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- Alterações físico-químicas no solo após controlo de infestantes com avesPublication . Pereira, Paulo Miguel dos Santos; Santos, Daniela Valente Simões dosNo âmbito da dissertação de mestrado em Agricultura Biológica, desenvolveu-se dois ensaios em dois locais, sendo um na cultura da vinha (Vitis vinifera L.) e outro na cultura do milho (Zea mays L.), com o propósito de verificar as alterações físico-químicas no solo após controlo de infestantes com aves. Na cultura da vinha foram usadas galinhas enquanto na cultura do milho foram usados patos, sendo analisados, em três amostragens nos dois locais os seguintes parâmetros: pH, condutividade eléctrica, matéria orgânica, fósforo e potássio extraíveis, cálcio, magnésio e, no caso da cultura do milho, também a densidade aparente. Na cultura da vinha as alterações significativas mostram no caso das galinhas um aumento da segunda para a terceira amostragem no teor de magnésio. Na roçadora houve uma diminuição da matéria orgânica da primeira para a segunda amostragem, um valor superior de potássio na terceira amostragem, uma menor descida no teor de cálcio da segunda para a terceira amostragem e um aumento no teor de magnésio da segunda para a terceira amostragem. Quanto à cultura do milho, no caso dos patos as alterações levaram a uma diminuição da segunda para a terceira amostragem do teor de potássio, a uma diminuição da primeira para a segunda amostragem no teor de cálcio, uma menor diminuição do teor de cálcio da segunda para a terceira amostragem e um valor de densidade aparente superior na terceira amostragem. No caso da estilha levou a um menor aumento do teor de cálcio da primeira para a segunda amostragem e menor diminuição da segunda para a terceira amostragem para além do maior valor de densidade aparente na terceira amostragem. O queimador levou a uma diminuição do teor de potássio da segunda para terceira amostragem, descida do teor de cálcio da segunda para terceira amostragem e maior valor de densidade aparente na terceira amostragem. Verifica-se assim que o ensaio na cultura da vinha usando galinhas não trouxe por si só efeitos negativos ao solo, ao contrário do verificado na cultura do milho usando patos. Palavras-chave: vinha; milho; galinhas; patos; solo.
- A responsabilidade social e o contributo das PMEPublication . José Mário Magalhães de Pereira; Ana Pinto BorgesAs Pequenas e Médias Empresas (PME) assumem um papel relevante para a economia portuguesa, na medida em que contribuem para o rendimento e para o emprego, produzem um portfólio diversificado de produtos e prestam diversos serviços, estando inseridas em todos os sectores de atividade. Nos últimos anos, as PME têm-se destacado pelas inserções progressivas de práticas de Responsabilidade Social. No entanto, no contexto português ainda existem poucos estudos nesta área, pelo que a presente dissertação contribui para um conhecimento mais profundo das práticas de Responsabilidade Social das PME. Nesse sentido, Responsabilidade Social é avaliada nas PME, analisa-se o seu valor estratégico e como este pode ser potenciado. Para tal, procedeu-se à exploração do conceito de Responsabilidade Social e evolução, procurou-se conhecer modelos e teorias desenvolvidas, para seguidamente se analisar as atividades nas PME. Numa ótica complementar, aplicaram-se metodologias de investigação qualitativa e quantitativa, e como técnica de recolha de dados realizou-se um inquérito por questionário a uma amostra de PME. Para a construção do instrumento de recolha de dados, relacionaram-se os conceitos teóricos no sentido de se obter a informação das PME relativa a questões como o meio ambiente, políticas e práticas laborais, respeito pelas normas legais, qualidade dos seus produtos e ética empresarial. Dos principais resultados, destacam-se uma mudança muito positiva das PME, quando comparada com estudos de 2009, quanto à temática da Responsabilidade Social Empresarial e a forma como encaram o futuro dentro das suas empresas com uma maior flexibilidade e compreensão dos colaboradores, meio ambiente e comunidades locais, invocando a falta de recursos financeiros como um obstáculo a uma maior participação. Mais de metade das PME inquiridas adotam práticas de RSE tanto internas como externas. E, por último, as PME também mostraram-se interessadas em continuar a implementar práticas estratégicas de Responsabilidade Social, o que revela uma postura proactiva por parte destas empresas.
