Repository logo
 
Publication

Classe de conjunto: da não existência à centralidade do processo ensino/aprendizagem da música

dc.contributor.advisorde Sousa, Maria do Rosário
dc.contributor.authordos Santos, Birgita
dc.date.accessioned2017-02-03T12:25:05Z
dc.date.available2017-02-03T12:25:05Z
dc.date.issued2016-07-18
dc.description.abstractO trabalho de investigação científica que se apresenta situa-se no contexto na unidade curricular de Projeto Educativo, integrado no Mestrado em Ensino da Música, com especialidade em Música de Conjunto, ministrado no Conservatório Superior de Música de Gaia. Esta Investigação de análise qualitativa, centrou-se no estudo do tema: Classe Conjunto: Da não existência à centralidade do processo ensino/aprendizagem da Música. Aprofundou cientificamente a necessidade da existência da Classe de Conjunto, enquanto disciplina, em contextos de ensino/aprendizagem, em escolas especializadas do ensino artístico da música. Através de uma análise histórica e documental (Carmo e Ferreira, 1998), configurou-se um Estado da Arte que abarcou diversas épocas, tendo-se elaborado uma reflexão sustentada na informação recolhida, através de diversos autores. Acerca da Classe de Conjunto e da sua pertinência nos contextos do Ensino Especializado da Música, estudaram-se os seus fundamentos e as suas características, nos aspetos que entendemos de maior relevância na formação de músicos. Ainda no âmbito da metodologia utlizada, este estudo apresenta um trabalho empírico, tendo como base metodológica o modelo de Observação Participante (Sousa, 2012). Esse trabalho empírico consistiu na implementação de práticas pedagógicas e na observação dos trabalhos realizados, numa turma de Classe de Conjunto de Coro, na Fundação Conservatório de Música de Gaia. Estas experiências permitiram-nos identificar os sentidos, as orientações e as dinâmicas de cada momento de uma aula, podendo chegar a conclusões de significativo interesse quanto à eficácia do ensino desta disciplina na escola vocacional.pt_PT
dc.identifier.tid201549433pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/17833
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectclasse conjuntopt_PT
dc.subjectanálise histórica e documentalpt_PT
dc.subjectprocesso ensino/aprendizagempt_PT
dc.subjectobservação participantept_PT
dc.subjectmotivaçãopt_PT
dc.titleClasse de conjunto: da não existência à centralidade do processo ensino/aprendizagem da músicapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorConservatório Superior de Música de Gaia
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Música - especialidade em Música de Conjuntopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Birgita Solange Santos - Projeto Educativo - Versão Definitiva.pdf
Size:
1.46 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: