Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
12.73 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O Projeto Educativo que se apresenta encontra-se integrado no Mestrado em Ensino da
Música, com a especialidade em Música de Conjunto. Foi realizado no período compreendido
entre janeiro a abril de 2015, na Fundação Conservatório Regional de Gaia. Teve como foco
central a implementação e sensibilização de práticas didáticas e pedagógicas, no contexto das
Danças do Renascimento e do Barroco, sustentadas pelas dimensões psicopedagógicas da
Rítmica de Emile Jacques Dalcroze, junto dos alunos que constituem uma turma do Segundo
Ciclo, das Classes de Conjunto de prática Coral/Vocal,
Constituído por um Quadro Teórico-Conceptual e por uma Metodologia Empírica, foram
estudados aspectos fundamentais ligados ao Estado da Arte, bem como aspectos relacionados
com a problemática do conhecimento da temática em estudo. Autores de referência
nomeadamente: Ehrenfels (1890); Dalcroze (1913; 1916); Bukofzer (1947); Lopes-Graça &
Borba (1954); (Dobbs, 1981); Sasportes et al. (1990); Caldwell (1995, Ch.3; Ch.4); Comeau
(1995); Jorgensen, (1997); Abreu (1998); Swanwick (1998); Sousa (1999); Legendre (2005); ;
Mark (2008); Tan et al (2010); Sousa (2008, 2010) e Sousa (2015) fundamentaram esta pesquisa.
No contexto da Metodologia Empírica foi organizado e implementado um Programa de
Investigação-Acção, de análise qualitativa, onde as treze sessões levadas a cabo, com a duração
90 minutos cada uma, tiveram como base o Modelo de Relação Pedagógica (RP) do investigador
canadiano Renald Legendre (2005).
As evidências coletadas permitiram concluir que as Danças Antigas apresentadas se
revelaram, para todos os alunos, com elevados graus de eficácia pedagógica quando estudadas
segundo a Rítmica Dalcroziana. Consideramos, portanto, que os resultados obtidos nos levam ao
conhecimento da pertinência e do interesse de que se revestem estas temáticas nos contextos das
actividades das práticas didácticas e pedagógicas, junto dos alunos das Classes de Conjunto de
prática Coral/Vocal, alargando a motivação, a inovação, e o conhecimento.
Description
Keywords
dança plasticidade rítmica dalcrozilana prática vocal/coral