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Abstract(s)
A população portuguesa vivencia o fenómeno atual de envelhecimento demogrĆ”fico mundial. Observa-se que os idosos sĆ£o mais ativos, reformando-se na plenitude das suas capacidades fĆsicas e mentais. Estes demonstram ter novas expetativas de vida o que, possivelmente, leva Ć criação de um novo nicho de mercado. Como tal, o objetivo desta dissertação Ć© conhecer os novos reformados, o seu processo de envelhecimento bem-sucedido e salientar os seus desejos e motivaƧƵes para se definir um conjunto de os serviƧos necessĆ”rios de uma empresa de apoio gerontológico socialmente proactiva.
O presente estudo Ć© concebido com uma metodologia de investigação quantitativa em que os dados empĆricos sĆ£o recolhidos atravĆ©s da realização de um inquĆ©rito por questionĆ”rio a reformados com mais de 60 anos de idade, residentes no Grande Porto, manifestamente ativos. Os dados sĆ£o analisados atravĆ©s de mĆ©todos estatĆsticos e inferenciais. A amostra considerada Ć© constituĆda por 384 indivĆduos, 232 do sexo feminino e 152 do sexo masculino. Em mĆ©dia, os indivĆduos que compƵem a amostra tĆŖm 70 anos de idade, sĆ£o casados e auferem reformas atĆ© 1.000ā¬. Em geral, realizam atividades quotidianas sedentĆ”rias mas sĆ£o socialmente ativos e consideram que a sua saĆŗde Ć© razoĆ”vel e boa, o que leva a que as autoavaliaƧƵes mais frequentes correspondam a um envelhecimento bem-sucedido. Para alĆ©m disso, cerca de um terƧo dos inquiridos requerem algum tipo de apoio na realização de atividades de organização do seu diaa-dia, refletindo-se em possĆveis serviƧos de acompanhamento mĆ©dico, administração do quotidiano, procedimentos legais e tributĆ”rios e seleção de uma agenda social ativa.
Conclui-se, assim, que as potencialidades dos novos reformados enquanto clientes se centram no desenvolvimento de serviços inovadores para manutenção da sua autonomia e em serviços de apoio burocrÔtico para a organização do seu quotidiano.