CI - CSMG - Teses de Mestrado
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Recent Submissions
- A inovação pedagógica no ensino da música : implementação de repertórios alternativosPublication . Jorge Carvalho dos Santos Silva, Diogo; de Sousa, Maria do RosárioO Projeto Educativo que se apresenta, subordinado ao tema: A Inovação Pedagógica no Ensino da Música – Implementação de Repertórios Alternativos, tem como princípios orientadores compreender o fenómeno da inovação educativa como um dos temas atuais e em desenvolvimento no âmbito da teoria e da investigação pedagógica. No caso do ensino da música pretende-se perceber até que ponto a implementação de novas práticas nomeadamente a inclusão de Repertórios alternativos conduzem a resultados motivacionais e académicos diferentes mas igualmente eficazes nas aprendizagens dos alunos. Apresentado nos contextos de um Quadro teórico-conceptual e de uma metodologia empírica de analise qualitativa, inicia-se com uma reflexão sobre o Estado da arte acerca da temática onde autores de referência tais como: Arias (2015); Costa (2012); Fernández (2010); Gainza (1995; 2010); Giráldez (2010); Imbernón, (1996); Lucena (2012); Pascual (1988); Pérez (2011); Sousa (2008; 2010; 2012; 2015), entre outros, fundamentam este estudo. A Metodologia Empírica foi sustentada pelo modelo de investigação científica, de análise qualitativa denominado Estudo de Caso. Os resultados finais são indicadores dos grandes benefícios que estas experiências proporcionam aos estudantes, sendo de considerar a importância de que se revestem os diferentes estilos musicais. Com este estudo entendemos poder ter contribuído para uma melhor percepção destas novas visões pedagógicas e didáticas.
- A Ópera e o Canto - Instrumentos pedagógicos impulsionadores do desenvolvimento e maturação infantilPublication . Rui Celestino Campos da Silva; de Sousa, Maria do RosárioOs horizontes que norteiam este Projeto de Investigação Científica têm como principal objetivo delinear um conjunto de estratégias que conduzam à planificação da temática em estudo, cujo Estado da Arte se projeta na construção de um conjunto de fundamentos e parámetros que conduzam à prática da Ópera com Crianças, objeto central deste estudo. Como desenvolver um programa artístico através da Ópera que proporcione e potencie o desenvolvimento da criança, a maturação emocional através da interpretação de um personagem, é o cerne deste projeto educativo que envolverá alunos da Classe de Canto 2015/16, a frequentarem o 2º Grau do Ensino Básico, com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos, na Escola de Música da Póvoa de Varzim/Associação Pró- Música da Póvoa de Varzim, procurando, desta forma, através desta manifestação artística, descobrir novas possibilidades de aprendizagem.
- A performance coral - Contributos no Bem-Estar na idade maior, em meios não profissionais - Percursos de uma Investigação-ação com o Coro APRe! CoimbraPublication . Teixeira, SusanaO trabalho de Investigação Científica que se apresenta encontra-se integrado no Projeto Educativo, do Mestrado em Ensino de Música, com especialidade em Música de Conjunto, realizado no Conservatório Superior de Música de Gaia (CSMG). Sustentado por um Quadro Teórico-Conceptual, onde se referenciam no Estado da Arte autores de relevância, tais como Eco (2016), Damásio (2010), Harnoncourt (1993), Sacks (2008), Barenboim (2009), Pessoa (1966), Goleman (2016), Bernstein (1954), Levitin (2013), Lopes-Graça (1978), e por uma Metodologia Empírica, baseada no modelo de Relação Pedagógica de Renald Legendre (2005), o presente trabalho tem como objetivo analisar o impacto emocional/interpretativo obtido aquando do conhecimento da vida e obra de Mozart e da Cultura Musical que envolve uma Obra sua. A Investigação-Ação decorreu na Fundação Conservatório Regional de Gaia, tendo como Sujeitos (S) de aprendizagem dois Trios de Clarinetes, alunos ligados ao Conservatório de Gaia: o Grupo de Ação (GA) e o Grupo de Controlo (GC). Ambos os grupos interpretaram a obra Divertimento nº 2 K439b, de Wolfgang Amadeus Mozart, tendo apenas o GA passado por múltiplas e diversas experiências. Também tivemos, como Sujeito (S), um painel de Maestros nacionais que, ao responderem a uma questão que lhes foi lançada sobre este assunto, contribuíram para aprofundar ainda mais esta temática. Depois de analisar os vários registos, nomeadamente os diários de bordo, as imagens fotográficas e as gravações, pudemos concluir que a Cultura Musical, recebida pelos Sujeitos (S) do Grupo de Ação, influenciou indubitavelmente a interpretação da obra em causa.
