ISAG - Dissertação de Mestrado
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- Plano de Dinamização de Marketing e Comunicação para o Hotel AmadeosPublication . Gonçalves Rodrigues Barbosa, Tiago Filipe; Lopo Alves dos Santos Almeida, HélderO seguinte relatório de estágio visa obter o grau de mestre em Direção Comercial e Marketing, pelo ISAG - Instituto Superior de Administração e Gestão. O respetivo estágio decorreu de Outubro de 2012 até Fevereiro de 2013, no Hotel Amadeos. Irei descrever todas as atividades que desenvolvi ao longo do estágio, juntamente com a respetiva justificação técnico-científica, abordando possíveis melhoramentos do Hotel a nível do Marketing e Comunicação. Sendo o tema deste relatório Plano de Dinamização de Marketing e Comunicação para o Hotel Amadeos, o objetivo do mesmo é sugerir alternativas aos meios usados nesses mesmos campos pelo Hotel, ou até melhoramentos dos já existentes. Durante o desenvolvimento deste relatório, apliquei ainda os conhecimentos teóricos que aprendi nas diversas unidades curriculares feitas anteriormente, aliadas à experiência ganha durante o estágio. Uma vez que a Internet é um dos principais meios de Comunicação e Marketing usados atualmente, houve uma tentativa de explorar essa ferramenta de forma low-cost para dinamizar essas mesmas áreas deste grupo empresarial.
- Análise dos Efeitos do "Country of Origin" na Internacionalização da Indústria Portuguesa - O caso do Setor das Cutelarias de MesaPublication . Luís Manuel Rodrigues Pedra; Victor TavaresA presente dissertação estuda o setor de cutelaria de mesa em Portugal, em contexto de internacionalização. A caraterização do setor, a evolução e importância da internacionalização do mesmo e o reconhecimento de fenómenos atuais que poderão influenciar estratégias futuras, procuraram criar uma base de apoio, uma vez que não foi encontrada qualquer abordagem académica a nível bibliográfico neste domínio. O foco da investigação centrou-se em três dos efeitos do “Country-Of-Origin”: o “pricepremium”, o papel das subculturas e etnocentrismo, e a imagem de marca do produto como fator de alavancagem da imagem do país. A investigação tem por base o estudo de caso, tendo sido adotada uma metodologia qualitativa de natureza descritiva e exploratória, que nos permitiu uma melhor compreensão do setor e dos efeitos analisados. Foram realizadas onze entrevistas semiestruturadas, oito das quais a empresários/quadros superiores do setor (abarcando a totalidade do mesmo), duas a dois dos mais importantes “players” no mercado internacional e uma ao maior produtor de embalagens do setor. Para além das entrevistas, foram efetuados vários trabalhos de campo, nomeadamente visitas periódicas e consulta de várias fontes ligadas ao setor. A nível de análise e tratamento de dados foi utilizado o método da análise de conteúdo. As conclusões da investigação apontam implicações para a teoria e para a prática. Nesta última, foram efetuadas recomendações aos empresários do setor e a responsáveis setoriais e/ou governamentais.
