Browsing by Issue Date, starting with "2016-07-18"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Plano de Negócios - Feel CascaisPublication . Soares, Inês Carvalho Ribeiro; Gustavo, Nuno Silva; Afonso, Victor Manuel AlvesNuma era marcada pelo crescente consumo cultural das sociedades ocidentais, o indivíduo tende a procurar serviços que acrescentem valor à sua vida. Com o aumento da importância do turismo para a economia nacional, a oferta torna-se mais competitiva e em resposta aos elevados padrões de consumo do turista atual, tende a diferenciar-se introduzindo inovações em grande parte de base tecnológica. O plano de negócios que se apresenta tem como base a ideia da criação de uma empresa de visitas guiadas que pretende dar a conhecer a Vila de Cascais aos seus visitantes. A FeelCascais destacar-se-á pelo seu conceito inovador e criativo que consiste na introdução de experiências e na utilização da Realidade Aumentada (RA) durante as visitas guiadas. Considerando um investimento inicial de aproximadamente 8 mil euros, o projeto apresenta um VAL de 74.010 mil euros, uma TIR de 90,62% e um pay back period de 3 anos. Estes critérios justificam a viabilidade económica e financeira do projeto.
- Classe de conjunto: da não existência à centralidade do processo ensino/aprendizagem da músicaPublication . dos Santos, Birgita; de Sousa, Maria do RosárioO trabalho de investigação científica que se apresenta situa-se no contexto na unidade curricular de Projeto Educativo, integrado no Mestrado em Ensino da Música, com especialidade em Música de Conjunto, ministrado no Conservatório Superior de Música de Gaia. Esta Investigação de análise qualitativa, centrou-se no estudo do tema: Classe Conjunto: Da não existência à centralidade do processo ensino/aprendizagem da Música. Aprofundou cientificamente a necessidade da existência da Classe de Conjunto, enquanto disciplina, em contextos de ensino/aprendizagem, em escolas especializadas do ensino artístico da música. Através de uma análise histórica e documental (Carmo e Ferreira, 1998), configurou-se um Estado da Arte que abarcou diversas épocas, tendo-se elaborado uma reflexão sustentada na informação recolhida, através de diversos autores. Acerca da Classe de Conjunto e da sua pertinência nos contextos do Ensino Especializado da Música, estudaram-se os seus fundamentos e as suas características, nos aspetos que entendemos de maior relevância na formação de músicos. Ainda no âmbito da metodologia utlizada, este estudo apresenta um trabalho empírico, tendo como base metodológica o modelo de Observação Participante (Sousa, 2012). Esse trabalho empírico consistiu na implementação de práticas pedagógicas e na observação dos trabalhos realizados, numa turma de Classe de Conjunto de Coro, na Fundação Conservatório de Música de Gaia. Estas experiências permitiram-nos identificar os sentidos, as orientações e as dinâmicas de cada momento de uma aula, podendo chegar a conclusões de significativo interesse quanto à eficácia do ensino desta disciplina na escola vocacional.
- O canto como terapia vocal - Contributo no tratamento das disfonias vocais de origem funcionalPublication . Carvalho, Ana; de Sousa, Maria do RosárioO Projeto Educativo que se apresenta subordinado ao título O Canto como Terapia Vocal: Contributos no tratamento das Disfonias vocais de origem funcional tem como principal objetivo criar um instrumento que se possa constituir como documento de pesquisa e de análise documental (Carmo e Ferreira (1998). Através deste estudo, pretendemos ir ao encontro de normas e de princípios orientadores que nos conduzam à estruturação de práticas inovadoras no estudo e aprofundamento do Canto como Terapia Vocal. De modo a se poder entender melhor toda a complexidade desta pesquisa, este estudo irá desenvolver-se ao longo das etapas que passamos a enunciar: i) um levantamento do Estado da Arte acerca dos diferentes tipos de problemas vocais existentes, nomeadamente os de origem funcional, e das referências bibliográficas que sustentem tais anomalias, bem como uma definição de conceitos inerentes a esta problemática; ii) uma apresentação da fisiologia vocal, por forma a nos inteirarmos do fenómeno da produção vocal; iii) um conjunto de exercícios que nos preparem e conduzam à resolução e ao tratamento dos problemas vocais, nomeadamente as disfonias, em crianças e adultos. Com este estudo, procuramos obter caminhos inovadores para as respostas concretas, que se pretendem dar a conhecer junto dos professores de Canto, que muitas vezes se vêm confrontados com alunos que procuram esta aula como um meio de solução para o seu problema. Entendemos, contudo, que esta problemática se revela, igualmente, de grande interesse para Cantores profissionais, os quais, mediante determinadas situações, padecem de lesões causadas pelo mau uso vocal, voluntário ou involuntário. Sobre o Estado da Arte, procuramos obter uma abrangência significativa de autores de referência que nos conduzam ao conhecimento das publicações mais atuais, acerca desta temática. Assim, destacamos: Maria Pilar Escudero (1987); Arfelis (2000); Matos et al., (2000); Gil-Carcedo, (2003); Mara Behlau (2004); Richard Miller (2004); Inés Bustos Sánchez (2000)1; Le Huche e Allali (2005); Adriana H. Habbaby (2006)2; Marcela Pietrokovsky (2007); Juan Carlos Casado Morente e Augustin Perez Izquierdo (2009)3; Laura Neira (2011); Cobeta, Ignacio, Núñez, Faustino e Fernández (2013); Paulina Fariza, e Kirby Navarro (2013), de entre muitos outros, à escala mundial. Este Projeto consolida-se com experiências práticas retiradas da investigação científica de pesquisa de análise documental, já referida (Carmo e Ferreira, 1998), procurando, através de um conjunto de exercícios terapêuticos, confirmar os objetivos previstos.