- Mozart e a Importância do Saber - Uma investigação-ação em contexto de música de câmaraPublication . Abrantes, Tiago; de Sousa, Maria do RosárioO trabalho de Investigação Científica que se apresenta encontra-se integrado no Projeto Educativo, do Mestrado em Ensino de Música, com especialidade em Música de Conjunto, realizado no Conservatório Superior de Música de Gaia (CSMG). Sustentado por um Quadro Teórico-Conceptual, onde se referenciam no Estado da Arte autores de relevância, tais como Eco (2016), Damásio (2010), Harnoncourt (1993), Sacks (2008), Barenboim (2009), Pessoa (1966), Goleman (2016), Bernstein (1954), Levitin (2013), Lopes-Graça (1978), e por uma Metodologia Empírica, baseada no modelo de Relação Pedagógica de Renald Legendre (2005), o presente trabalho tem como objetivo analisar o impacto emocional/interpretativo obtido aquando do conhecimento da vida e obra de Mozart e da Cultura Musical que envolve uma Obra sua. A Investigação-Ação decorreu na Fundação Conservatório Regional de Gaia, tendo como Sujeitos (S) de aprendizagem dois Trios de Clarinetes, alunos ligados ao Conservatório de Gaia: o Grupo de Ação (GA) e o Grupo de Controlo (GC). Ambos os grupos interpretaram a obra Divertimento nº 2 K439b, de Wolfgang Amadeus Mozart, tendo apenas o GA passado por múltiplas e diversas experiências. Também tivemos, como Sujeito (S), um painel de Maestros nacionais que, ao responderem a uma questão que lhes foi lançada sobre este assunto, contribuíram para aprofundar ainda mais esta temática. Depois de analisar os vários registos, nomeadamente os diários de bordo, as imagens fotográficas e as gravações, pudemos concluir que a Cultura Musical, recebida pelos Sujeitos (S) do Grupo de Ação, influenciou indubitavelmente a interpretação da obra em causa.
- Classe de conjunto: da não existência à centralidade do processo ensino/aprendizagem da músicaPublication . dos Santos, Birgita; de Sousa, Maria do RosárioO trabalho de investigação científica que se apresenta situa-se no contexto na unidade curricular de Projeto Educativo, integrado no Mestrado em Ensino da Música, com especialidade em Música de Conjunto, ministrado no Conservatório Superior de Música de Gaia. Esta Investigação de análise qualitativa, centrou-se no estudo do tema: Classe Conjunto: Da não existência à centralidade do processo ensino/aprendizagem da Música. Aprofundou cientificamente a necessidade da existência da Classe de Conjunto, enquanto disciplina, em contextos de ensino/aprendizagem, em escolas especializadas do ensino artístico da música. Através de uma análise histórica e documental (Carmo e Ferreira, 1998), configurou-se um Estado da Arte que abarcou diversas épocas, tendo-se elaborado uma reflexão sustentada na informação recolhida, através de diversos autores. Acerca da Classe de Conjunto e da sua pertinência nos contextos do Ensino Especializado da Música, estudaram-se os seus fundamentos e as suas características, nos aspetos que entendemos de maior relevância na formação de músicos. Ainda no âmbito da metodologia utlizada, este estudo apresenta um trabalho empírico, tendo como base metodológica o modelo de Observação Participante (Sousa, 2012). Esse trabalho empírico consistiu na implementação de práticas pedagógicas e na observação dos trabalhos realizados, numa turma de Classe de Conjunto de Coro, na Fundação Conservatório de Música de Gaia. Estas experiências permitiram-nos identificar os sentidos, as orientações e as dinâmicas de cada momento de uma aula, podendo chegar a conclusões de significativo interesse quanto à eficácia do ensino desta disciplina na escola vocacional.
