Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O impacto da música numa perspetiva de aprendizagem transversal: 25 de abril - Música e História

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Projecto Educativo - Jorge Pires.pdf1.79 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O Projeto Educativo que se apresenta tem por objetivo aferir o contributo da montagem de um espetáculo Histórico/Musical na aprendizagem dos alunos que o vão implementar. O espetáculo tem por base principal as Canções Heróicas do compositor Fernando Lopes-Graça. Tratam-se de obras de grande relevância no contexto histórico daquele que é retratado no espetáculo. São obras de luta, a luta de um povo contra a ditadura. O guião do espetáculo foi construído com o intuito de que este seja realizável, não só por alunos do Conservatório, onde este foi implementado, mas também por alunos do ensino genérico. Na prossecução de uma resposta à problemática deste estudo foi implementado um plano de ação. Esse plano consistiu na montagem do já referido espetáculo. Para tal o Programa de Intervenção foi realizado em duas turmas do 3º ciclo (3º, 4º e 5º grau), uma designada por Grupo de Ação e outra por Grupo de Controlo. Para confirmar, ou não, a hipótese de investigação, os alunos realizaram Inquéritos por questionário, pré e pós implementação do Programa de Intervenção. Depois da análise dos dados obtidos e de realizada a interpretação dos resultados desta investigação, os indicadores são demonstrativos da constatação da eficácia da montagem e da realização do espetáculo em questão. As aprendizagens dos alunos foram muito significativas, sobretudo nos contextos da música enquanto veículo transmissor de conhecimentos numa visão transversal dos conteúdos.

Description

Keywords

PROGRAMA HISTÓRICO/MUSICAL FERNANDO LOPES-GRAÇA MÚSICA E MOVIMENTOS SOCIAIS Canções Heróicas ESTUDANTES DO ENSINO GENÉRICO

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License