- Work-Life Balance - A Visão dos Profissionais com exigências Específicas de Afetação do Tempo e Disponibilidade nas OrganizaçõesPublication . Lina Alexandra Ramos de Sá Pinto; Helder AlmeidaDesde a primeira definição de “Quality of Work-Life” em 1952 (Nadler & III, 1994), que apresentava a qualidade de vida no trabalho como uma reação individual ao mesmo, resultante da experiência pessoal vivida por cada um, tem-se assistido ao longo dos tempos, ao surgimento de diversos conceitos de “Work-Life Balance”. Este começa por ser definido em termos da qualidade de vida no trabalho como um todo e vai evoluindo no sentido da conciliação do trabalho com a vida familiar, sendo analisado atualmente do ponto de vista das relações entre o trabalho e as esferas familiar, individual, amigos e comunidade. Atualmente, além dos académicos, também as organizações e os governos são atores importantes na discussão de procedimentos potenciadores do equilíbrio trabalho-vida dos indivíduos. O objetivo desta dissertação é contribuir para o conhecimento do equilíbrio trabalho-vida, agrupando na “vida” as dimensões extralaborais, família, foro individual, amigos e comunidade, explorando as perceções dos gestores de topo em Portugal. Através de um estudo empírico, suportado num inquérito por questionário com 83 itens, foram avaliadas as relações destas dimensões com a profissão, definido e analisado um conjunto de quatro escalas resultantes do agrupamento de itens constantes do questionário e proposta uma medida de equilíbrio trabalhovida baseada nas escalas identificadas. Os resultados do estudo permitiram apurar a existência de associações e diferenças estatisticamente significativas entre o equilíbrio da vida com trabalho e as características sociodemográficas. Destaca-se, no grupo de gestores avaliados, a associação positiva entre o equilíbrio trabalho-vida e a importância que é atribuída às atividades familiares e com os amigos. São as mulheres, comparativamente com os homens, que atingem maiores níveis de equilíbrio entre o trabalho e a vida. Não existem diferenças significativas em termos de “Work-Life Balance”, se considerarmos os diferentes estados civis e o envolvimento, ou não, na comunidade.
- Updating The Internal Marketing FrameworkPublication . David Fonseca Mahamad; Susana MarquesInternal Marketing was addressed intensively in the late 1980s and early 1990s with a focus on employee motivation, satisfaction, behavioural change and inter-functional integration, within an unsatisfying level of implementation mainly due to the inability of effective benchmarking and return on investment accountability. This study aims to recognise, summarise and develop the Internal Marketing concept by conducting an explanatory single-case study. The Hilti Corporation, a multinational company which specializes in providing construction and building maintenance industries solutions, was the case selected for this study because of its path of success regarding both management practices and self-transformation. Through a triangulation of different qualitative methods, including interviews, observation and documental analysis, the research process extended from the local business unit in Porto, Portugal, within several operational and management levels, to the headquarters in Schaan, Liechtenstein, focusing on corporate tissue and understanding of organizational layers. The main findings confirm that Internal Marketing should evolve from an operational management tool to a strategic principle, while expanding above and beyond, to provide a compelling evidence for two innovative contributions. The first concerns the process of synthesizing the holistic concept of Corporate/Organizational Lifeline, evolving from behaviour change and communication efforts to a broader spiritual dimension, which allows to overcome the internal stakeholder’s rational and emotional barriers. The second is a pragmatic and updated Internal Marketing (Scalable) Framework that incorporates contemporary constructs like Internal Market Orientation, Corporate Social Responsibility and Entrepreneurship into a Goal-Strategy-Tactics structure, adjustable not only to large multinationals but also to medium and small companies.
- Avaliação das atitudes empreendedoras dos estudantesPublication . Catarina Margarida Guedes Pinto de Carvalho; Ana Pinto BorgesO empreendedorismo é, amplamente considerado, como um importante mecanismo para o desenvolvimento económico dos países e, nos últimos anos, o empreendedorismo jovem tem merecido especial atenção. Vários autores têm demonstrado interesse em analisar o potencial empreendedor bem como a atitude dos jovens, como nos mostra a literatura existente. No entanto, estudos relativos à atitude dos estudantes universitários apontam ainda para números desanimadores, o que sugere que a educação voltada para o empreendedorismo poderá ajudar a mudar. O presente estudo, baseou-se num inquérito por questionário aplicado aos estudantes do ensino superior e, mais concretamente, aos estudantes do ISAG - European Business School. Da análise dos resultados, retira-se que a maioria dos inquiridos é do género feminino, relativamente à idade 69,74% têm idades compreendidas entre os 18 e os 23 anos e conclui-se que o curso mais frequentado é a licenciatura em gestão de empresa, seguido da licenciatura em gestão hoteleira. No que diz respeito à pergunta “Vê o empreendedorismo como primeira opção no momento de integrar o mercado de trabalho?”, mais de metade dos inquiridos responderam que sim, tendo sido as áreas mais identificadas Turismo e Hotelaria e Financeira. Contudo, quanto à pergunta se os inquiridos se sentem preparados para ter um negócio mais de metade dos inquiridos responderam que não. A partir deste questionário, foi possível através da análise fatorial, encontrar quatro dimensões que caracterizam a atitude empreendedora dos alunos: liderança, realização, controlo e ética de trabalho adaptadas do modelo de Athayde (2009).
- Investimento em Valor - Estratégia de Investimento de Warren Buffet no PSI20Publication . Pedro Miguel Lemos Ribeiro; Sofia GomesNos mercados financeiros, Warren Buffett, criou a sua fortuna através de uma filosofia de investimento própria, que consiste em investir em empresas fáceis de perceber, sólidas, duradouras e que têm uma explicação elementar para o seu sucesso. Em termos gerais, o conceito de investimento concentrado, consiste na escolha de algumas ações que possam gerar rendibilidades acima da média, no longo prazo, concentrar a maior parte dos investimentos nessas ações e ter firmeza para manter as decisões de investimento, apesar de todas as oscilações do mercado no curto prazo. Será, portanto, este o tipo de gestão de carteira de investimentos em que Buffett se revê. Para o presente estudo e, tendo em conta a metodologia de investimento de Warren Buffett, foram analisadas as empresas que constituem o Portuguese Stock Index (PSI20) tendo como objetivos averiguar, seguindo os critérios de Buffett, quais as empresas do PSI20, que detiveram o melhor desempenho durante o período em análise (4 anos), avaliar quais, das empresas selecionadas anteriormente, estavam em melhores condições para integrar a carteira de investimentos, cujo valor de mercado (VM) fosse inferior ao seu valor intrínseco (VI) e, verificar quais as ações que conseguiram recuperar a margem de segurança, no período compreendido entre janeiro de 2013 e dezembro de 2015. No que diz respeito ao investimento em valor, verifica-se que duas empresas cumpriram os critérios desta filosofia, nomeadamente a ALTRI e a Mota Engil, apresentando uma rendibilidade de 208% relativamente ao capital investido (nestas empresas). Em suma, e relativamente às restantes empresas que compunham a carteira de investimento, não se verificou, até ao fim do período em análise, investimento em valor, uma vez que, neste período (dezembro de 2015) não foi recuperada a margem de segurança. Não obstante, com a venda destas ações e juntando os ganhos obtidos pelas empresas que conseguiram criar valor, seria possível obter um excelente resultado, dado que, em janeiro de 2013 seriam investidos 49.989,58€ e, no final, obter-se-ia um valor bruto de 91.753,26€, traduzindo assim uma rendibilidade de 83,54%.
