IPS - Instituto Politécnico de Setúbal
Permanent URI for this community
O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) foi criado em 1979 e iniciou as suas atividades em 1981. Atualmente é constituído por cinco Escolas Superiores – Educação, Tecnologia de Setúbal, Ciências Empresariais, Tecnologia do Barreiro e Saúde, com uma oferta formativa muito diversificada ao nível de licenciaturas, mestrados, pós-graduações, cursos de especialização tecnológica e cursos livres. Integra ainda os Serviços de Ação Social, orientados para o apoio aos estudantes, que é responsável pela prestação de serviços como o alojamento, alimentação, serviços de saúde e apoio a atividades desportivas e culturais.
O Instituto Politécnico de Setúbal, como Instituição de Ensino Superior, procura, de forma permanente e em articulação com os parceiros sociais, contribuir para a valorização e desenvolvimento da sociedade em geral e da região de Setúbal, em particular, através de atividades de formação terciária, de investigação e de prestação de serviços, que concorram para a criação, desenvolvimento, difusão e transferência de conhecimento e para a promoção da ciência e da cultura.
Browse
Browsing IPS - Instituto Politécnico de Setúbal by advisor "Almeida, Fernando"
Results Per Page
Sort Options
- A contribuição do trabalho de projeto para uma educação inter/multiculturalPublication . Tavares, Patrícia Sadio Grazina; Cruz, Carlos; Almeida, FernandoO presente relatório tem como objetivo apresentar o resultado da investigação sobre a utilização do trabalho de projeto como metodologia no 1º ciclo do ensino básico, mais precisamente, sobre a sua contribuição para uma educação inter/multicultural. Com esta metodologia, alunos do 4º ano de escolaridade exploraram diversos países e as suas culturas e realizaram diferentes atividades ao longo das dez semanas de intervenção pedagógica, no âmbito do estágio curricular do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A metodologia investigativa utilizada inscreveu-se numa abordagem qualitativa e de investigação sobre a prática. A observação participante e a análise das produções dos alunos permitiram a recolha dos dados necessários para a reflexão sobre todo o trabalho desenvolvido. Os conhecimentos adquiridos e os comportamentos dos alunos ao longo das diferentes fases do trabalho de projeto evidenciaram a sua evolução com esta intervenção pedagógica, o que permitiu efetuar uma avaliação positiva de todo o processo. Esta metodologia contribui para as aprendizagens dos alunos, na medida em que valoriza a sua participação ativa no processo de aprendizagem, desenvolvendo o seu conhecimento sobre diferentes países e culturas e, por esta via, uma atitude positiva relativamente à diversidade dos grupos humanos, das suas práticas e das suas obras.
- A contribuição do trabalho do projeto para as aprendizagens dos(as) alunos(as) no estudo do meioPublication . Ferreira, Susana Isabel Severino Cova Taia; Cruz, Carlos; Almeida, FernandoEste relatório descreve e reflete sobre uma intervenção pedagógica levada a cabo numa turma do 1º Ciclo do Ensino Básico. Assinala o desejo de contribuir para que os (as) alunos (as) possam conhecer o património histórico-cultural local para que, posteriormente, eles próprios possam partir à descoberta da riqueza patrimonial do seu país. A metodologia de investigação seguiu uma abordagem qualitativa, com um design de investigação-ação. As técnicas utilizadas na recolha de dados foram a observação-participante, a entrevista e a análise documental. Os dados recolhidos através destas técnicas foram analisados através de categorias definidas tendo em consideração as perspetivas teóricas referidas na fundamentação. Neste estudo participaram os (as) 17 alunos (as) da turma de 4º ano de escolaridade bem como o (a) professor (a) cooperante. Foi realizado no decorrer do estágio III do programa de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico. Pode-se concluir que este estudo evidencia a importância do Trabalho de Projeto e, para além de contribuir para melhorar as condições das aprendizagens curriculares, pode vir a ser uma forma de valorizar curricularmente a cultura local, considerando os seus saberes, os seus contextos e os seus problemas sociais.
- O contributo das assembleias de turma e da discussão de dilemas morais para a educação de valoresPublication . Lemos, Catarina Isabel Cardoso; Almeida, Fernando; Pinto, JorgeO presente Relatório do Projeto de Investigação foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Estágio IV, do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nele consta a descrição, reflexão e análise da intervenção pedagógica desenvolvida numa turma de 4.ºano do 1.ºCiclo do Ensino Básico. Nesta intervenção, as Assembleias de Turma e discussões de dilemas morais, são colocadas em prática, tendo como principal objetivo: compreender de que forma é que as respetivas metodologias contribuem para a Educação de Valores. Este projeto tem como base uma investigação qualitativa conduzida pelos princípios orientadores da investigação-ação, e foi realizado com o recurso às seguintes técnicas de recolha de dados: a observação participante e a análise documental. No decorrer da intervenção, foi verificado que, ao longo das discussões nas Assembleias de Turma as crianças começaram por recorrer a determinados valores morais ao sugerirem soluções para a resolução das situações em que estas estiveram ou não envolvidas e, consequentemente, ao argumentarem as suas ideias. Já nas discussões de dilemas morais, foi possível verificar que as crianças aprenderam a diferenciar as atitudes certas das erradas, a partir do conhecimento dos diversos valores explorados, e do reconhecimento da sua importância na sociedade.
