Publication
Ansiedade na Performance, Educar para Prevenir
| dc.contributor.author | Quinta, Patrícia | |
| dc.date.accessioned | 2016-04-15T11:15:35Z | |
| dc.date.available | 2016-04-15T11:15:35Z | |
| dc.date.issued | 2014-11 | |
| dc.description.abstract | Esta Investigação Científica insere-se no âmbito de um Projeto Educativo, integrado no Mestrado em Ensino da Música, com a especialidade em Canto, realizado no Conservatório Superior de Música de Gaia (CSMG). Baseada num quadro teórico-conceptual esclarecedor dos conceitos que nos pareceram chave nesta Investigação, explorámos neste Projeto Educativo de que modo os alunos se relacionam com o tema da Ansiedade na Performance, o que sentem e de que forma isso interfere na qualidade da sua performance. Saber como prevenir e/ou intervir, de forma a provocar mudanças de comportamentos e pensamentos que conduzem a estados de ansiedade, por vezes muito elevados e destruidores por parte dos alunos, constituia questão central deste Projeto Educativo. O paradigma utilizado para a elaboração do nosso Programa denominado: Ansiedade na Performance: educar para prevenir, foi o da Investigação- Ação recorrendo a uma análise de dados qualitativa. A Metodologia Científica respeitou o modelo de Relação Pedagógica (RP) de Renald Legendre (2005). Baseados na recolha dos relatos dos alunos envolvidos no programa, quer através dos diários de bordo, quer através da resposta a questionários, podemos afirmar que a simples abordagem do tema da ansiedade na performance, a partilha de experiências entre si e com o professor e a frequência de momentos de performance ao longo do percurso académico, podem ajudar os mesmos a encarar a performance de um modo positivo, conduzindo o professor a questionar a sua própria pedagogia e a forma como contribui para a formação de um músico, tendo em conta não só os factores técnicos mas também psico-emocionais característicos de cada aluno. Não se pretende encontrar soluções que busquem eliminar totalmente as sensações de medo e ansiedade, mas apenas demonstrar que estes sentimentos são parte da vida de um estudante/profissional de música e que estes podem ser compreendidos e os seus efeitos negativos minimizados e transformados em energia criadora. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 201540371 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/13172 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.subject | performance | pt_PT |
| dc.subject | ansiedade | pt_PT |
| dc.subject | motivação | pt_PT |
| dc.subject | canto | pt_PT |
| dc.subject | ansiedade na performance | pt_PT |
| dc.title | Ansiedade na Performance, Educar para Prevenir | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.title | Ansiedade na Performance, Educar para Prevenir | pt_PT |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
