Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
4.66 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O Projeto Educativo que se apresenta subordinado ao título O Canto como Terapia Vocal: Contributos
no tratamento das Disfonias vocais de origem funcional tem como principal objetivo criar um
instrumento que se possa constituir como documento de pesquisa e de análise documental (Carmo e
Ferreira (1998). Através deste estudo, pretendemos ir ao encontro de normas e de princípios orientadores
que nos conduzam à estruturação de práticas inovadoras no estudo e aprofundamento do Canto como
Terapia Vocal.
De modo a se poder entender melhor toda a complexidade desta pesquisa, este estudo irá desenvolver-se
ao longo das etapas que passamos a enunciar:
i) um levantamento do Estado da Arte acerca dos diferentes tipos de problemas vocais existentes,
nomeadamente os de origem funcional, e das referências bibliográficas que sustentem tais
anomalias, bem como uma definição de conceitos inerentes a esta problemática;
ii) uma apresentação da fisiologia vocal, por forma a nos inteirarmos do fenómeno da produção
vocal;
iii) um conjunto de exercícios que nos preparem e conduzam à resolução e ao tratamento dos
problemas vocais, nomeadamente as disfonias, em crianças e adultos.
Com este estudo, procuramos obter caminhos inovadores para as respostas concretas, que se pretendem
dar a conhecer junto dos professores de Canto, que muitas vezes se vêm confrontados com alunos que
procuram esta aula como um meio de solução para o seu problema. Entendemos, contudo, que esta
problemática se revela, igualmente, de grande interesse para Cantores profissionais, os quais, mediante
determinadas situações, padecem de lesões causadas pelo mau uso vocal, voluntário ou involuntário.
Sobre o Estado da Arte, procuramos obter uma abrangência significativa de autores de referência que nos
conduzam ao conhecimento das publicações mais atuais, acerca desta temática. Assim, destacamos: Maria
Pilar Escudero (1987); Arfelis (2000); Matos et al., (2000); Gil-Carcedo, (2003); Mara Behlau (2004);
Richard Miller (2004); Inés Bustos Sánchez (2000)1; Le Huche e Allali (2005); Adriana H. Habbaby
(2006)2; Marcela Pietrokovsky (2007); Juan Carlos Casado Morente e Augustin Perez Izquierdo (2009)3;
Laura Neira (2011); Cobeta, Ignacio, Núñez, Faustino e Fernández (2013); Paulina Fariza, e Kirby Navarro
(2013), de entre muitos outros, à escala mundial. Este Projeto consolida-se com experiências práticas
retiradas da investigação científica de pesquisa de análise documental, já referida (Carmo e Ferreira,
1998), procurando, através de um conjunto de exercícios terapêuticos, confirmar os objetivos previstos.
Description
Keywords
canto terapia vocal disfonias terapêuticas exercícios