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- Máquina de ensaio de componentes protéticosPublication . Botas, João Ferreira; Chaparro, Bruno Miguel SantanaO presente trabalho descreve o trabalho realizado na unidade curricular de Projeto do Mestrado em Engenharia Mecânica do Instituto Politécnico de Tomar. O projeto teve por objetivo central realizar uma nova automatização de uma máquina de ensaios de componentes protéticos, denominada pelo fabricante CS – Dental Machine, máquina de ensaios de fadiga para uniões dentárias, utilizadas na colocação de próteses dentárias. O ponto de partida deste projeto não foi o zero, dado a já existir a máquina, mas com muitos erros de funcionamento, devido a defeitos de instalação elétrica e programação do PLC. O projeto consistiu então no estudo do funcionamento da CS – Dental Machine, na seleção de componentes novos a aplicar, no desenvolvimento de um novo circuito elétrico e programação de um PLC e, culminando com a alteração física da máquina e realização de testes e ensaios de fadiga a componentes protéticos.
- Responsabilidade de proteger: o futuro da intervenção humanitária?Publication . Reis, Fábio; Horta Fernandes, António
- A competitividade dos destinos turísticos pela ótica do mercado emissor francêsPublication . Fonseca, Ariana Veloso da; Costa, Ana Rita de Deus Rocha Alves Peres da; Gustavo, Nuno SilvaO setor do turismo tem-se difundido por todo o mundo, ganhando importância para as economias nacionais e regionais. Num mundo global, a competitividade entre os destinos turísticos rege-se pela capacidade de atrair o maior número de turistas, satisfazer as suas necessidades, desenvolver-se de um modo sustentável sem entrar em desequilíbrio com o estilo de vida da população residente. Entender quais são os fatores determinantes para a eleição de um destino é crucial para a sua gestão e proporcionar aos turistas uma experiência turística memorável. Também é necessário monitorizar os acontecimentos e eventos que afetam os destinos turísticos com ofertas semelhantes, de modo a controlar a concorrência. Ao fim de 6 meses a colaborar com a Equipa do Turismo de Portugal I.P. em Paris, verificou-se a necessidade de explorar melhor o comportamento e preferências do mercado francês em Portugal, bem como avaliar a competitividade do país face aos principais destinos concorrentes: Espanha, Itália, Grã-Bretanha e Alemanha. Foi desenvolvido um modelo de competitividade, baseado nos modelos de Crouch e Ritchie (2003) e Dwyer e Kim (2003), com os indicadores que mais influenciam o mercado francês nas suas viagens outbound. Recorreu-se a fontes secundárias, como os relatórios das Organizações Nacionais de Turismo (ONT) de cada país sobre o mercado francês e a dados estatísticos, e realizou-se uma entrevista estruturada exploratória aos dois peritos da Equipa de Paris para reunir o máximo de informação sobre o mercado. A maior limitação do estudo deveu-se à falta de informação objetiva e medidas claras para aplicar o modelo de competitividade. Classificou-se a importância dos indicadores nos países em confronto e, por fim, os resultados obtidos foram comparados com os valores do Travel & Tourism Competitiveness Index (TTCI), verificando-se algumas semelhanças e diferenças entre as perceções dos franceses e as classificações globais do Índice. Perante a análise comparativa entre os cinco destinos e segundo os indicadores avaliados, concluiu-se que os destinos mais competitivos, na ótica do mercado francês, por ordem decrescente são: Espanha, Portugal, Itália, Grã-Bretanha e Alemanha. Estes resultados diferem da ordem encontrada pelo World Economic Forum (WEF), apenas Espanha foi considerado o principal destino turístico dos franceses nos dois estudos.
- As aporias do terrorismo: contra-resposta a um polemista equivocadoPublication . Fernandes, António Horta
- Implementação de fontes de energia renováveis em U/O/S da Força AéreaPublication . Gonçalves, FranciscoO desenvolvimento e a execução da missão da Força Aérea só é possível devido ao emprego da energia, através de equipamentos e sistemas de apoio às atividades operacionais (aviónica, armamento, radares, telecomunicações e sistemas e redes computacionais) e através de sistemas de produção, distribuição e utilização de energia elétrica. A utilização eficiente, racional e sustentável do consumo energético é essencial para o desenvolvimento económico e diminuição dos impactos ambientais. Esta dissertação faz a análise da implementação de fontes de energias renováveis no Campo de Tiro (CT) de Alcochete, ou seja, o trabalho tem a finalidade de avaliar a implementação técnico-económica de uma fonte de energia renovável, a energia solar fotovoltaica, em regime de autoconsumo tendo em conta as características da Unidade. Foi feita uma caracterização da radiação solar e percurso solar na região de Alcochete e do dimensionamento dos módulos fotovoltaicos, dos inversores, dos cabos e dos dispositivos de proteção que constituem o sistema fotovoltaico e respetiva configuração. Na avaliação do projeto foi feita uma estimativa da energia produzida pelo sistema fotovoltaico com as necessidades energéticas do CT de Alcochete e foi considerado o custo do sistema com parâmetros económicos de forma a aferir a viabilidade económica do sistema projetado. Em suma, pretende-se que a dissertação forneça uma base para futuros projetos de implementação de energia solar fotovoltaica nas U/O/S da Força Aérea.