- Impacto de helmintes gastrointestinais em felídeos selvagens em zoos − perspectiva de "uma só saúde"Publication . e Silva, Mariana Filipa Varandas Costa; Francisco, Anabela Maduro de AlmeidaOs animais selvagens, em cativeiro ou de vida livre, podem ser portadores de doenças potencialmente zoonóticas relevantes na saúde pública. A presença de parasitas, nomeadamente helmintes gastrointestinais, é uma realidade preocupante observada em Jardins Zoológicos (Zoos). Face à importância desta problemática na saúde pública, bem como à escassa informação bibliográfica sobre o assunto, foi objetivo deste trabalho elaborar uma revisão bibliográfica sobre helmintes gastrointestinais em felídeos selvagens em cativeiro, com especial ênfase na contaminação ambiental e prevenção da transmissão de doença. Nesta revisão, foi possível constatar que os helmintes mais prevalentes em Zoos pertencem aos géneros Toxocara, Toxascaris, Strongyloides e à família dos ancilostomídeos, sendo que os géneros Toxocara e Strongyloides e os ancilostomídeos apresentam reconhecido potencial zoonótico. Dada a proximidade entre animais e o Homem neste ambiente, pretendeu-se ainda neste trabalho enfatizar os principais aspetos relacionados com os riscos de transmissão destes agentes zoonóticos em felídeos selvagens em cativeiro. Urge implementar medidas preventivas e ações de controlo de helmintes, com impacto na saúde animal, saúde humana e saúde ambiental, numa perspetiva dirigida ao conceito conhecido como ―uma só saúde‖ (One Health).
- Avaliação da carga de trabalho de enfermagem na unidade de cuidados intensivos Dr. Emílio Moreira em PortalegrePublication . Catalão, Maria José; Pedro, AdrianoNo âmbito do 4º Mestrado em Enfermagem com Especialização em Gestão de Unidades de Saúde, da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Portalegre, o presente relatório pretende apresentar um documento reflexivo sobre a aquisição e o desenvolvimento de competências na área da gestão de unidades de saúde, em âmbito de estágio. O estágio decorreu na Unidade de Cuidados Intensivos Dr. Emílio Moreira da Unidade Local do Norte Alentejano, no período de Outubro de 2015 a Fevereiro de 2016. Foi aplicada a metodologia de projeto, tendo desenvolvido no decorrer do estágio o Trabalho de Projeto Avaliação da Carga de Trabalho de Enfermagem na Unidade de Cuidados Intensivos Dr. Emílio Moreira em Portalegre Os enfermeiros desempenham funções muito importantes na área da gestão dos recursos e dos cuidados, em unidades de cuidados intensivos. Uma dessas funções consiste em avaliar o índice de gravidade dos doentes internados e a carga de trabalho de enfermagem através do Therapeutic Intervention Scoring System-28. Neste sentido tornou-se pertinente o estudo retrospetivo da carga de trabalho na UCIDEM, por forma a otimizar a utilização do instrumento de gestão implementado e propor melhorias no âmbito da dotação dos enfermeiros. Concluiu-se, principalmente, que: em relação ao Índice de Enfermeiros e Score TISS, verificaram-se variações acentuadas, quer na necessidade de trabalho de enfermagem quer na gravidade dos doentes, durante 365 dias; comparando a média anual de TISS obtida com o diagnóstico atual da situação na UCIDEM, existe uma dotação desfasada de acordo com o que foi medido pelo TISS; e que a carga de trabalho dos enfermeiros não é distribuída equitativamente pelos turnos
- A competência do enfermeiro especialista em enfermagem em pessoa em situação crítica como membro dinamizador na unidade cuidados intensivosPublication . Dias, Telma; Cordeiro, RaulComo elemento primordial, nos cuidados de saúde, o enfermeiro é o profissional, que por mais tempo desenvolve atividades junto do doente, tornando-o assim responsável, por desempenhar um papel fundamental na prevenção das infeções associadas aos cuidados de saúde, mas também o torna potencialmente veículo de transmissão das mesmas. A higienização das mãos é identificada mundialmente como uma medida básica, mas fundamental, no controle de infeções associadas aos cuidados de saúde, logo é considerada como um dos pilares da prevenção e do controle de infeções nos serviços de saúde. O doente crítico é um doente de alto risco, vulnerável por estar sujeito a várias técnicas invasivas, por sua vez o mesmo, é suscetível às infeções cruzadas. Com o intuito de diminuir e/ou eliminar essas mesmas infeções, cabe aos enfermeiros, a realização de momentos de observação, monitorização dos momentos de adesão às boas práticas em resultado do observado, para além do melhoramento em momentos de formação, pois a prática da enfermagem, não sendo estanque, exige ao longo do seu percurso, um processo contínuo de aprendizagem e atualização para que os cuidados sejam de excelência. Cabe ao Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica, a responsabilidade de conceber estratégias que visem a redução das infeções que poderão ocorrer na prestação de cuidados
