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Caracterização do cliente potencial - empresas de respostas sociais aos novos reformados

datacite.subject.fosCiĆŖncias Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorAna Pinto Borges
dc.contributor.authorAna Isabel Moreira de Passos Borges da Silva
dc.date.accessioned2018-02-14T16:22:37Z
dc.date.available2018-02-14T16:22:37Z
dc.date.issued2016-05-09
dc.description.abstractA população portuguesa vivencia o fenómeno atual de envelhecimento demogrĆ”fico mundial. Observa-se que os idosos sĆ£o mais ativos, reformando-se na plenitude das suas capacidades fĆ­sicas e mentais. Estes demonstram ter novas expetativas de vida o que, possivelmente, leva Ć  criação de um novo nicho de mercado. Como tal, o objetivo desta dissertação Ć© conhecer os novos reformados, o seu processo de envelhecimento bem-sucedido e salientar os seus desejos e motivaƧƵes para se definir um conjunto de os serviƧos necessĆ”rios de uma empresa de apoio gerontológico socialmente proactiva. O presente estudo Ć© concebido com uma metodologia de investigação quantitativa em que os dados empĆ­ricos sĆ£o recolhidos atravĆ©s da realização de um inquĆ©rito por questionĆ”rio a reformados com mais de 60 anos de idade, residentes no Grande Porto, manifestamente ativos. Os dados sĆ£o analisados atravĆ©s de mĆ©todos estatĆ­sticos e inferenciais. A amostra considerada Ć© constituĆ­da por 384 indivĆ­duos, 232 do sexo feminino e 152 do sexo masculino. Em mĆ©dia, os indivĆ­duos que compƵem a amostra tĆŖm 70 anos de idade, sĆ£o casados e auferem reformas atĆ© 1.000€. Em geral, realizam atividades quotidianas sedentĆ”rias mas sĆ£o socialmente ativos e consideram que a sua saĆŗde Ć© razoĆ”vel e boa, o que leva a que as autoavaliaƧƵes mais frequentes correspondam a um envelhecimento bem-sucedido. Para alĆ©m disso, cerca de um terƧo dos inquiridos requerem algum tipo de apoio na realização de atividades de organização do seu diaa-dia, refletindo-se em possĆ­veis serviƧos de acompanhamento mĆ©dico, administração do quotidiano, procedimentos legais e tributĆ”rios e seleção de uma agenda social ativa. Conclui-se, assim, que as potencialidades dos novos reformados enquanto clientes se centram no desenvolvimento de serviƧos inovadores para manutenção da sua autonomia e em serviƧos de apoio burocrĆ”tico para a organização do seu quotidiano.pt_PT
dc.identifier.tid201214318pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/21207
dc.language.isoporpt_PT
dc.titleCaracterização do cliente potencial - empresas de respostas sociais aos novos reformadospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameGestão de Empresaspt_PT

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