- A aprendizagem da adição e subtração através da resolução de problemasPublication . Vieira, Ana Filipa Eleutério; Mendes, FátimaO presente estudo foca-se na resolução de problemas de adição e subtração no contexto do 2.º ano de escolaridade, tendo como objetivo compreender o modo como os alunos resolvem esses problemas. Mais concretamente, pretende identificar as estratégias utilizadas pelos alunos, compreender as dificuldades que manifestam e perceber se, no final do estudo, houve mudanças nas estratégias utilizadas. A fundamentação teórica inclui, essencialmente, os seguintes tópicos: o sentido de número e cálculo mental; a aprendizagem das operações de adição e subtração e a resolução de problemas destas operações; as estratégias de adição e subtração; as dificuldades na resolução de problemas de adição e subtração; e, finalmente, a resolução de problemas destas operações nas orientações curriculares. Do ponto de vista metodológico, esta investigação caracteriza-se como qualitativa e enquadra-se num paradigma interpretativo. Nela participaram 17 alunos pertencentes a uma turma do 2.º ano de escolaridade, tendo sido escolhidos 2 desses alunos para uma análise aprofundada das suas resoluções. A recolha de dados ocorreu ao longo de quatro semanas e meia através da observação participante, de entrevistas clínicas e da análise documental. A análise dos catorze problemas, construídos ou adaptados por mim, teve por base as produções escritas de dois alunos permitindo obter conclusões desta investigação. Os resultados deste estudo evidenciam que: (1) os alunos recorrem a três tipos de representação do cálculo para resolver os problemas: horizontal, vertical e através da reta numérica; (2) as estratégias mais utilizadas são a 1010, uma próxima ao algoritmo e a N10; (3) nos problemas de subtração com sentido completar e comparar os alunos tendem a utilizar estratégias aditivas, enquanto que nos problemas com sentido retirar não se verifica qualquer preferência; (4) as principais dificuldades relacionam-se com a interpretação de enunciados, a seleção e utilização correta das estratégias, a interpretação dos resultados e a justificação dos raciocínios; (5) os alunos tiveram oportunidade de conhecer e manipular um modelo de apoio ao cálculo, a reta numérica, que os conduziu à utilização de novas estratégias.
- A educação de valores numa escola do 1º cilco do ensino básicoPublication . Fernandes, Ana Filipa Jesus Soares; Pessoa, Ana Maria; Almeida, FernandoO presente Relatório do Projeto de Investigação teve como objetivo compreender o contributo da exploração da literatura infantil para a educação de valores num contexto escolar. O estudo foi desenvolvido numa turma de 1º Ciclo do Ensino Básico, mais concretamente numa turma de 2º ano de escolaridade. A investigação insere-se no paradigma interpretativo e numa abordagem qualitativa. A metodologia utilizada na realização do projeto foi a Investigação-Ação. Foram utilizados diversos dispositivos de recolha, registo e análise de informação, como a observação participante, as notas de campo, os registos fotográficos, a análise documental dos projetos pedagógicos de sala e de textos de diversos autores e as entrevistas às crianças. Apresentam-se as diversas atividades concebidas após a recolha de informação inicial e ao longo do projeto, num processo contínuo de conceção da ação e de reflexão sobre o seu desenvolvimento e sobre os seus resultados. As atividades desenvolvidas resultaram da compatibilização de algumas obras de literatura infantil com os valores considerados como mais significativos a trabalhar com o grupo. Nas considerações finais apresentam-se as maiores dificuldades assim como as aprendizagens mais significativas e os resultados obtidos com o desenvolvimento do projeto, em que é possível distinguir diferentes reações por parte das crianças.