- Na especificidade, a evidência do impacto das intervenções do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação no doente com patologia respiratória crónica, no serviço de urgênciaPublication . Falé, Maria João; Cordeiro, RaulO presente estudo decorreu no serviço de urgência do Hospital do Espírito Santo de Évora – EPE, de Setembro de 2015 a Janeiro de 2016 e enquadra-se na área da prestação de cuidados especializados em enfermagem de reabilitação. É um estudo de caso, em que objeto de estudo é “A Intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação no doente com Patologia Respiratória Crónica”. A abordagem metodológica é mista pois trata-se de um caso de estudo que não é puramente qualitativo. A utilização de metodologia quantitativa com indicadores quantitativos permitirá uma melhor compreensão e visão global do caso apresentado. Trata-se de um estudo de natureza descritiva, transversal e não experimental pois tem como objetivo a recolha de dados observáveis e quantificáveis, num determinado período de tempo e não o controlo de fenómenos. População alvo: todos os utentes com Patologia Respiratória Crónica internados no Serviço de Observação no período de tempo referido anteriormente. Amostra: 4 utentes com média de idades de 78,0 anos dos quais 75% eram do sexo masculino e 25% do sexo feminino. Foram implementadas intervenções de enfermagem de reabilitação, nomeadamente, reabilitação funcional respiratória e motora, que demonstraram ser eficazes tendo-se obtido saturações periféricas de O2 de 96%, em média. Estes resultados traduzem-se em ganhos ao nível da capacidade respiratória permitindo o desenvolvimento de atividades de vida diária normais. Também foi possível a manutenção e potenciação das capacidades de mobilidade nestes utentes com uma média etária elevada e com algumas limitações físicas e/ou cognitivas o que, só por si, também traduz ganhos em saúde no que concerne à sua independência e melhoria da qualidade de vida. O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação é claramente uma mais-valia no serviço de urgência pois ao colocar em prática uma dinâmica de desempenho voltado para os conhecimentos especializados adquiridos, criando ferramentas que permitam um desempenho estruturado dos cuidados, a promoção da sua continuidade, a sua avaliação e a produção de conhecimento científico baseado na evidência contribui para a redução do tempo de internamento o que se repercute na maior eficácia na Gestão de Unidades de Saúde.
- Ulisses: Um projeto educativo de Design SocialPublication . Silva, Ana; Silva, HelenaEste trabalho é sobre a construção de um projeto de intervenção promotor da Educação Artística, numa perspetiva social, o que, numa primeira fase, implicou o cruzamento das áreas do Design Social e da Educação Artística. O objetivo principal deste projeto é determinado por um entendimento do Design Social como forma de intervir na sociedade, colocando o designer como alguém que pode desempenhar um papel fulcral na mudança de mentalidades e colocar as suas competências ao serviço do bem coletivo. A sua vertente educativa é, por seu lado, determinada pelo conhecimento de que as crianças devem participar na realização de atividades que promovam o diálogo estético através de projetos que as envolvam na própria Arte, com atividades criativas e impulsionadoras da reflexão crítica. Desafios pedagógicos com e através da Arte podem desenvolver as suas competências nesta área. Estas premissas determinaram a criação do projeto ‘Ulisses’, a partir de cuja definição, enquadramento e identidade se conceberam os respetivos elementos de comunicação. Por fim, numa última fase, e para emancipar o projeto da dimensão concetual, planeou-se a sua aplicação junto do público-alvo (alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico — 6 aos 9 anos de idade).