- O canto como terapia vocal - Contributo no tratamento das disfonias vocais de origem funcionalPublication . Carvalho, Ana; de Sousa, Maria do RosárioO Projeto Educativo que se apresenta subordinado ao título O Canto como Terapia Vocal: Contributos no tratamento das Disfonias vocais de origem funcional tem como principal objetivo criar um instrumento que se possa constituir como documento de pesquisa e de análise documental (Carmo e Ferreira (1998). Através deste estudo, pretendemos ir ao encontro de normas e de princípios orientadores que nos conduzam à estruturação de práticas inovadoras no estudo e aprofundamento do Canto como Terapia Vocal. De modo a se poder entender melhor toda a complexidade desta pesquisa, este estudo irá desenvolver-se ao longo das etapas que passamos a enunciar: i) um levantamento do Estado da Arte acerca dos diferentes tipos de problemas vocais existentes, nomeadamente os de origem funcional, e das referências bibliográficas que sustentem tais anomalias, bem como uma definição de conceitos inerentes a esta problemática; ii) uma apresentação da fisiologia vocal, por forma a nos inteirarmos do fenómeno da produção vocal; iii) um conjunto de exercícios que nos preparem e conduzam à resolução e ao tratamento dos problemas vocais, nomeadamente as disfonias, em crianças e adultos. Com este estudo, procuramos obter caminhos inovadores para as respostas concretas, que se pretendem dar a conhecer junto dos professores de Canto, que muitas vezes se vêm confrontados com alunos que procuram esta aula como um meio de solução para o seu problema. Entendemos, contudo, que esta problemática se revela, igualmente, de grande interesse para Cantores profissionais, os quais, mediante determinadas situações, padecem de lesões causadas pelo mau uso vocal, voluntário ou involuntário. Sobre o Estado da Arte, procuramos obter uma abrangência significativa de autores de referência que nos conduzam ao conhecimento das publicações mais atuais, acerca desta temática. Assim, destacamos: Maria Pilar Escudero (1987); Arfelis (2000); Matos et al., (2000); Gil-Carcedo, (2003); Mara Behlau (2004); Richard Miller (2004); Inés Bustos Sánchez (2000)1; Le Huche e Allali (2005); Adriana H. Habbaby (2006)2; Marcela Pietrokovsky (2007); Juan Carlos Casado Morente e Augustin Perez Izquierdo (2009)3; Laura Neira (2011); Cobeta, Ignacio, Núñez, Faustino e Fernández (2013); Paulina Fariza, e Kirby Navarro (2013), de entre muitos outros, à escala mundial. Este Projeto consolida-se com experiências práticas retiradas da investigação científica de pesquisa de análise documental, já referida (Carmo e Ferreira, 1998), procurando, através de um conjunto de exercícios terapêuticos, confirmar os objetivos previstos.
- A otimização do ensaio na orquestra - Um estudo de caso em contexto escolarPublication . Ernesto Miguel da Silva Fontes CoelhoO objetivo deste Projeto Educativo consiste na compreensão de alguns dos mais importantes fatores que influenciam a rentabilização de um Ensaio de Orquestra Escolar, bem como na compreensão da forma como essa influência se faz sentir. Um agrupamento juvenil, de estudantes de música, reage necessariamente de forma diferente da forma como reage um agrupamento de adultos, e/ou profissional. Este Projeto Educativo concentrou-se nos grupos juvenis, de adolescentes, em ambiente de orquestra escolar. Pretendeu-se, assim, avaliar fatores no âmbito dos diferentes parâmetros: fatores psicológicos, intersociais, estruturais e organizacionais. Foram analisadas várias teorias que discutem a influência da motivação individual e da personalidade no desenvolvimento do nível técnico dos jovens músicos. Também foram analisados os efeitos do treino, do tempo e do talento. Apresentada nos contextos de um Quadro Teórico-Conceptual e de uma Metodologia Empírica, de análise qualitativa e de análise quantitativa, pretendeu-se refletir sobre o Estado da Arte, onde autores de referência, tais como: Soloboda (1991); Gabrielsson (1993); Ford e Davidson (2003); Baddeley (1991); Tausky (1995); Grusson (1998); Hallam (1998), entre outros, fundamentam este estudo. A Metodologia Empírica foi sustentada pelo modelo de investigação científica denominado Estudo de Caso. A primeira parte deste trabalho é completamente baseada na discussão de teorias vigentes e na apresentação de novas teorias acerca da temática em estudo. A segunda parte do trabalho consiste na análise de dados e dos resultados obtidos num estudo de trabalho de campo, realizado com grupos de estudantes participantes de três grupos orquestrais, os seus respetivos maestros e os diretores das escolas de onde esses grupos pertencem. O objetivo consistiu em avaliar a veracidade das teorias abordadas na primeira parte, e deixar clara a influência de vários fatores no desenrolar/rentabilização do trabalho de uma orquestra juvenil de estudantes de música. Como conclusão final, podemos afirmar que o desenvolvimento técnico dos alunos de uma orquestra juvenil escolar e o consequente impacto na performance coletiva do grupo, é influenciado por fatores tão diversos como os de relacionamento entre pares, motivações intrínsecas, ambiente social do grupo, instalações e atitudes coletivas. Com este estudo julgo ter contribuído para uma melhor perceção das interações e dinâmicas interpessoais que se estabelecem no âmbito de um Ensaio e que afetam, positivamente ou negativamente, o desenrolar deste.
