Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.12 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Esta Investigação Científica insere-se no âmbito de um Projeto Educativo, integrado
no Mestrado em Ensino da Música, com a especialidade em Canto, realizado no
Conservatório Superior de Música de Gaia (CSMG).
Baseada num quadro teórico-conceptual esclarecedor dos conceitos que nos
pareceram chave nesta Investigação, explorámos neste Projeto Educativo de que modo os
alunos se relacionam com o tema da Ansiedade na Performance, o que sentem e de que forma
isso interfere na qualidade da sua performance. Saber como prevenir e/ou intervir, de forma a
provocar mudanças de comportamentos e pensamentos que conduzem a estados de ansiedade,
por vezes muito elevados e destruidores por parte dos alunos, constituia questão central deste
Projeto Educativo.
O paradigma utilizado para a elaboração do nosso Programa denominado: Ansiedade
na Performance: educar para prevenir, foi o da Investigação- Ação recorrendo a uma análise
de dados qualitativa. A Metodologia Científica respeitou o modelo de Relação Pedagógica
(RP) de Renald Legendre (2005). Baseados na recolha dos relatos dos alunos envolvidos no
programa, quer através dos diários de bordo, quer através da resposta a questionários,
podemos afirmar que a simples abordagem do tema da ansiedade na performance, a partilha
de experiências entre si e com o professor e a frequência de momentos de performance ao
longo do percurso académico, podem ajudar os mesmos a encarar a performance de um modo
positivo, conduzindo o professor a questionar a sua própria pedagogia e a forma como
contribui para a formação de um músico, tendo em conta não só os factores técnicos mas
também psico-emocionais característicos de cada aluno.
Não se pretende encontrar soluções que busquem eliminar totalmente as sensações de
medo e ansiedade, mas apenas demonstrar que estes sentimentos são parte da vida de um
estudante/profissional de música e que estes podem ser compreendidos e os seus efeitos
negativos minimizados e transformados em energia criadora.
Description
Keywords
performance ansiedade motivação canto ansiedade na performance