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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A presente dissertação estuda o setor de cutelaria de mesa em Portugal, em contexto de
internacionalização. A caraterização do setor, a evolução e importância da internacionalização
do mesmo e o reconhecimento de fenómenos atuais que poderão influenciar estratégias futuras,
procuraram criar uma base de apoio, uma vez que não foi encontrada qualquer abordagem
académica a nível bibliográfico neste domínio.
O foco da investigação centrou-se em três dos efeitos do “Country-Of-Origin”: o “pricepremium”,
o papel das subculturas e etnocentrismo, e a imagem de marca do produto como
fator de alavancagem da imagem do país.
A investigação tem por base o estudo de caso, tendo sido adotada uma metodologia qualitativa
de natureza descritiva e exploratória, que nos permitiu uma melhor compreensão do setor e dos
efeitos analisados.
Foram realizadas onze entrevistas semiestruturadas, oito das quais a empresários/quadros
superiores do setor (abarcando a totalidade do mesmo), duas a dois dos mais importantes
“players” no mercado internacional e uma ao maior produtor de embalagens do setor.
Para além das entrevistas, foram efetuados vários trabalhos de campo, nomeadamente visitas
periódicas e consulta de várias fontes ligadas ao setor. A nível de análise e tratamento de dados
foi utilizado o método da análise de conteúdo.
As conclusões da investigação apontam implicações para a teoria e para a prática. Nesta última,
foram efetuadas recomendações aos empresários do setor e a responsáveis setoriais e/ou
governamentais.