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O canto como terapia vocal - Contributo no tratamento das disfonias vocais de origem funcional

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O Projeto Educativo que se apresenta subordinado ao título O Canto como Terapia Vocal: Contributos no tratamento das Disfonias vocais de origem funcional tem como principal objetivo criar um instrumento que se possa constituir como documento de pesquisa e de análise documental (Carmo e Ferreira (1998). Através deste estudo, pretendemos ir ao encontro de normas e de princípios orientadores que nos conduzam à estruturação de práticas inovadoras no estudo e aprofundamento do Canto como Terapia Vocal. De modo a se poder entender melhor toda a complexidade desta pesquisa, este estudo irá desenvolver-se ao longo das etapas que passamos a enunciar: i) um levantamento do Estado da Arte acerca dos diferentes tipos de problemas vocais existentes, nomeadamente os de origem funcional, e das referências bibliográficas que sustentem tais anomalias, bem como uma definição de conceitos inerentes a esta problemática; ii) uma apresentação da fisiologia vocal, por forma a nos inteirarmos do fenómeno da produção vocal; iii) um conjunto de exercícios que nos preparem e conduzam à resolução e ao tratamento dos problemas vocais, nomeadamente as disfonias, em crianças e adultos. Com este estudo, procuramos obter caminhos inovadores para as respostas concretas, que se pretendem dar a conhecer junto dos professores de Canto, que muitas vezes se vêm confrontados com alunos que procuram esta aula como um meio de solução para o seu problema. Entendemos, contudo, que esta problemática se revela, igualmente, de grande interesse para Cantores profissionais, os quais, mediante determinadas situações, padecem de lesões causadas pelo mau uso vocal, voluntário ou involuntário. Sobre o Estado da Arte, procuramos obter uma abrangência significativa de autores de referência que nos conduzam ao conhecimento das publicações mais atuais, acerca desta temática. Assim, destacamos: Maria Pilar Escudero (1987); Arfelis (2000); Matos et al., (2000); Gil-Carcedo, (2003); Mara Behlau (2004); Richard Miller (2004); Inés Bustos Sánchez (2000)1; Le Huche e Allali (2005); Adriana H. Habbaby (2006)2; Marcela Pietrokovsky (2007); Juan Carlos Casado Morente e Augustin Perez Izquierdo (2009)3; Laura Neira (2011); Cobeta, Ignacio, Núñez, Faustino e Fernández (2013); Paulina Fariza, e Kirby Navarro (2013), de entre muitos outros, à escala mundial. Este Projeto consolida-se com experiências práticas retiradas da investigação científica de pesquisa de análise documental, já referida (Carmo e Ferreira, 1998), procurando, através de um conjunto de exercícios terapêuticos, confirmar os objetivos previstos.

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canto terapia vocal disfonias terapêuticas exercícios

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