Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
10.32 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O trabalho de Investigação Científica que se apresenta tem como principal objetivo
compreender a importância de um Estúdio de Ópera, enquanto disciplina potenciadora
do desenvolvimento artístico, na formação de Cantores. Encontra-se integrado no
Projeto Educativo, do Mestrado em Ensino da Música, com a especialização em Canto,
realizado no Conservatório Superior de Música de Gaia (CSMG).
O Enquadramento Teórico focou o estudo da Ópera, centrando-se na evolução deste
género musical, procurando definir os elementos fundamentais necessários à sua
compreensão.
O Estudo Empírico, de análise qualitativa, consistiu na implementação de um Programa
denominado La Serva Padrona, de Pergolesi - O Estúdio de Ópera em contexto
académico. Optámos pela aplicação do modelo de Relação Pedagógica (RP) proposto
por Renald Legendre (2005), sendo Objeto (O) de estudo uma Investigação-Ação
realizada, que consistiu no estudo e na conceção cénica desta ópera buffa. Foram
Sujeitos (S) de aprendizagem um grupo de alunos da Licenciatura em Canto Teatral, do
CSMG.
Pelos registos apresentados na análise e na interpretação dos resultados, extraídos dos
diários de bordo, das imagens fotográficas e das gravações vídeo, pudemos concluir da
importância da implementação desta tipologia de Programas, na formação dos jovens
Cantores, em escolas e conservatórios de música.
Description
Keywords
educação artistica música ópera Estúdio de Ópera La Serva Padrona