- A educação de valores numa escola do 1º cilco do ensino básicoPublication . Fernandes, Ana Filipa Jesus Soares; Pessoa, Ana Maria; Almeida, FernandoO presente Relatório do Projeto de Investigação teve como objetivo compreender o contributo da exploração da literatura infantil para a educação de valores num contexto escolar. O estudo foi desenvolvido numa turma de 1º Ciclo do Ensino Básico, mais concretamente numa turma de 2º ano de escolaridade. A investigação insere-se no paradigma interpretativo e numa abordagem qualitativa. A metodologia utilizada na realização do projeto foi a Investigação-Ação. Foram utilizados diversos dispositivos de recolha, registo e análise de informação, como a observação participante, as notas de campo, os registos fotográficos, a análise documental dos projetos pedagógicos de sala e de textos de diversos autores e as entrevistas às crianças. Apresentam-se as diversas atividades concebidas após a recolha de informação inicial e ao longo do projeto, num processo contínuo de conceção da ação e de reflexão sobre o seu desenvolvimento e sobre os seus resultados. As atividades desenvolvidas resultaram da compatibilização de algumas obras de literatura infantil com os valores considerados como mais significativos a trabalhar com o grupo. Nas considerações finais apresentam-se as maiores dificuldades assim como as aprendizagens mais significativas e os resultados obtidos com o desenvolvimento do projeto, em que é possível distinguir diferentes reações por parte das crianças.
- Educar para a cidadania no 1º ciclo do ensino básico: uma intervenção transdisciplinarPublication . Coiteiro, Mónica Gomes; Cruz, Carlos; Almeida, FernandoO presente relatório de investigação, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, tem como objetivo apresentar o processo e análise de resultados retirados das minhas práticas de intervenção num estágio de 10 semanas numa turma de 3º ano. Este estudo teve como objetivo a educação para a cidadania através de intervenção transdisciplinar, para que esta área fosse trabalhada articuladamente com as várias áreas disciplinares.A metodologia a que recorri foi a investigação-ação, usando como técnicas de recolha de dados a observação participante, o inquérito por questionário e análise documental, que foram essenciais para obter dados mais completos. Com o decorrer da intervenção, a capacidade de argumentação e de mobilização de conhecimentos transmitidos ao longo das várias atividades inerentes ao projeto pedagógico foi crescendo semanalmente e isso refletiu-se nos Conselhos de Turma.
- Fazer e aprender: a metodologia de trabalho de projeto e a pesquisa de informaçãoPublication . Jaime, Ana Catarina Costa; Veiga, Mariana; Almeida, FernandoEste estudo concretizou-se numa escola de Setúbal numa turma do 4.º ano, em função do interesse em se aprofundar o estudo e a prática da Metodologia de Trabalho de Projeto como uma metodologia ativa e como fator de promoção das aprendizagens dos alunos pela sua ação. O trabalho de projeto desenvolvido com os alunos tinha como propósito a aquisição de conhecimentos sobre os Astros, que posteriormente foram expostos num cartaz. Com estes objetivos promoveu-se o desenvolvimento de competências de pesquisa, seleção e organização de informação e de produção textual para a elaboração de um cartaz para divulgação dos resultados do projeto.A metodologia adotada enquadrou-se numa “Investigação sobre a Prática” em que o investigador foi participante, adotando-se um método indutivo e qualitativo para a recolha e análise dos dados. As técnicas de investigação adotadas basearam-se na observação participação, no inquérito por entrevista e na pesquisa documental. Os principais resultados obtidos revelaram que no decurso do projeto os alunos desenvolveram competências de pesquisa, seleção e organização da informação e de produção textual. Concluiu-se que a metodologia do trabalho de projeto promove o desenvolvimento dessas competências, implicando que o professor dê a conhecer as técnicas de recolha e tratamento de informação e as características do género textual trabalhado. A sua prática pelos alunos no desenvolvimento do seu projeto é condição para essas aprendizagens.
- Interdisciplinaridade e alimentação saudável: uma intervenção pedagógica no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Matos, Cristina; Cruz, Carlos; Almeida, FernandoO presente relatório apresenta uma investigação realizada em contexto de estágio no 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais propriamente numa turma de 4.º ano numa escola Básica de Setúbal. Esta investigação insere-se numa abordagem qualitativa e os procedimentos usados no seu decurso enquadraram-se numa investigação sobre a prática. Tem como objetivos a apresentação, a análise e a interpretação de todo o desenvolvimento do projeto, incidindo na interação e na implicação dos seus participantes, bem como nos resultados obtidos. Assim, este relatório narra e reflete sobre uma intervenção pedagógica centrada na abordagem interdisciplinar das diferentes áreas curriculares, a partir da qual se lecionaram vários conteúdos programáticos em articulação e/ou a partir de conteúdos relacionados com a alimentação saudável, de modo a que os alunos adotassem hábitos alimentares saudáveis. Todas as tarefas desenvolvidas no âmbito deste projeto procuraram alcançar os vários objetivos das diferentes áreas curriculares e, ao mesmo tempo, ultrapassar a fragmentação disciplinar presente na estrutura do programa do 1º do Ensino Básico. As várias dinâmicas de trabalho adotadas implicaram o envolvimento ativo dos alunos em todo o processo de (auto)construção do saber. Com este projeto verificou-se que é possível através de uma abordagem interdisciplinar consciencializar os alunos para a problemática da alimentação saudável, desenvolvendo ao mesmo tempo aprendizagens em todas áreas curriculares.
