Publication
O impacto da música numa perspetiva de aprendizagem transversal: 25 de abril - Música e História
dc.contributor.advisor | de Sousa, Maria do Rosário | |
dc.contributor.author | Pires, Jorge | |
dc.date.accessioned | 2016-12-09T16:55:58Z | |
dc.date.available | 2016-12-09T16:55:58Z | |
dc.date.issued | 2016-07 | |
dc.description.abstract | O Projeto Educativo que se apresenta tem por objetivo aferir o contributo da montagem de um espetáculo Histórico/Musical na aprendizagem dos alunos que o vão implementar. O espetáculo tem por base principal as Canções Heróicas do compositor Fernando Lopes-Graça. Tratam-se de obras de grande relevância no contexto histórico daquele que é retratado no espetáculo. São obras de luta, a luta de um povo contra a ditadura. O guião do espetáculo foi construído com o intuito de que este seja realizável, não só por alunos do Conservatório, onde este foi implementado, mas também por alunos do ensino genérico. Na prossecução de uma resposta à problemática deste estudo foi implementado um plano de ação. Esse plano consistiu na montagem do já referido espetáculo. Para tal o Programa de Intervenção foi realizado em duas turmas do 3º ciclo (3º, 4º e 5º grau), uma designada por Grupo de Ação e outra por Grupo de Controlo. Para confirmar, ou não, a hipótese de investigação, os alunos realizaram Inquéritos por questionário, pré e pós implementação do Programa de Intervenção. Depois da análise dos dados obtidos e de realizada a interpretação dos resultados desta investigação, os indicadores são demonstrativos da constatação da eficácia da montagem e da realização do espetáculo em questão. As aprendizagens dos alunos foram muito significativas, sobretudo nos contextos da música enquanto veículo transmissor de conhecimentos numa visão transversal dos conteúdos. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201552370 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/16649 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | PROGRAMA HISTÓRICO/MUSICAL | pt_PT |
dc.subject | FERNANDO LOPES-GRAÇA | pt_PT |
dc.subject | MÚSICA E MOVIMENTOS SOCIAIS | pt_PT |
dc.subject | Canções Heróicas | pt_PT |
dc.subject | ESTUDANTES DO ENSINO GENÉRICO | pt_PT |
dc.title | O impacto da música numa perspetiva de aprendizagem transversal: 25 de abril - Música e História | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | closedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Conservatório Superior de Música de Gaia | |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Música - especialidade em Música de Conjunto | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Projecto Educativo - Jorge Pires.pdf
- Size:
- 1.79 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.85 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: