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- Criação de uma identidade gráfica e wayfinding da loja de CascaisPublication . Guelha, Ana Sofia de Lima; Mateus, AméricoEste projeto tem como objetivo melhorar a prestação de serviços disponibilizados pela Loja Cascais, que é um dos postos de atendimento pertencentes à Câmara Municipal de Cascais. Este é um espaço complexo e é o que alberga mais munícipes, disponibiliza a prestação de serviços em várias áreas, como por exemplo a área do Urbanismo. Seguindo uma metodologia do IDEAS ®EVOLUTION, iniciou-se o processo criativo pela recolha de dados, observações ao local e entrevistas aos munícipes e funcionários da Loja para identificar os elementos mais fortes e os que necessitavam de algumas mudanças. Após concluídas as primeiras etapas foi definido que o projeto se iria focar em melhorar o atendimento Front Office da Loja Cascais, que consistiu: - No melhoramento da sinalética do edifício com a criação de diversos elementos gráficos, com o objetivo de facilitar a orientação dos munícipes até ao seu destino; - Em desenvolver uma Identidade Gráfica que caracterize a Loja Cascais e que dê destaque no novo espaço, que tem de partilhar com outras lojas (Meo, Cascais Envolvente, etc.). Recorreu-se a uma vasta revisão literária para a conceção do projeto, foi essencial a pesquisa teórica para fundamentar e auxiliar as etapas metodológicas como a criação de soluções. Adquiriu-se alguns conhecimentos nas áreas, como por exemplo o que é o Wayfinding e os seus elementos, o que é o Design Thinking, o que é Marketing de serviços, entre muitos outros.
- Proposta de um modelo de gestão de crise nas redes sociais para o setor da saúdePublication . Madureira, Loide da Silva Tomás; Marques, Célio GonçaloO aparecimento da Web 2.0 fez de todos os seus utilizadores produtores de conteúdos. Assim, existe maior facilidade de as pessoas expressarem o seu desagrado na Web. Situações que poderiam ser contidas, hoje podem assumir grandes proporções se não forem corretamente abordadas e controladas. As grandes crises geradas em redes sociais fizeram com que a generalidade do mundo empresarial entendesse a necessidade de estar preparado, o que não se reflete nas instituições de saúde. Todos os especialistas inquiridos consideram importante a presença das instituições hospitalares nas redes sociais mas, simultaneamente, alertam para a sua capacidade de exponenciar uma crise. Verifica-se também que os especialistas da área da saúde inquiridos não têm um plano de comunicação que envolva as crises nas redes sociais. É objetivo deste trabalho criar um modelo de fácil implementação que permita monitorizar as redes sociais e responder adequadamente em situações de crise. Assim, propomos com este trabalho um modelo constituído por três importantes passos. A primeira intervenção passa pela monitorização da Web, particularmente das redes sociais, usando ferramentas que informem cada vez que a instituição é mencionada nestes locais. Quando surge uma situação de crise, ou uma situação que a possa potenciar, é necessário ter em linha de conta quais as atitudes que devem ser tomadas face à situação. Para tal a instituição tem de ter um plano de comunicação definido e os colaboradores devidamente informados de como devem proceder. Por fim, é necessário analisar a crise, perceber o que correu mal para atualizar o plano e colmatar as falhas. Simultaneamente é necessário perceber os danos na imagem da instituição e promover ações que reponham a confiança dos doentes/utentes. A avaliação do modelo proposto só é possível na existência de uma crise, no entanto, a implementação, formação e treino podem mostrar algumas oportunidades de melhoria.
- O turismo enquanto qualificador de um MunicípioPublication . Pires, Sandra Manuela Magalhães; Figueira, Luís Mota; Coelho, João PintoAtendendo a que a qualidade deve estar na base do planeamento turístico para um território, importa salientar a relevância da qualificação da oferta, dos produtos, dos recursos, dos serviços e dos recursos humanos, por forma a impulsionar a competitividade e a atratividade dos destinos, garantindo a satisfação dos turistas. O retorno ou a experiência de visitação dos visitantes ao território é o eixo de preocupação que está presente na reflexão dos operadores e dos promotores turísticos. Para o estudo sobre Vila Nova da Barquinha, da revisão da literatura efetuada e da análise dos documentos orientadores provindos da União Europeia e Portugal, salienta-se a importância dessa qualificação, particularmente quando falamos na qualificação dos recursos humanos. Pretendemos neste projeto evidenciar a importância da qualificação turística no município de Vila Nova da Barquinha, recorrendo à elaboração de um modelo qualificador, que se traduz numa plataforma digital de um sistema de avaliação e que se pretende afirmar como uma ferramenta de avaliação, monitorização e apoio à decisão. A introdução do modelo Herity relativo ao património permitiu colocarmos em evidência uma das hipóteses de trabalho que nos foi surgindo. Assim, o modelo que se apresenta é fruto dessa concretização orientada à experimentação em meio autárquico. Partindo da avaliação de variáveis e de elementos pré-selecionados, assim como da submissão de contributos e de dados estatísticos, pretende-se que o QUALIFITUR, contribua para uma visão concertada no que respeita às políticas relacionadas com o Turismo e a qualificação do município de Vila Nova da Barquinha. Futuramente pretende-se que este modelo participativo possa ser replicado e operacionalizado em outros municípios, devidamente adaptado à realidade e necessidades de cada território, caso a proposta de sua aplicação concreta em 2017 e 2018 receba o acolhimento institucional que pensamos poder contribuir para uma melhoria do Turismo praticado em espaço autárquico.
- Reaproveitamento de óleo queimado através do processo de PirolisePublication . Pereira, Bruno Miguel Sousa Pisco; Chaparro, BrunoCada dia existe mais consumo de energia, já ninguém vive sem ela, é um recurso muito importante para todo o mundo. Mas com a escassez dos recursos de petróleo levou a que investigadores conseguissem encontrar combustíveis alternativos. Por outro lado, os óleos queimados colocam em risco o meu ambiente em todo o planeta devido à dificuldade em eliminar este resíduo. É possível dar uma nova vida a este tipo de resíduos através do seu processamento para obter combustível e outros derivados. Na atualidade, como as fontes de petróleo fóssil têm diminuído, os custos dos combustíveis têm incrementado ano após ano. Isto conduz a que cientistas e investigadores estudem novas alternativas que permitam reciclar e reutilizar os resíduos como fonte de energia. Muitos estudos revelam que a reutilização dos óleos queimados, que foram provenientes do petróleo podem ser reutilizados para gerar energia, especialmente para os motores a Diesel utilizando a tecnologia de pirólise. A tecnologia de pirólise permite reutilizar óleos usados de forma a poder gerar gasóleo que pode reutilizado mais tarde.
- Arte urbana em plataformas digitaisPublication . Gomes, Pedro Alexandre Teixeira; Oliveira, Fernando Jorge Matias SanchesEste estudo pretende abordar o contexto das plataformas web como ferramenta na divulgação de arte urbana, na qual se propõe analisar a referida temática através dos seguintes objetivos: i) a divulgação da arte urbana a partir das novas tecnologias; ii) e a verificação do impacto da arte urbana nas dimensões económica e socioculturais através de uma plataforma digital. A pertinência deste tema será a arte urbana portuguesa, assim como, vai dar a conhecer a importância do artista urbano na cultura visual contemporânea, e paralelamente, dará foco a questões ligadas à diferenciação e originalidade de cada artista. O impacto da arte urbana no núcleo económico e sociocultural vai fornecer uma mais valia ao fluxo de turismo no território português, permitindo que Portugal possa promover a sua identidade cultural e urbana no paradigma global. Pretende-se também abordar as novas tecnologias como meio de comunicação abordando assuntos a ela inerentes, tais como, navegação / branding / sistemas de identidade / usabilidade / adaptabilidade do design aos vários hardwares digitais através de um responsive web design. A Metodologia utilizada tem dois grandes focos de apoio: não intervencionista e intervencionista. A primeira é composta pela revisão da literatura e pelos estudos de casos e pretende dar resposta a uma questão que foi formulada face aos objectivos e pertinência. Essa mesma resposta é o cerne da hipótese que afunila o conhecimento adquirido em alguns pré-requisitos que têm em vista uma aplicabilidade em projeto. Aqui a componente intervencionista é maioritária pois o candidato irá testar os requisitos mencionados num projeto concreto tendo em vista a sua implementação no mercado tecnológico. Os resultados deste projeto farão parte das conclusões e recomendações futuras.
- Medidas de reabilitação urbana em áreas de risco de cheiaPublication . Moreira, Paulo Renato Costa; Santos, LuísAs cidades são sistemas dinâmicos, onde a compreensão da evolução histórica e a forma como esta molda o tecido urbano é crucial na avaliação da vulnerabilidade ao risco de cheia. A necessidade de gerir e adaptar cidades do Século XXI às mudanças de demografia, tendências e alterações climáticas apresenta-se como um desafio. As cidades necessitam de aprender com o passado, antecipando o futuro, no sentido de desenvolver medidas de gestão eficientes para a prevenção de riscos de cheias. A necessidade de eliminar práticas inadequadas, através da investigação, experimentação e avaliação permite encontrar boas práticas e técnicas, que sirvam como alternativas viáveis às utilizadas atualmente. Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) com capacidade de modelação da problemática de cheias, apresentam-se hoje como mecanismo integrador das condições físicas e ambientais de territórios. A necessidade de previsão destes fenómenos, priorizando a implementação adequada de medidas de mitigação, representa a vanguarda da gestão das áreas urbanas afetadas. A reabilitação urbana de edifícios e infraestruturas, sejam elas de interesse histórico, cultural ou meramente habitacional e comércio, poderá ser também utilizada como oportunidade estratégica de adaptação das cidades a longo prazo, corrigindo erros do passado, melhorando desta forma a resiliência a riscos de cheia. Os cenários de alterações climáticas preveem que a frequência de cheias aumente significativamente durante o período de vida do edificado. Este fator justifica a necessidade de uma atitude proactiva de implementação de novas medidas, técnicas e equipamentos, que prolonguem a vida útil e robustez do edificado, aumentando a sua capacidade de resistência a fenómenos ligados às alterações climáticas. MEDIDAS DE REABILITAÇÃO URBANA EM ÁREAS DE RISCO DE CHEIA CASO DE ESTUDO DE TOMAR VIII Sendo a atual reabilitação urbana um fenómeno em crescente, e que muitas vezes é baseado nos pressupostos de que o tecido urbano não deverá sofrer alterações significativas, as abordagens propostas pressupõem a aplicação de técnicas adaptáveis de uma forma pouco invasiva, no entanto eficazes em termos de resultados. Considerando que os níveis de investimento possam ser um problema na implementação de medidas, que embora necessárias, são quase sempre encaradas como investimento excessivo, propõe-se a intervenção das autoridades locais como elemento dinamizador da reabilitação urbana enquanto facilitador da implementação de sistemas de mitigação dos efeitos das cheias através de um sistema simples de incentivos. É do conhecimento geral que as inundações causam graves problemas ao edificado, negócios, entre outros, o que acresce custos elevados ao erário público, sendo as soluções propostas uma forma de simbiose económica de adaptação às alterações climáticas. O corrente estudo, propõe e aplica ferramentas de modelação e informação geográfica, a análise de risco de cheia, a delimitação de zonas de risco e a sua possível aplicação pelos mais variados atores da sociedade contribuindo para a reabilitação das áreas de risco de cheia. Este trabalho documenta os vários materiais e soluções técnicas a utilizar em zonas urbanas com probabilidade de cheia, e de uma forma integrada apresenta um modelo aplicável de soluções administrativas, quer ao nível da propriedade, quer ao nível da administração local.
- Relatório de estágio na agência t_insightPublication . Martins, Tiago Laginha; Duarte, EmíliaO presente relatório pretende relatar os doze meses de estágio curricular que efetuei na agência de Comunicação Digital t_insight, entre 1 de junho de 2015 e 31 de Maio de 2016. Neste relatório é descrito todo o percurso na agência desde o início do estágio, onde desempenhei funções de Junior Digital Designer. Serão destacados métodos e técnicas da Manipulação Fotográfica Digital, aplicadas no Design. Serão ainda apresentados três casos de estudo, cujas temáticas são diferentes, e em que os projetos efetuados requereram diferentes processos e técnicas. Por fim, pretendo demonstrar como foram atingidos os vários objetivos de aprendizagem propostos no início do estágio, através das várias metodologias e processos que desenvolvi no decorrer da execução dos projetos.
- Sistema fotovoltaicosPublication . Moreira, Fábio Miguel Brites; Monteiro, RaulEste relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de estágio referente ao Mestrado em Engenharia Eletrotécnica – Controlo e Eletrónica Industrial, durante o ano letivo de 2015/2016. O estágio teve lugar na empresa CRITICAL KINETICS e teve como objetivo principal o desenvolvimento de competências a nível da orçamentação, dimensionamento, montagem, análise técnica e estudo de viabilidade económica na área das energias renováveis, mais especificamente na da energia fotovoltaica. No decorrer do presente relatório irão ser descritas algumas das atividades exercidas durante o período de estágio, vai ser dado a conhecer o funcionamento dos sistemas fotovoltaicos e seus equipamentos, apresentar-se-á também alguns exemplos de dimensionamento de sistemas fotovoltaicos.
- Design thinking in the third sector: a study applied to social projectsPublication . Massa, Fernanda Vogt Del; Haikola, Pirjo AnnikkiThis Master's dissertation aims to investigate the contribution of design thinking in the context of social projects in the Third Sector. In order to discuss and propose actions mediated by this innovative tool, the dissertation will consist of two parts: the theoretical analysis of methodologies and methods, and a case study. The case study analysis intends to reveal opportunities to use design thinking methodology in a social project of the Third Sector, and possible increase engagement with the community, range and impact. For such purpose, this dissertation presents a qualitative exploratory approach, which includes a literature review, offering theoretical support for the object of study; a complementary phase with interviews, document analysis and questionnaires; a case study with a Third Sector Organization -‐ the Scouts of Brazil -‐ to verify the contribution of design thinking methodology into social projects and the proposal of a new process, based in the methodologies of design and innovation for projects made by this sector.
- Relatório de estágio na Air France - KLM: design thinking, marca e identidadePublication . Vieira, Carlos Duarte Sousa; Silva, PauloEste relatório detalha e analisa o estágio decorrido pelo aluno Carlos Vieira, no escritório sediado em Portugal da Air France-KLM – entre Abril de 2015 e Outubro de 2015 – com vista à obtenção do grau de Mestre em Design e Cultura Visual, com especialização em Design Visual. Será feita uma breve apresentação da entidade acolhedora, para a qual foram realizados alguns trabalhos durante o período de estágio. Desde a sua estrutura organizacional à sua identidade, serão também apresentados alguns dos projectos em que o autor participou. Na Air France-KLM, o aluno teve um papel activo no exercício das suas funções, sendo que, por ter licenciatura em comunicação estratégica, possibilitou-se a colaboração também em projectos ligados à activação das marcas ou análise de mercado, para além dos trabalhos ligdos ao design gráfico. O autor reflectiu, enquanto designer, na sociedade contemporânea e por isso mesmo, abordou na importância que o design thinking tem nos dias de hoje. O design thinking, a comunicação e a construção da uma marca serão questões abordadas explicitamente ou implicitamente, tendo como resultado final uma análise global da presença do Grupo Air France-KLM em Portugal. Estes temas serão um fio constante para toda a componente teórica deste relatório.