- A expressão gráfico-plástica em creche e jardim de infânciaPublication . Santos, Nicole Sofia Pires dos; Alves, Fernando Alberto PinhoO projeto de investigação intitulado “A Expressão Gráfico-Plástica em Creche e Jardim de Infância”, tem como objetivo compreender a importância da expressão gráfico-plástica no desenvolvimento da criança, qual o papel do Educador para a sua valorização e como aplicam a área das expressões na construção do currículo, como atividades fundamentais para o desenvolvimento da criança entre os 12 meses e os 6 anos. O projeto teve como principal objetivo averiguar as práticas que as Educadoras Cooperantes têm relativamente à expressão gráfico-plástica, uma vez que nos contextos de Creche e Jardim de Infância verificaram-se algumas práticas que mereciam reflexão. Desta forma é dado a conhecer os pressupostos teóricos da investigação, articulando com a prática experienciada em cada contexto de estágio. Resta salientar que os dois contextos de estágio foram realizados em locais distintos e verificou-se que a problemática era transversal a esses mesmos contextos. Assim, durante os dois momentos de estágio, foram recolhidas informações e realizadas intervenções, de forma a compreender as dinâmicas e as práticas das Educadoras Cooperantes, com posterior síntese crítica e reflexiva. Este projeto de investigação tem como base a metodologia qualitativa de investigação-ação, incidindo no paradigma interpretativo, uma vez que procura entender um caso, de acordo com as motivações, necessidades e comportamento dos participantes. Deste modo, este tipo de investigação pretende indagar os procedimentos de análise e interpretar as informações recolhidas em contexto de Creche e de Jardim de Infância. Na realização do projeto foram utilizados dispositivos e procedimentos de recolha de informação, nomeadamente a observação participante com recurso ao registo escrito (notas de campo), registo fotográfico e análise documental.
- O brincar na educação de infânciaPublication . Veloso, Diana Sofia Ferreira; Lemos, Ângela Maria Gomes Teles de Matos Cremon deO presente Relatório do Projeto de Investigação é o resultado de um estudo realizado em dois contextos distintos: o primeiro num jardim de infância, com um grupo de crianças heterogéneo, com idades compreendidas entre os três e os seis anos de idade; e o segundo numa sala de creche com crianças de um ano de idade. Este estudo surgiu no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. De um ponto de vista metodológico, esta é uma investigação que se enquadra no paradigma interpretativo e numa abordagem qualitativa, sendo, mais concretamente um estudo de investigação-ação. A temática deste estudo é “O brincar na Educação de Infância”, sendo que os objetivos primordiais do mesmo se prendem com a compreensão da importância do brincar para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças; e igualmente entender quais as melhores formas do educador intervir de modo a promover o brincar. O método de recolha de informação baseou-se na observação participante, nas notas de campo e na análise documental.
- A expressão e educação artística enquanto indutora da aprendizagem de conceitos geométricosPublication . Nunes, Joana Isabel Ferreira; Delgado, Catarina; Fialho, FilipeEste estudo tem como objetivo compreender de que modo tarefas da área da Expressão e Educação Artística podem contribuir para a aprendizagem de conceitos geométricos. A fundamentação teórica integra os seguintes temas: a importância da Geometria, a Geometria nas orientações curriculares, a aprendizagem da Geometria, a relevância e lugar no 1.º ciclo do ensino básico da Expressão e Educação Artística e ao ensino da Geometria tirando partido desta área. A metodologia deste estudo segue uma abordagem qualitativa, na modalidade de investigação-ação. Nele participaram 20 alunos de uma turma de 2.º ano de escolaridade. A recolha de dados decorreu durante quatro semanas no período de estágio. Foi efetuada através da observação participante, inquérito por questionário e recolha documental. A proposta pedagógica englobou quatro pares de tarefas que articulam as duas áreas curriculares acima referidas. Para o efeito, foram utilizadas tarefas do manual adotado e outras concebidas especificamente para este projeto. As conclusões deste estudo evidenciam que no âmbito da realização articulada de tarefas da área da Expressão e Educação Artística e da Matemática: (i) a execução de movimentos com o corpo associados a conceitos geométricos parecem contribuir para a compreensão desses mesmos conceitos, (ii) os alunos tendem a revelar mais dificuldades na representação dos conceitos geométricos em papel do que em executar movimentos com o corpo associados a esses conceitos, (iii) tarefas da área da Expressão e Educação Artística que envolvam o uso intencional de vocabulário específico da Geometria parecem facilitar a sua apropriação e (iv) os alunos parecem revelar mais dificuldades na realização de tarefas que exijam a interpretação de frases escritas, comparativamente com situações que conduzem à sua representação. No que respeita às perceções sobre a aprendizagem evidenciadas pelos alunos quando envolvidos neste tipo de trabalho interdisciplinar, estes parecem reconhecer que efetuaram aprendizagens de conceitos geométricos quando realizam tarefas no âmbito da área da Expressão e Educação Artística, ainda que manifestem maior apreço pela realização de tarefas desta área.