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O trabalho de investigação científica que se apresenta situa-se no contexto na unidade curricular de Projeto Educativo, integrado no Mestrado em Ensino da Música, com especialidade em Música de Conjunto, ministrado no Conservatório Superior de Música de Gaia.
Esta Investigação de análise qualitativa, centrou-se no estudo do tema: Classe Conjunto: Da não existência à centralidade do processo ensino/aprendizagem da Música. Aprofundou cientificamente a necessidade da existência da Classe de Conjunto, enquanto disciplina, em contextos de ensino/aprendizagem, em escolas especializadas do ensino artístico da música.
Através de uma análise histórica e documental (Carmo e Ferreira, 1998), configurou-se um Estado da Arte que abarcou diversas épocas, tendo-se elaborado uma reflexão sustentada na informação recolhida, através de diversos autores. Acerca da Classe de Conjunto e da sua pertinência nos contextos do Ensino Especializado da Música, estudaram-se os seus fundamentos e as suas características, nos aspetos que entendemos de maior relevância na formação de músicos.
Ainda no âmbito da metodologia utlizada, este estudo apresenta um trabalho empírico, tendo como base metodológica o modelo de Observação Participante (Sousa, 2012). Esse trabalho empírico consistiu na implementação de práticas pedagógicas e na observação dos trabalhos realizados, numa turma de Classe de Conjunto de Coro, na Fundação Conservatório de Música de Gaia. Estas experiências permitiram-nos identificar os sentidos, as orientações e as dinâmicas de cada momento de uma aula, podendo chegar a conclusões de significativo interesse quanto à eficácia do ensino desta disciplina na escola vocacional.
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classe conjunto análise histórica e documental processo ensino/aprendizagem observação participante motivação