- Caracterização do cliente potencial - empresas de respostas sociais aos novos reformadosPublication . Ana Isabel Moreira de Passos Borges da Silva; Ana Pinto BorgesA população portuguesa vivencia o fenómeno atual de envelhecimento demográfico mundial. Observa-se que os idosos são mais ativos, reformando-se na plenitude das suas capacidades físicas e mentais. Estes demonstram ter novas expetativas de vida o que, possivelmente, leva à criação de um novo nicho de mercado. Como tal, o objetivo desta dissertação é conhecer os novos reformados, o seu processo de envelhecimento bem-sucedido e salientar os seus desejos e motivações para se definir um conjunto de os serviços necessários de uma empresa de apoio gerontológico socialmente proactiva. O presente estudo é concebido com uma metodologia de investigação quantitativa em que os dados empíricos são recolhidos através da realização de um inquérito por questionário a reformados com mais de 60 anos de idade, residentes no Grande Porto, manifestamente ativos. Os dados são analisados através de métodos estatísticos e inferenciais. A amostra considerada é constituída por 384 indivíduos, 232 do sexo feminino e 152 do sexo masculino. Em média, os indivíduos que compõem a amostra têm 70 anos de idade, são casados e auferem reformas até 1.000€. Em geral, realizam atividades quotidianas sedentárias mas são socialmente ativos e consideram que a sua saúde é razoável e boa, o que leva a que as autoavaliações mais frequentes correspondam a um envelhecimento bem-sucedido. Para além disso, cerca de um terço dos inquiridos requerem algum tipo de apoio na realização de atividades de organização do seu diaa-dia, refletindo-se em possíveis serviços de acompanhamento médico, administração do quotidiano, procedimentos legais e tributários e seleção de uma agenda social ativa. Conclui-se, assim, que as potencialidades dos novos reformados enquanto clientes se centram no desenvolvimento de serviços inovadores para manutenção da sua autonomia e em serviços de apoio burocrático para a organização do seu quotidiano.
- O contributo de uma estratégia de animação sociocultural na prevenção da depressão em idosos intitucionalizadosPublication . Belém, Inês da Cruz; Cordeiro, Raúl Alberto CarrilhoO envelhecimento faz parte do ciclo de vida de cada indivíduo e assume-se como um tema que preocupa a atualidade de Portugal e do mundo. Esta realidade provoca uma reflexão a respeito não só das infraestruturas e apoios existentes para a população idosa como ao próprio idoso, que pelas suas características, pela mudança de papéis e perdas que ocorrem nesta fase da vida, tornam-se pessoas mais vulneráveis, por vezes mais sós, sujeitos a depressões, isolamento e em situações extremas à exclusão social. Neste sentido, e com o objetivo de alterar mentalidades e comportamentos surge a ideia de desenvolver este trabalho que assenta essencialmente na perceção do impacto que as atividades de ASC (animação sociocultural) assumem na prevenção de quadros de sintomatologia depressiva em idosos institucionalizados. Assim sendo, este trabalho tem como objetivo primordial verificar se a realização de um conjunto diversificado de atividades de animação sociocultural contribuem efetivamente não só para o bem-estar, participação e aumento da qualidade de vida dos idosos, como contribuem essencialmente para a prevenção de quadros de sintomatologia depressiva. Assim, o presente projeto de intervenção tem como temática, “O Contributo de uma Estratégia de Animação Sociocultural na prevenção da Depressão em Idosos Institucionalizados”. O espaço eleito para o estudo e posteriormente para a intervenção é a Casa do Povo de Alagoa, uma IPSS de apoio a idosos que conta atualmente com um número aproximado de 65 clientes nas respetivas valências, Serviço de Apoio Domiciliário, Centro de Dia e ERPI (Estrutura Residencial para Pessoas Idosas) que se situa na Freguesia de Alagoa, Distrito de Portalegre. Trata-se portanto, de um estudo de caso de base mista (qualitativa e quantitativa), cingindo-se a uma amostra de 30 clientes institucionalizados, nas respetivas valências de Centro de Dia e ERPI. A metodologia selecionada para o estudo será o recurso a diversas técnicas tais como: o Questionário, MMS (Mini Mental State Examination) e a GDS (Escala de Depressão Geriátrica).
- Representações sobre a doença mental por parte dos cuidadores formais, em instituições de apoio e acolhimento a pessoas idosas: a realidade transfronteiriça entre Portugal e EspanhaPublication . Magalhães, Célia de Jesus Garção; Cordeiro, Raúl Alberto CarrilhoSegundo (Lage; 2005) o cuidador informal sempre existiu ao longo da história da humanidade, ao séc. XX a família tinha um papel muito importante, após o sec. XX a família e o cuidar informal foi substituído pela medicina e pelo cuidador formal. O aumento do envelhecimento populacional, o aumento da esperança média de vida e a desertificação trouxeram um conjunto de preocupações e responsabilidades, às famílias e às entidades sociais e da saúde, devido aos cuidados que são necessários prestar às pessoas idosas dependentes e com doença mental, devido à crise dos sistemas sociais, de saúde e financeiro das entidades governamentais, a maioria dos casos de doença mental e idosos foram como que obrigados a recorrer aos cuidos informais para fazer face as despesas. Com o presente estudo, de caráter qualitativo, procuramos conhecer os estigmas que existem face a doença mental em dois países transfronteiriços, Portugal e Espanha. A amostra da população selecionada é constituída por quarenta cuidadores formais em instituição de acolhimento e apoio a pessoas idosas, em que quarto instituições distintas, duas em Portugal e duas em Espanha. Os cuidadores inquiridos referiram que há pouca procura por parte dos doentes mentais a estas instituições, uma vez que requerem mais cuidados presenciais e equipas direcionadas aos problemas específicos, embora todos tenham uma formação abrangente, mas é mais difícil cuidar deste tipo de clientes.