Repository logo
 
Publication

Ansiedade na Performance, Educar para Prevenir

dc.contributor.authorQuinta, Patrícia
dc.date.accessioned2016-04-15T11:15:35Z
dc.date.available2016-04-15T11:15:35Z
dc.date.issued2014-11
dc.description.abstractEsta Investigação Científica insere-se no âmbito de um Projeto Educativo, integrado no Mestrado em Ensino da Música, com a especialidade em Canto, realizado no Conservatório Superior de Música de Gaia (CSMG). Baseada num quadro teórico-conceptual esclarecedor dos conceitos que nos pareceram chave nesta Investigação, explorámos neste Projeto Educativo de que modo os alunos se relacionam com o tema da Ansiedade na Performance, o que sentem e de que forma isso interfere na qualidade da sua performance. Saber como prevenir e/ou intervir, de forma a provocar mudanças de comportamentos e pensamentos que conduzem a estados de ansiedade, por vezes muito elevados e destruidores por parte dos alunos, constituia questão central deste Projeto Educativo. O paradigma utilizado para a elaboração do nosso Programa denominado: Ansiedade na Performance: educar para prevenir, foi o da Investigação- Ação recorrendo a uma análise de dados qualitativa. A Metodologia Científica respeitou o modelo de Relação Pedagógica (RP) de Renald Legendre (2005). Baseados na recolha dos relatos dos alunos envolvidos no programa, quer através dos diários de bordo, quer através da resposta a questionários, podemos afirmar que a simples abordagem do tema da ansiedade na performance, a partilha de experiências entre si e com o professor e a frequência de momentos de performance ao longo do percurso académico, podem ajudar os mesmos a encarar a performance de um modo positivo, conduzindo o professor a questionar a sua própria pedagogia e a forma como contribui para a formação de um músico, tendo em conta não só os factores técnicos mas também psico-emocionais característicos de cada aluno. Não se pretende encontrar soluções que busquem eliminar totalmente as sensações de medo e ansiedade, mas apenas demonstrar que estes sentimentos são parte da vida de um estudante/profissional de música e que estes podem ser compreendidos e os seus efeitos negativos minimizados e transformados em energia criadora.pt_PT
dc.identifier.tid201540371
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/13172
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectperformancept_PT
dc.subjectansiedadept_PT
dc.subjectmotivaçãopt_PT
dc.subjectcantopt_PT
dc.subjectansiedade na performancept_PT
dc.titleAnsiedade na Performance, Educar para Prevenirpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleAnsiedade na Performance, Educar para Prevenirpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
tese_patricia_quinta_compilada.pdf
Size:
2.12 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: