobre o Estado da Arte, procuramos obter uma abrangência significativa de autores de referência que nos conduzam ao conhecimento das publicações mais atuais, acerca desta temática. Assim, destacamos: Maria Pilar Escudero (1987); Arfelis (2000); Matos et al., (2000); Gil-Carcedo, (2003); Mara Behlau (2004); Richard Miller (2004); Inés Bustos Sánchez (2000)1; Le Huche e Allali (2005); Adriana H. Habbaby (2006)2; Marcela Pietrokovsky (2007); Juan Carlos Casado Morente e Augustin Perez Izquierdo (2009)3; Laura Neira (2011); Cobeta, Ignacio, Núñez, Faustino e Fernández (2013); Paulina Fariza, e Kirby Navarro (2013), de entre muitos outros, à escala mundial. Este Projeto consolida-se com experiências práticas retiradas da investigação científica de pesquisa de análise documental, já referida (Carmo e Ferreira, 1998), procurando, através de um conjunto de exercícios terapêuticos, confirmar os objetivos previstos.