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Abstract(s)
O empreendedorismo é, amplamente considerado, como um importante mecanismo para o desenvolvimento económico dos países e, nos últimos anos, o empreendedorismo jovem tem merecido especial atenção.
Vários autores têm demonstrado interesse em analisar o potencial empreendedor bem como a atitude dos jovens, como nos mostra a literatura existente.
No entanto, estudos relativos à atitude dos estudantes universitários apontam ainda para números desanimadores, o que sugere que a educação voltada para o empreendedorismo poderá ajudar a mudar.
O presente estudo, baseou-se num inquérito por questionário aplicado aos estudantes do ensino superior e, mais concretamente, aos estudantes do ISAG - European Business School. Da análise dos resultados, retira-se que a maioria dos inquiridos é do género feminino, relativamente à idade 69,74% têm idades compreendidas entre os 18 e os 23 anos e conclui-se que o curso mais frequentado é a licenciatura em gestão de empresa, seguido da licenciatura em gestão hoteleira. No que diz respeito à pergunta “Vê o empreendedorismo como primeira opção no momento de integrar o mercado de trabalho?”, mais de metade dos inquiridos responderam que sim, tendo sido as áreas mais identificadas Turismo e Hotelaria e Financeira. Contudo, quanto à pergunta se os inquiridos se sentem preparados para ter um negócio mais de metade dos inquiridos responderam que não.
A partir deste questionário, foi possível através da análise fatorial, encontrar quatro dimensões que caracterizam a atitude empreendedora dos alunos: liderança, realização, controlo e ética de trabalho adaptadas do modelo de Athayde (2009).