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Advisor(s)
Abstract(s)
O objetivo deste Projeto Educativo consiste na compreensão de alguns dos mais importantes fatores que
influenciam a rentabilização de um Ensaio de Orquestra Escolar, bem como na compreensão da forma
como essa influência se faz sentir. Um agrupamento juvenil, de estudantes de música, reage
necessariamente de forma diferente da forma como reage um agrupamento de adultos, e/ou profissional.
Este Projeto Educativo concentrou-se nos grupos juvenis, de adolescentes, em ambiente de orquestra
escolar. Pretendeu-se, assim, avaliar fatores no âmbito dos diferentes parâmetros: fatores psicológicos,
intersociais, estruturais e organizacionais. Foram analisadas várias teorias que discutem a influência da
motivação individual e da personalidade no desenvolvimento do nível técnico dos jovens músicos.
Também foram analisados os efeitos do treino, do tempo e do talento.
Apresentada nos contextos de um Quadro Teórico-Conceptual e de uma Metodologia Empírica, de
análise qualitativa e de análise quantitativa, pretendeu-se refletir sobre o Estado da Arte, onde autores de
referência, tais como: Soloboda (1991); Gabrielsson (1993); Ford e Davidson (2003); Baddeley (1991);
Tausky (1995); Grusson (1998); Hallam (1998), entre outros, fundamentam este estudo. A Metodologia
Empírica foi sustentada pelo modelo de investigação científica denominado Estudo de Caso.
A primeira parte deste trabalho é completamente baseada na discussão de teorias vigentes e na
apresentação de novas teorias acerca da temática em estudo. A segunda parte do trabalho consiste na
análise de dados e dos resultados obtidos num estudo de trabalho de campo, realizado com grupos de
estudantes participantes de três grupos orquestrais, os seus respetivos maestros e os diretores das escolas
de onde esses grupos pertencem. O objetivo consistiu em avaliar a veracidade das teorias abordadas na
primeira parte, e deixar clara a influência de vários fatores no desenrolar/rentabilização do trabalho de
uma orquestra juvenil de estudantes de música.
Como conclusão final, podemos afirmar que o desenvolvimento técnico dos alunos de uma orquestra
juvenil escolar e o consequente impacto na performance coletiva do grupo, é influenciado por fatores tão
diversos como os de relacionamento entre pares, motivações intrínsecas, ambiente social do grupo,
instalações e atitudes coletivas. Com este estudo julgo ter contribuído para uma melhor perceção das
interações e dinâmicas interpessoais que se estabelecem no âmbito de um Ensaio e que afetam,
positivamente ou negativamente, o desenrolar deste.
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Keywords
ensaio orquestra otimização maestros estudantes escolas de ensino artístico repertório