Repository logo
 
Publication

A METODOLOGIA DE EMILE JACQUES-DALCROZE. Uma Investigação-Ação aplicada a danças da Renascença e do Barroco.

dc.contributor.advisorde Sousa, Maria do Rosário
dc.contributor.authorde Sá e Sales, Edgard
dc.date.accessioned2016-12-27T12:43:59Z
dc.date.available2016-12-27T12:43:59Z
dc.date.issued2016-07
dc.description.abstractO Projeto Educativo que se apresenta encontra-se integrado no Mestrado em Ensino da Música, com a especialidade em Música de Conjunto. Foi realizado no período compreendido entre janeiro a abril de 2015, na Fundação Conservatório Regional de Gaia. Teve como foco central a implementação e sensibilização de práticas didáticas e pedagógicas, no contexto das Danças do Renascimento e do Barroco, sustentadas pelas dimensões psicopedagógicas da Rítmica de Emile Jacques Dalcroze, junto dos alunos que constituem uma turma do Segundo Ciclo, das Classes de Conjunto de prática Coral/Vocal, Constituído por um Quadro Teórico-Conceptual e por uma Metodologia Empírica, foram estudados aspectos fundamentais ligados ao Estado da Arte, bem como aspectos relacionados com a problemática do conhecimento da temática em estudo. Autores de referência nomeadamente: Ehrenfels (1890); Dalcroze (1913; 1916); Bukofzer (1947); Lopes-Graça & Borba (1954); (Dobbs, 1981); Sasportes et al. (1990); Caldwell (1995, Ch.3; Ch.4); Comeau (1995); Jorgensen, (1997); Abreu (1998); Swanwick (1998); Sousa (1999); Legendre (2005); ; Mark (2008); Tan et al (2010); Sousa (2008, 2010) e Sousa (2015) fundamentaram esta pesquisa. No contexto da Metodologia Empírica foi organizado e implementado um Programa de Investigação-Acção, de análise qualitativa, onde as treze sessões levadas a cabo, com a duração 90 minutos cada uma, tiveram como base o Modelo de Relação Pedagógica (RP) do investigador canadiano Renald Legendre (2005). As evidências coletadas permitiram concluir que as Danças Antigas apresentadas se revelaram, para todos os alunos, com elevados graus de eficácia pedagógica quando estudadas segundo a Rítmica Dalcroziana. Consideramos, portanto, que os resultados obtidos nos levam ao conhecimento da pertinência e do interesse de que se revestem estas temáticas nos contextos das actividades das práticas didácticas e pedagógicas, junto dos alunos das Classes de Conjunto de prática Coral/Vocal, alargando a motivação, a inovação, e o conhecimento.pt_PT
dc.identifier.tid201600234
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/17132
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectdançapt_PT
dc.subjectplasticidadept_PT
dc.subjectrítmica dalcrozilanapt_PT
dc.subjectprática vocal/coralpt_PT
dc.titleA METODOLOGIA DE EMILE JACQUES-DALCROZE. Uma Investigação-Ação aplicada a danças da Renascença e do Barroco.pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorConservatório Superior de Música de Gaia
thesis.degree.nameMestrado em Ensino da Música - especialidade em Cantopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Projeto Educativo_Edgard Sales.pdf
Size:
12.73 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: