Browsing by Issue Date, starting with "2016-05-05"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- Beira Baixa: Análise da imagem de destino turístico (IDT)Publication . Matos, Sónia; Rosinha, António
- O dilema do consentimento em Tráfico de Pessoas (mulheres) para fins de Exploração SexualPublication . Cantarinho, Maria do Carmo de Jesus; Guia, Maria JoãoO presente estudo é motivado pelo facto do tráfico de pessoas, (mulheres) para fins de exploração social não ser um fenómeno recente nas suas diversas formas. Na realidade pode mesmo afirmar-se que este fenómeno remonta aos tempos dos Descobrimentos, quando se procedia à exportação de pessoas tendo como principal finalidade o fornecimento de mão-de-obra escrava. a visibilidade do fenómeno do tráfico de pessoas tem contribuído e tem sido reflexo de uma crescente preocupação, por parte das instâncias Internacionais, em criarem um quadro legislativo internacional capaz de diminuir a intensidade do fenómeno, ao mesmo tempo que promover uma maior preocupação às vítimas. Também em relação às instâncias nacionais, este flagelo não passou ao esquecimento, mas sim é alvo de grande preocupação nas agendas políticas, na implementação de várias estratégias, tanto a nível de cooperação internacional como a nível legislativo. Têm sido criados instrumentos tecnológicos por parte ddos órgãos de polícia criminnais para assim promoverem uma investigação mais eficaz no combate a este crime. Esta breve referência sobre a temática do consentimento em tráfico de pessoas, designadamente de mulheres para fins de exploração sexual, conduz ao objectivo da minha dissertação. Este subdivide-se em outras abordagens como a proteção e ressocialização das vítimas de tais crimes, com a intervenção de instituições públicas, consultas psicológicas, promoção de emprego, para assim minimizar o trauma a que foram sujeitas. No entanto, não é tarefa fácil o combate deste fenómeno. Já foram consagrados novos instrumentos jurídicos, a nível internacional, designadamente resoluções. protocolos, convenções, e ao nível nacional, também se registaram sucessivas alterações, quer ao nível dos elementos do tipo legal de crime, do bem jurídico a proteger, quer do sujeito passivo do crime.
- Crenças face à violência conjugal: sexo, idade e região de residênciaPublication . Gama, Ana R.; Couto, Daniela G.; Fernandes, Maria B.; Camolas, Mariana F.; Almeida, Iris S.; Neves, Ana C.
- As crenças sobre a violência conjugal em católicos e não católicosPublication . Sacramento, Ana; Pires, Ana; Guarda, Renata; Almeida, Iris; Neves, Cristina
- Crenças sobre a violência conjugal em adolescentes: uma breve caracterizaçãoPublication . Fernandes, Isabel; Santos, João; Sanfins, Ricardo; Almeida, Iris; Neves, Cristina P.
- Crenças face à violência conjugal: estudo exploratório numa amostra idosaPublication . Gama, Ana R.; Couto, Daniela G.; Fernandes, Maria B.; Camolas, Mariana F.; Almeida, Iris S.; Neves, Ana C.
- A vivência em bairros sociais e as crenças sobre a violência conjugalPublication . Cerqueira, Andreia; Lopes, Solange; Almeida, Iris; Neves, Ana Cristina
- How web 2.0 helps crowdfundingPublication . Mourisco, Pedro Miguel Matos Pinheiro Dias; Mourato, JoaquimThis study establishes a bridge between Web 2.0 and Crowdfunding. It shows that there is a relation between creation of content and the money collected, using a dataset of campaigns from the Kickstarter platform. Besides this, the study explores the comprehension of the society to these matters. A survey was made in a Higher Education Institution to evaluate if there is an awareness of the society to matters such as crowdfunding and Web 2.0. The study started with a literature review that sustains this theory followed by the creation of two case studies. One case study made a model that explained relation between Web 2.0 and a crowdfunding campaigns and another study that studies the awareness of the society to matters such as crowdfunding and Web 2.0. Interesting conclusions were found, showing that these subjects are still giving the first baby steps and there is relation between some creations of contents, through Web 2.0, and the money collected in a crowdfunding campaign.
