Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.57 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A Investigação científica que se apresenta, insere-se no âmbito de um Projeto
Educativo, integrado no Mestrado em Ensino da Música, com a especialidade em
Canto, realizado no Conservatório Superior de Música de Gaia (CSMG).
Dada a importância de que se reveste o Canto na formação artística das crianças, este
Projeto Educativo teve como foco central a prática vocal, e o estudo da
operacionalização da síntese da teoria mioelática e psicologia da música, em crianças
com idades compreendidas entre os 9 e os 11 anos.
Assente, no paradigma de Investigação-ação, de análise qualitativa, implementou-se um
Programa denominado Canto e Práticas Vocais aplicadas a Crianças, na Fundação
Conservatório Regional de Música de Gaia.
Sustentado por um Quadro Teórico-Conceptual, e por uma Metodologia Empírica,
baseados cientificamente no modelo de Relação Pedagógica (RP) de Renald Legendre
(2005), este Programa revestiu-se de grande significado para os Sujeitos (S) de
aprendizagem, conforme a análise de dados efectuada. As imagens fílmicas e
fotográficas conduziram-nos a resultados que nos permitem constatar a eficácia deste
Programa.
À luz dos conceitos da teoria mioelástica e psicologia da música podemos verificar
que a aprendizagem da obra Technicolor Promise, do compositor Allen Potte, conduziu
todas as crianças a progressos vocais de significativa importância.
Description
Keywords
educação artistica canto ensino do canto aparelho fonador TEORIA MIOELÁSTICA Psicologia da música