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A METODOLOGIA DE EMILE JACQUES-DALCROZE. Uma Investigação-Ação aplicada a danças da Renascença e do Barroco.

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Abstract(s)

O Projeto Educativo que se apresenta encontra-se integrado no Mestrado em Ensino da Música, com a especialidade em Música de Conjunto. Foi realizado no período compreendido entre janeiro a abril de 2015, na Fundação Conservatório Regional de Gaia. Teve como foco central a implementação e sensibilização de práticas didáticas e pedagógicas, no contexto das Danças do Renascimento e do Barroco, sustentadas pelas dimensões psicopedagógicas da Rítmica de Emile Jacques Dalcroze, junto dos alunos que constituem uma turma do Segundo Ciclo, das Classes de Conjunto de prática Coral/Vocal, Constituído por um Quadro Teórico-Conceptual e por uma Metodologia Empírica, foram estudados aspectos fundamentais ligados ao Estado da Arte, bem como aspectos relacionados com a problemática do conhecimento da temática em estudo. Autores de referência nomeadamente: Ehrenfels (1890); Dalcroze (1913; 1916); Bukofzer (1947); Lopes-Graça & Borba (1954); (Dobbs, 1981); Sasportes et al. (1990); Caldwell (1995, Ch.3; Ch.4); Comeau (1995); Jorgensen, (1997); Abreu (1998); Swanwick (1998); Sousa (1999); Legendre (2005); ; Mark (2008); Tan et al (2010); Sousa (2008, 2010) e Sousa (2015) fundamentaram esta pesquisa. No contexto da Metodologia Empírica foi organizado e implementado um Programa de Investigação-Acção, de análise qualitativa, onde as treze sessões levadas a cabo, com a duração 90 minutos cada uma, tiveram como base o Modelo de Relação Pedagógica (RP) do investigador canadiano Renald Legendre (2005). As evidências coletadas permitiram concluir que as Danças Antigas apresentadas se revelaram, para todos os alunos, com elevados graus de eficácia pedagógica quando estudadas segundo a Rítmica Dalcroziana. Consideramos, portanto, que os resultados obtidos nos levam ao conhecimento da pertinência e do interesse de que se revestem estas temáticas nos contextos das actividades das práticas didácticas e pedagógicas, junto dos alunos das Classes de Conjunto de prática Coral/Vocal, alargando a motivação, a inovação, e o conhecimento.

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dança plasticidade rítmica dalcrozilana prática vocal/coral

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