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- Programas turísticos no Parque Natural da ArrábidaPublication . Almeida, Lara Micaela Sequeira de; Melo, Ricardo José Espírito Santo deO presente relatório tem por base um trabalho de pesquisa, com vista à conclusão do Mestrado em Ecoturismo na Escola Superior Agrária de Coimbra. O objectivo principal deste trabalho é a apresentação de quatro programas turísticos a serem desenvolvidos neste território aproveitando as qualidades naturais e únicas deste parque, com um público-alvo muito específico, as comunidades escolares dos três Municípios que fazem parte dos Municípios da Arrábida. Tendo como base a análise de competência turística do Parque Natural da Serra da Arrábida. A inclusão de atividades de animação turística (turismo ativo, turismo cultural), desenvolvido a partir das quatro fases básicas da gestão de projetos, incluindo: i) a análise/diagnóstico do potencial de um território para as práticas de turismo ativo e de turismo cultural; ii) planeamento de quatro programas de atividades turísticas com a duração de um dia e/ou meio-dia, com apresentação de um plano económico-financeiro; iii) avaliação dos programas, através da experimentação pelo grupo alvo, alunos das escolas dos municípios da arrábida. Para atingir estes objetivos foram recolhidas informação através da análise de registos nacionais e relatórios, sobre o Parque Natural da Arrábida (PNAr), local de implementação dos programas turísticos. Sendo este uma das mais antigas e emblemáticas áreas protegidas em Portugal, com uma enorme riqueza ambiental e características únicas as quais levaram à criação deste parque em 1976, abrangendo o território pertencente aos concelhos de Palmela, Sesimbra e Setúbal. Através deste relatório é possível constatar o potencial turístico deste parque e através da análise dos programas apresentados as várias possibilidades de atividades turísticas aqui sugeridas ao nível do turismo ativo e cultural. Palavras-Chave: TURISMO NATUREZA; TURISMO ATIVO; TURISMO CULTURAL; TURISMO PEDAGÓGICO, PARQUE NATURAL DA ARRÁBIDA, PROGRAMAS TURÍSTICOS
- Anállise das motivações e intenções de revisita dos frequentadores do festival de música Meo-SudoestePublication . Renata Isabel Oliveira Vicente; Victor TavaresGerou-se uma clara proliferação dos ditos festivais de música de verão em Portugal nos últimos anos. Tendo em conta a popularidade destes eventos, e considerando-os como experiências com bastante destaque, as organizações e as empresas identificaram uma oportunidade para promover as suas marcas, produtos e serviços. Através das associações que os consumidores criam com determinadas marcas, os marketers viram nas experiências uma forma bastante eficiente, quando bem desenhada e aplicada, de aumentar a notoriedade das marcas. No contexto dos festivais de música de verão a nível nacional, o MEO Sudoeste destaca-se como um dos festivais de música mais antigos e badalados do panorama. Esta dissertação visa contribuir para o conhecimento de quais as motivações que estão por detrás da ida a um festival de música, nomeadamente, porquê este festival e não outro, o que o distingue, se estão satisfeitos com as condições e o que pode ser melhorado, para que exista a intenção de revisita aquele evento. Para este efeito, foi utilizada uma metodologia quantitativa de natureza exploratória e descritiva, que se concretizou através de um inquérito por questionário, aplicado aleatoriamente a 384 indivíduos no local do evento, entre os dias 5 e 9 de agosto de 2015. Concluíu-se que as principais motivações que estão por detrás da ida ao MEO Sudoeste são o cartaz e a socialização, e que os fatores pull têm, de facto, uma importância destacada. A intenção de revisita está relacionada com a satisfação e, neste caso concreto, existe uma satisfação que se traduz numa recomendação bastante evidenciada do evento a terceiros.