- A METODOLOGIA DE EMILE JACQUES-DALCROZE. Uma Investigação-Ação aplicada a danças da Renascença e do Barroco.Publication . de Sá e Sales, Edgard; de Sousa, Maria do RosárioO Projeto Educativo que se apresenta encontra-se integrado no Mestrado em Ensino da Música, com a especialidade em Música de Conjunto. Foi realizado no período compreendido entre janeiro a abril de 2015, na Fundação Conservatório Regional de Gaia. Teve como foco central a implementação e sensibilização de práticas didáticas e pedagógicas, no contexto das Danças do Renascimento e do Barroco, sustentadas pelas dimensões psicopedagógicas da Rítmica de Emile Jacques Dalcroze, junto dos alunos que constituem uma turma do Segundo Ciclo, das Classes de Conjunto de prática Coral/Vocal, Constituído por um Quadro Teórico-Conceptual e por uma Metodologia Empírica, foram estudados aspectos fundamentais ligados ao Estado da Arte, bem como aspectos relacionados com a problemática do conhecimento da temática em estudo. Autores de referência nomeadamente: Ehrenfels (1890); Dalcroze (1913; 1916); Bukofzer (1947); Lopes-Graça & Borba (1954); (Dobbs, 1981); Sasportes et al. (1990); Caldwell (1995, Ch.3; Ch.4); Comeau (1995); Jorgensen, (1997); Abreu (1998); Swanwick (1998); Sousa (1999); Legendre (2005); ; Mark (2008); Tan et al (2010); Sousa (2008, 2010) e Sousa (2015) fundamentaram esta pesquisa. No contexto da Metodologia Empírica foi organizado e implementado um Programa de Investigação-Acção, de análise qualitativa, onde as treze sessões levadas a cabo, com a duração 90 minutos cada uma, tiveram como base o Modelo de Relação Pedagógica (RP) do investigador canadiano Renald Legendre (2005). As evidências coletadas permitiram concluir que as Danças Antigas apresentadas se revelaram, para todos os alunos, com elevados graus de eficácia pedagógica quando estudadas segundo a Rítmica Dalcroziana. Consideramos, portanto, que os resultados obtidos nos levam ao conhecimento da pertinência e do interesse de que se revestem estas temáticas nos contextos das actividades das práticas didácticas e pedagógicas, junto dos alunos das Classes de Conjunto de prática Coral/Vocal, alargando a motivação, a inovação, e o conhecimento.