- A responsabilidade social e o contributo das PMEPublication . José Mário Magalhães de Pereira; Ana Pinto BorgesAs Pequenas e Médias Empresas (PME) assumem um papel relevante para a economia portuguesa, na medida em que contribuem para o rendimento e para o emprego, produzem um portfólio diversificado de produtos e prestam diversos serviços, estando inseridas em todos os sectores de atividade. Nos últimos anos, as PME têm-se destacado pelas inserções progressivas de práticas de Responsabilidade Social. No entanto, no contexto português ainda existem poucos estudos nesta área, pelo que a presente dissertação contribui para um conhecimento mais profundo das práticas de Responsabilidade Social das PME. Nesse sentido, Responsabilidade Social é avaliada nas PME, analisa-se o seu valor estratégico e como este pode ser potenciado. Para tal, procedeu-se à exploração do conceito de Responsabilidade Social e evolução, procurou-se conhecer modelos e teorias desenvolvidas, para seguidamente se analisar as atividades nas PME. Numa ótica complementar, aplicaram-se metodologias de investigação qualitativa e quantitativa, e como técnica de recolha de dados realizou-se um inquérito por questionário a uma amostra de PME. Para a construção do instrumento de recolha de dados, relacionaram-se os conceitos teóricos no sentido de se obter a informação das PME relativa a questões como o meio ambiente, políticas e práticas laborais, respeito pelas normas legais, qualidade dos seus produtos e ética empresarial. Dos principais resultados, destacam-se uma mudança muito positiva das PME, quando comparada com estudos de 2009, quanto à temática da Responsabilidade Social Empresarial e a forma como encaram o futuro dentro das suas empresas com uma maior flexibilidade e compreensão dos colaboradores, meio ambiente e comunidades locais, invocando a falta de recursos financeiros como um obstáculo a uma maior participação. Mais de metade das PME inquiridas adotam práticas de RSE tanto internas como externas. E, por último, as PME também mostraram-se interessadas em continuar a implementar práticas estratégicas de Responsabilidade Social, o que revela uma postura proactiva por parte destas empresas.
- Caracterização do cliente potencial - empresas de respostas sociais aos novos reformadosPublication . Ana Isabel Moreira de Passos Borges da Silva; Ana Pinto BorgesA população portuguesa vivencia o fenómeno atual de envelhecimento demográfico mundial. Observa-se que os idosos são mais ativos, reformando-se na plenitude das suas capacidades físicas e mentais. Estes demonstram ter novas expetativas de vida o que, possivelmente, leva à criação de um novo nicho de mercado. Como tal, o objetivo desta dissertação é conhecer os novos reformados, o seu processo de envelhecimento bem-sucedido e salientar os seus desejos e motivações para se definir um conjunto de os serviços necessários de uma empresa de apoio gerontológico socialmente proactiva. O presente estudo é concebido com uma metodologia de investigação quantitativa em que os dados empíricos são recolhidos através da realização de um inquérito por questionário a reformados com mais de 60 anos de idade, residentes no Grande Porto, manifestamente ativos. Os dados são analisados através de métodos estatísticos e inferenciais. A amostra considerada é constituída por 384 indivíduos, 232 do sexo feminino e 152 do sexo masculino. Em média, os indivíduos que compõem a amostra têm 70 anos de idade, são casados e auferem reformas até 1.000€. Em geral, realizam atividades quotidianas sedentárias mas são socialmente ativos e consideram que a sua saúde é razoável e boa, o que leva a que as autoavaliações mais frequentes correspondam a um envelhecimento bem-sucedido. Para além disso, cerca de um terço dos inquiridos requerem algum tipo de apoio na realização de atividades de organização do seu diaa-dia, refletindo-se em possíveis serviços de acompanhamento médico, administração do quotidiano, procedimentos legais e tributários e seleção de uma agenda social ativa. Conclui-se, assim, que as potencialidades dos novos reformados enquanto clientes se centram no desenvolvimento de serviços inovadores para manutenção da sua autonomia e em serviços de apoio burocrático para a organização do seu quotidiano.
- Anállise das motivações e intenções de revisita dos frequentadores do festival de música Meo-SudoestePublication . Renata Isabel Oliveira Vicente; Victor TavaresGerou-se uma clara proliferação dos ditos festivais de música de verão em Portugal nos últimos anos. Tendo em conta a popularidade destes eventos, e considerando-os como experiências com bastante destaque, as organizações e as empresas identificaram uma oportunidade para promover as suas marcas, produtos e serviços. Através das associações que os consumidores criam com determinadas marcas, os marketers viram nas experiências uma forma bastante eficiente, quando bem desenhada e aplicada, de aumentar a notoriedade das marcas. No contexto dos festivais de música de verão a nível nacional, o MEO Sudoeste destaca-se como um dos festivais de música mais antigos e badalados do panorama. Esta dissertação visa contribuir para o conhecimento de quais as motivações que estão por detrás da ida a um festival de música, nomeadamente, porquê este festival e não outro, o que o distingue, se estão satisfeitos com as condições e o que pode ser melhorado, para que exista a intenção de revisita aquele evento. Para este efeito, foi utilizada uma metodologia quantitativa de natureza exploratória e descritiva, que se concretizou através de um inquérito por questionário, aplicado aleatoriamente a 384 indivíduos no local do evento, entre os dias 5 e 9 de agosto de 2015. Concluíu-se que as principais motivações que estão por detrás da ida ao MEO Sudoeste são o cartaz e a socialização, e que os fatores pull têm, de facto, uma importância destacada. A intenção de revisita está relacionada com a satisfação e, neste caso concreto, existe uma satisfação que se traduz numa recomendação bastante evidenciada do evento a terceiros.
- As Tributações Autónomas e as suas Implicações para as Empresas PortuguesasPublication . Manuel Carlos Gonçalves; Albertina MonteiroA Constituição da República Portuguesa, relativamente aos impostos, consagra no seu artigo 104.º que o imposto sobre o rendimento incide nas pessoas singulares, sobre os seus “rendimentos”, e nas coletivas, fundamentalmente sobre o seu rendimento real. Porém, com a publicação e entrada em vigor da Lei n.º 30-G/200 de 29 de dezembro, o qual inseriu a Tributação Autónoma nos Códigos do Imposto sobre o Rendimento, esse princípio parece ter passado a ser sistematicamente violado e ignorado pelo legislador. Desde então, muitas foram as alterações e variantes introduzidas no ordenamento jurídico fiscal português no que respeita à Tributação Autónoma. Este estudo tem como objetivo principal a análise do impacto das Tributações Autónomas nas empresas portuguesas. Mais especificamente, este estudo visa analisar: (1) as despesas, gastos ou encargos tributados autonomamente que mais contribuem para o agravamento das Tributações Autónomas; (2) as implicações resultantes da aplicação deste regime nas decisões de investimentos em viaturas ligeiras de passageiros, motos e motociclos, na sustentabilidade e competitividade das empresas, nos rácios de equilíbrio financeiro de curto, médio e longo prazo, nos rácios de rendibilidade, na internacionalização e nas decisões de investimento em geral nas empresas; e, (3) se os sucessivos agravamentos das Tributações Autónomas têm implicações distintas em empresas de diferentes dimensões, no que diz respeito à estrutura financeira, decisões de investimento, internacionalização e competitividade. A metodologia adotada para a realização deste estudo segue a abordagem quantitativa em que a recolha de dados é realizada através de um inquérito por questionário. O inquérito foi aplicado aos Contabilistas Certificados em ações de formação realizadas pela Ordem dos Contabilistas Certificados na cidade do Porto. Com base numa amostra de 221 inquiridos, os resultados mostram que: (1) as despesas, gastos ou encargos tributados autonomamente que mais contribuem para o agravamento da tributação Autónoma, num cenário de resultados fiscais positivos e negativos, são os encargos com as viaturas ligeiras de passageiros, mercadorias, motos ou motociclos; (2) tanto num quadro de resultados fiscais positivos como negativos, a aplicação do regime da Tributação Autónoma tem mais implicações ao nível das decisões de investimento em viaturas ligeiras de passageiros, mercadorias, motos ou motociclos; e (3) as micro empresas são as mais afetadas pelos sucessivos agravamentos das Tributações Autónomas ao nível da estrutura financeira, das decisões de investimento e internacionalização. No que respeita à capacidade competitiva das empresas, os resultados mostram que o preço de venda aos clientes finais, o crescimento e a expansão e o custo de produção unitário são os mais afetados com os sucessivos agravamentos das Tributações Autónomas.