Browsing by Issue Date, starting with "2016-12-06"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- A otimização do ensaio na orquestra - Um estudo de caso em contexto escolarPublication . Ernesto Miguel da Silva Fontes CoelhoO objetivo deste Projeto Educativo consiste na compreensão de alguns dos mais importantes fatores que influenciam a rentabilização de um Ensaio de Orquestra Escolar, bem como na compreensão da forma como essa influência se faz sentir. Um agrupamento juvenil, de estudantes de música, reage necessariamente de forma diferente da forma como reage um agrupamento de adultos, e/ou profissional. Este Projeto Educativo concentrou-se nos grupos juvenis, de adolescentes, em ambiente de orquestra escolar. Pretendeu-se, assim, avaliar fatores no âmbito dos diferentes parâmetros: fatores psicológicos, intersociais, estruturais e organizacionais. Foram analisadas várias teorias que discutem a influência da motivação individual e da personalidade no desenvolvimento do nível técnico dos jovens músicos. Também foram analisados os efeitos do treino, do tempo e do talento. Apresentada nos contextos de um Quadro Teórico-Conceptual e de uma Metodologia Empírica, de análise qualitativa e de análise quantitativa, pretendeu-se refletir sobre o Estado da Arte, onde autores de referência, tais como: Soloboda (1991); Gabrielsson (1993); Ford e Davidson (2003); Baddeley (1991); Tausky (1995); Grusson (1998); Hallam (1998), entre outros, fundamentam este estudo. A Metodologia Empírica foi sustentada pelo modelo de investigação científica denominado Estudo de Caso. A primeira parte deste trabalho é completamente baseada na discussão de teorias vigentes e na apresentação de novas teorias acerca da temática em estudo. A segunda parte do trabalho consiste na análise de dados e dos resultados obtidos num estudo de trabalho de campo, realizado com grupos de estudantes participantes de três grupos orquestrais, os seus respetivos maestros e os diretores das escolas de onde esses grupos pertencem. O objetivo consistiu em avaliar a veracidade das teorias abordadas na primeira parte, e deixar clara a influência de vários fatores no desenrolar/rentabilização do trabalho de uma orquestra juvenil de estudantes de música. Como conclusão final, podemos afirmar que o desenvolvimento técnico dos alunos de uma orquestra juvenil escolar e o consequente impacto na performance coletiva do grupo, é influenciado por fatores tão diversos como os de relacionamento entre pares, motivações intrínsecas, ambiente social do grupo, instalações e atitudes coletivas. Com este estudo julgo ter contribuído para uma melhor perceção das interações e dinâmicas interpessoais que se estabelecem no âmbito de um Ensaio e que afetam, positivamente ou negativamente, o desenrolar deste.
- A Ópera e o Canto - Instrumentos pedagógicos impulsionadores do desenvolvimento e maturação infantilPublication . Rui Celestino Campos da Silva; de Sousa, Maria do RosárioOs horizontes que norteiam este Projeto de Investigação Científica têm como principal objetivo delinear um conjunto de estratégias que conduzam à planificação da temática em estudo, cujo Estado da Arte se projeta na construção de um conjunto de fundamentos e parámetros que conduzam à prática da Ópera com Crianças, objeto central deste estudo. Como desenvolver um programa artístico através da Ópera que proporcione e potencie o desenvolvimento da criança, a maturação emocional através da interpretação de um personagem, é o cerne deste projeto educativo que envolverá alunos da Classe de Canto 2015/16, a frequentarem o 2º Grau do Ensino Básico, com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos, na Escola de Música da Póvoa de Varzim/Associação Pró- Música da Póvoa de Varzim, procurando, desta forma, através desta manifestação artística, descobrir novas possibilidades de aprendizagem.
- A inovação pedagógica no ensino da música : implementação de repertórios alternativosPublication . Jorge Carvalho dos Santos Silva, Diogo; de Sousa, Maria do RosárioO Projeto Educativo que se apresenta, subordinado ao tema: A Inovação Pedagógica no Ensino da Música – Implementação de Repertórios Alternativos, tem como princípios orientadores compreender o fenómeno da inovação educativa como um dos temas atuais e em desenvolvimento no âmbito da teoria e da investigação pedagógica. No caso do ensino da música pretende-se perceber até que ponto a implementação de novas práticas nomeadamente a inclusão de Repertórios alternativos conduzem a resultados motivacionais e académicos diferentes mas igualmente eficazes nas aprendizagens dos alunos. Apresentado nos contextos de um Quadro teórico-conceptual e de uma metodologia empírica de analise qualitativa, inicia-se com uma reflexão sobre o Estado da arte acerca da temática onde autores de referência tais como: Arias (2015); Costa (2012); Fernández (2010); Gainza (1995; 2010); Giráldez (2010); Imbernón, (1996); Lucena (2012); Pascual (1988); Pérez (2011); Sousa (2008; 2010; 2012; 2015), entre outros, fundamentam este estudo. A Metodologia Empírica foi sustentada pelo modelo de investigação científica, de análise qualitativa denominado Estudo de Caso. Os resultados finais são indicadores dos grandes benefícios que estas experiências proporcionam aos estudantes, sendo de considerar a importância de que se revestem os diferentes estilos musicais. Com este estudo entendemos poder ter contribuído para uma melhor percepção destas novas visões pedagógicas e didáticas.
- Indicadores Prévios de Sucesso Académico em Unidades Curriculares de Introdução à ProgramaçãoPublication . Araújo, Telmo Jorge Vilgoen de; Sequeira, ManuelÉ uma prática muito antiga prever o sucesso na educação (Mazlack, 1980). Relativamente às unidades curriculares de Licenciatura onde se faz uma primeira introdução à programação, desde os anos 80 que se debate qual o melhor método para prever o sucesso dos estudantes nestas unidades curriculares. A aprendizagem de programação é um processo difícil e exigente, e atualmente a taxa de reprovação nas unidades curriculares de introdução à programação é elevada. Neste trabalho, verificamos se o teste de aptidão de Dehnadi produz resultados que se correlacionam com o sucesso académico dos estudantes, neste caso, os que estão inscritos na unidade curricular de introdução à programação da Licenciatura em Design do Instituto de Arte, Design e Empresa – Universitário (IADE-U). O teste de Dehnadi foi aplicado aos estudantes no início do 2.º semestre do ano letivo 2015/2016 a fim de tentar perceber se esta ferramenta pode ser utilizada no futuro, para identificar aqueles que estão em risco e se possível desenvolver estratégias de ensino de modo a aumentar as competências dos mesmos, aumentando a taxa de sucesso na unidade curricular de introdução à programação. Até ao momento os resultados do teste não tiveram qualquer influência no tratamento dado aos estudantes. Pretende-se também saber se este teste quando aplicado a estudantes sem conhecimento de programação, pode ser utilizado para aferir o seu raciocínio algorítmico e dessa forma prever o sucesso académico dos mesmos. O teste utiliza uma linguagem de programação semelhante ao Java, C e C++, o objetivo é tentar perceber se os estudantes sem conhecimentos prévios sobre estas linguagens, conseguem interpretar pequenos troços de programa de forma coerente. Foram utilizados os resultados das classificações intermédias e da classificação final na unidade curricular de introdução à programação. Apresentamos a correlação destes resultados com os resultados do teste de Dehnadi.