Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
61.26 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este trabalho é sobre a construção de um projeto de intervenção promotor da Educação Artística, numa perspetiva
social, o que, numa primeira fase, implicou o cruzamento das áreas do Design Social e da Educação Artística.
O objetivo principal deste projeto é determinado por um entendimento do Design Social como forma de intervir na
sociedade, colocando o designer como alguém que pode desempenhar um papel fulcral na mudança de mentalidades
e colocar as suas competências ao serviço do bem coletivo.
A sua vertente educativa é, por seu lado, determinada pelo conhecimento de que as crianças devem participar na
realização de atividades que promovam o diálogo estético através de projetos que as envolvam na própria Arte, com
atividades criativas e impulsionadoras da reflexão crítica. Desafios pedagógicos com e através da Arte podem
desenvolver as suas competências nesta área.
Estas premissas determinaram a criação do projeto ‘Ulisses’, a partir de cuja definição, enquadramento e identidade se
conceberam os respetivos elementos de comunicação. Por fim, numa última fase, e para emancipar o projeto da
dimensão concetual, planeou-se a sua aplicação junto do público-alvo (alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico — 6 aos 9
anos de idade).
Description
Keywords
Projeto de comunicação Design social Educação artística Serviço educativo