- Avaliação das atitudes empreendedoras dos estudantesPublication . Catarina Margarida Guedes Pinto de Carvalho; Ana Pinto BorgesO empreendedorismo é, amplamente considerado, como um importante mecanismo para o desenvolvimento económico dos países e, nos últimos anos, o empreendedorismo jovem tem merecido especial atenção. Vários autores têm demonstrado interesse em analisar o potencial empreendedor bem como a atitude dos jovens, como nos mostra a literatura existente. No entanto, estudos relativos à atitude dos estudantes universitários apontam ainda para números desanimadores, o que sugere que a educação voltada para o empreendedorismo poderá ajudar a mudar. O presente estudo, baseou-se num inquérito por questionário aplicado aos estudantes do ensino superior e, mais concretamente, aos estudantes do ISAG - European Business School. Da análise dos resultados, retira-se que a maioria dos inquiridos é do género feminino, relativamente à idade 69,74% têm idades compreendidas entre os 18 e os 23 anos e conclui-se que o curso mais frequentado é a licenciatura em gestão de empresa, seguido da licenciatura em gestão hoteleira. No que diz respeito à pergunta “Vê o empreendedorismo como primeira opção no momento de integrar o mercado de trabalho?”, mais de metade dos inquiridos responderam que sim, tendo sido as áreas mais identificadas Turismo e Hotelaria e Financeira. Contudo, quanto à pergunta se os inquiridos se sentem preparados para ter um negócio mais de metade dos inquiridos responderam que não. A partir deste questionário, foi possível através da análise fatorial, encontrar quatro dimensões que caracterizam a atitude empreendedora dos alunos: liderança, realização, controlo e ética de trabalho adaptadas do modelo de Athayde (2009).
- Investimento em Valor - Estratégia de Investimento de Warren Buffet no PSI20Publication . Pedro Miguel Lemos Ribeiro; Sofia GomesNos mercados financeiros, Warren Buffett, criou a sua fortuna através de uma filosofia de investimento própria, que consiste em investir em empresas fáceis de perceber, sólidas, duradouras e que têm uma explicação elementar para o seu sucesso. Em termos gerais, o conceito de investimento concentrado, consiste na escolha de algumas ações que possam gerar rendibilidades acima da média, no longo prazo, concentrar a maior parte dos investimentos nessas ações e ter firmeza para manter as decisões de investimento, apesar de todas as oscilações do mercado no curto prazo. Será, portanto, este o tipo de gestão de carteira de investimentos em que Buffett se revê. Para o presente estudo e, tendo em conta a metodologia de investimento de Warren Buffett, foram analisadas as empresas que constituem o Portuguese Stock Index (PSI20) tendo como objetivos averiguar, seguindo os critérios de Buffett, quais as empresas do PSI20, que detiveram o melhor desempenho durante o período em análise (4 anos), avaliar quais, das empresas selecionadas anteriormente, estavam em melhores condições para integrar a carteira de investimentos, cujo valor de mercado (VM) fosse inferior ao seu valor intrínseco (VI) e, verificar quais as ações que conseguiram recuperar a margem de segurança, no período compreendido entre janeiro de 2013 e dezembro de 2015. No que diz respeito ao investimento em valor, verifica-se que duas empresas cumpriram os critérios desta filosofia, nomeadamente a ALTRI e a Mota Engil, apresentando uma rendibilidade de 208% relativamente ao capital investido (nestas empresas). Em suma, e relativamente às restantes empresas que compunham a carteira de investimento, não se verificou, até ao fim do período em análise, investimento em valor, uma vez que, neste período (dezembro de 2015) não foi recuperada a margem de segurança. Não obstante, com a venda destas ações e juntando os ganhos obtidos pelas empresas que conseguiram criar valor, seria possível obter um excelente resultado, dado que, em janeiro de 2013 seriam investidos 49.989,58€ e, no final, obter-se-ia um valor bruto de 91.753,26€, traduzindo assim uma rendibilidade de 83,54%.