- A metodologia de trabalho de projeto na área de estudo do meio do 1º ciclo do ensino básicoPublication . Silva, Nadine Clérigo Gomes da; Cruz, Carlos; Almeida, FernandoO programa de 1.º Ciclo do Ensino Básico reconhece que a área de Estudo do Meio é promotora de diversas potencialidades, cabendo ao professor desenvolver diferentes metodologias, de forma a motivar e cativar os alunos para esta área curricular. Este Projeto de Investigação foi realizado em contexto de 3.º ano do Ensino Básico, numa Escola Básica do 1.º Ciclo, em Setúbal no âmbito da unidade curricular de Estágio IV do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Foi adotada uma metodologia de “Investigação sobre a Prática”, numa abordagem qualitativa, em que a recolha de dados foi feita a partir da implementação de tarefas relacionadas com a metodologia de trabalho de projeto. Foram utilizadas diferentes técnicas de recolha de dados, nomeadamente a observação participante e inquéritos por entrevista e por questionário, com o intuito de se registar os diferentes aspetos presentes no desenvolvimento das tarefas desenvolvidas e as opiniões e perceções dos alunos sobre o trabalho desenvolvido durante a investigação. O objetivo do estudo foi compreender as contribuições da metodologia de trabalho de projeto para o desenvolvimento da motivação e interesse dos alunos e das suas aprendizagens no âmbito da área de Estudo do Meio, constatando-se no final o seu impacto claramente positivo.
- "A rua onde eu moro...": um projeto interdisciplinar no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Gomes, Carla Sofia Martins; Almeida, Fernando; Cruz, Carlos MoreiraNum contexto em que outras áreas curriculares tendem a ser mais valorizadas nas práticas letivas do 1º Ciclo do Ensino Básico, o Programa deste nível de ensino continua a reconhecer à área curricular do Estudo do Meio as suas potencialidades como área promotora da interdisciplinaridade e, por isso, permitir o desenvolvimento das aprendizagens em todas as áreas do currículo. Assim, este estudo reflete sobre uma intervenção pedagógica em contexto de estágio numa sala de aula com 23 crianças do 2º ano de escolaridade, assente num projeto interdisciplinar com uma temática na área do Estudo do Meio: “A rua onde eu moro…”. As atividades desenvolvidas com as crianças e os conteúdos abordados pretenderam superar as barreiras disciplinares, concretizando objetivos próprios de cada área curricular, mas concorrendo de forma articulada para os objetivos do projeto. Este estudo adota uma perspetiva metodológica de investigação sobre a prática docente e tem como objetivo apresentar, interpretar e analisar todo o processo de desenvolvimento deste projeto interdisciplinar, sobre os seus resultados e relativamente ao envolvimento e interação dos seus atores. Com este projeto interdisciplinar foi possível desenvolver as aprendizagens em todas as áreas curriculares, verificar o empenhamento dos alunos nas propostas de trabalho, a cooperação e interajuda entre os alunos e a valorização do meio local.
- O trabalho de projeto como estratégia de aprendizagem no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Silva, Sofia Alexandra Martins da; Almeida, Fernando; Pinto, JorgeEste relatório descreve e reflete sobre uma intervenção pedagógica levada a cabo numa turma de 1º ciclo do Ensino Básico. Assinala o desejo de contribuir para que os alunos se envolvam nas suas próprias aprendizagens de modo ativo e participante, através da adoção de uma metodologia de trabalho diferente. Deste modo, o presente relatório tem como tema principal o desenvolvimento de aprendizagens e competências nos alunos através do trabalho de projeto, tendo a área de Estudo do Meio como área integradora. O estudo reflete sobre uma intervenção pedagógica em contexto de estágio curricular, realizado no decorrer do estágio IV do programa de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º ciclo do Ensino Básico. A intervenção ocorreu numa sala de 3º ano, assente num projeto cuja temática surgiu do interesse e curiosidade da turma. O projeto desenvolvido consistiu na seleção e estudo de um tema escolhido pela turma, em que os alunos assumiram um papel participante e ativo nas atividades, expressando as conceções prévias e estratégias de investigação num ambiente natural, estimulante e comunicativo. A abordagem qualitativa e a estratégia de investigação sobre a prática foram a base da metodologia de investigação utilizada.