- O impacto da música numa perspetiva de aprendizagem transversal: 25 de abril - Música e HistóriaPublication . Pires, Jorge; de Sousa, Maria do RosárioO Projeto Educativo que se apresenta tem por objetivo aferir o contributo da montagem de um espetáculo Histórico/Musical na aprendizagem dos alunos que o vão implementar. O espetáculo tem por base principal as Canções Heróicas do compositor Fernando Lopes-Graça. Tratam-se de obras de grande relevância no contexto histórico daquele que é retratado no espetáculo. São obras de luta, a luta de um povo contra a ditadura. O guião do espetáculo foi construído com o intuito de que este seja realizável, não só por alunos do Conservatório, onde este foi implementado, mas também por alunos do ensino genérico. Na prossecução de uma resposta à problemática deste estudo foi implementado um plano de ação. Esse plano consistiu na montagem do já referido espetáculo. Para tal o Programa de Intervenção foi realizado em duas turmas do 3º ciclo (3º, 4º e 5º grau), uma designada por Grupo de Ação e outra por Grupo de Controlo. Para confirmar, ou não, a hipótese de investigação, os alunos realizaram Inquéritos por questionário, pré e pós implementação do Programa de Intervenção. Depois da análise dos dados obtidos e de realizada a interpretação dos resultados desta investigação, os indicadores são demonstrativos da constatação da eficácia da montagem e da realização do espetáculo em questão. As aprendizagens dos alunos foram muito significativas, sobretudo nos contextos da música enquanto veículo transmissor de conhecimentos numa visão transversal dos conteúdos.
- A canção tradicional Portuguesa no ensino do canto em escolas e conservatórios de músicaPublication . Felgueiras, Manuel; de Sousa, Maria do RosárioO Projeto Educativo que se apresenta, subordinada ao tema, A Canção Tradicional Portuguesa no Ensino do Canto, em Escolas e Conservatórios de Música tem como princípios orientadores dar a conhecer a importância que se deverá atribuir à valorização do património musical português. Nos contextos do Ensino do Canto, através de práticas pedagógicas e didácticas, esta aprendizagem deverá intensificar-se no sentido do conhecimento e da assimilação de canções tradicionais, em escolas e conservatórios de música. Apresentado nos contextos de um Quadro Teórico-Conceptual e de uma Metodologia Empírica, de análise qualitativa, pretende-se refletir sobre o Estado da Arte, onde autores de referência, nomeadamente, Adolfo Coelho (1847-1919); José Leite de Vasconcelos (1858-1941); António A Rocha Peixoto (1868-1909); Francisco Lacerda (1869-1934); Luís de Freitas Branco (1890-1995); Jorge Dias (1907-1973); de Canções Populares Portuguesas (1944; 1948), respectivamente, como Álbuns de Música Portuguesa – Volume I e Volume II - Edições do Gabinete de Estudos Musicais da Emissora Nacional; Zöltan Kodály (1946); Saguer, (1969); Ranita Nazaré (1979, 1984,1986); Lopes-Graça (1981); Michel Giacometti e Lopes-Graça (1991); Miller (1996; 2011); Torres (1998; 2015), José Bettencourt da Câmara (2001); Sousa (2002; 2008; 2010; 2012; 2015), entre muitos outros, fundamentam este estudo. Ao longo da Metodologia Empírica sustentada por um modelo de investigação científica de análise qualitativa (Coutinho, 2013) e (Sousa, 2015), foi escolhido, como instrumento de recolha de dados, o Inquérito por questionário (Carmo e Ferreira 1998). A Amostra foi constituída por um grupo de dezanove sujeitos, provenientes dos mais diversos níveis de ensino, sendo alguns deles estudantes e professores de música, na sua maioria, portadores de níveis culturais elevados. Através de uma criteriosa análise de conteúdo (Bardin, 1997) e de uma categorização abrangente, foi-nos possível perceber os resultados obtidos. Os indicadores são reveladores da grande importância que se deverá atribuir ao Ensino das Canções Tradicionais Portuguesas, enquanto transmissoras do riquíssimo, e, normalmente, desconhecido património artístico, musical e cultural português. Constituem, portanto, elementos essenciais no Ensino do Canto, tanto nos contextos de uma educação global, como nos contextos da educação específica, em escolas, e conservatórios de música portugueses. De salientar a importante contribuição que deveria ser dada a estas canções, através dos órgãos de comunicação social, que não só não as valorizam, como confundem estas vertentes do nosso património musical com outras canções ditas comerciais. Salientamos também a necessidade da sensibilização dos professores, dos diversos níveis de ensino para estas dimensões, junto de crianças, jovens e adultos. Com este estudo, julgamos ter contribuído para uma melhor perceção das interações que se estabelecem do ponto de vista metodológico, cultural musical e artístico, no âmbito de uma pedagogia e de uma didáctica do Ensino do Canto, nos contextos das Canções e do Património Cultural Português.