Browsing by Issue Date, starting with "2017-12"
Now showing 1 - 10 of 288
Results Per Page
Sort Options
- Leituras da paisagem urbana na Lisboa finissecularPublication . Serrano, InêsUrban space depictions often took its scenes from the new cityscape that emerged from the urban renewal of European cities during XIX century. In Lisbon, contemporary descriptions disclose two antithetical perceptions of the urban space and its landscape. The new town, that arose from the nineteenth century expansion, an open, wide and illuminated space, opposed to the old city that offered scarce possibilities of conversion to a progressive and technological ideal of the city ideal. This communication intends to explore, through some texts and authors, the way in which those changes of urban lands- cape were perceived, framed in the dialectic between a progressive ideal and the nostalgia of the past.
- Tecnologias de realidade aumentada com aplicação ao ensino e divulgação da astronomia e da paleontologiaPublication . Carrança, Jorge Alexandre Guerreiro; Patrício, João; Figueiredo, SilvérioOs conteúdos digitais aplicados à Realidade Aumentada têm todas as condições, com o cenário tecnológico presente, para serem otimizados para um ambiente imersivo, especialmente no formato de realidade aumentada móvel. O acesso aos dispositivos móveis com capacidade computacional em crescimento exponencial permite a massificação da Realidade Aumentada. Assistimos à mudança de paradigma, com o termo “humano aumentado” a ganhar relevância. A Realidade Virtual, por oposição à Realidade Aumentada, tem o seu caminho específico, requerendo dispositivos apropriados para o efeito. A tecnologia da Realidade Aumentada tem aplicação tanto em espaços interiores como exteriores, melhorando a experiência do utilizador e permitindo uma sua melhor interação, com o domínio e capacidade de exploração das gerações vigentes. A produção de conteúdos digitais com componente científica visa potenciar a aprendizagem de forma divertida e intuitiva, dispondo a técnica ao serviço da humanidade.
- Cultural Integrated Landscape Management: A Humanities PerspectivePublication . Oosterbeek, LuizThe current volume reunites some texts of the author reflecting on these interactions between the Humanities and the global concerns of human societies governance. The seven chapters move from a debate on the role of the humanities in contemporary society (chapter 1 ), focusing on archaeology as an epistemological reference for a new methodological and governance framework (chapter 2), through its relations with economy (chapter 3), with inter-cultural processes assessed from an anthropological perspective (chapter 4), and with science (chapter 5), leading towards a new approach to management as a Humanities domain (chapter 6) and a related discussion on its legal implications (chapter 7). The volume concludes with a brief invitation to engage in networking involving different but convergent territorial concrete cultural integrated landscape management context, as a necessary step to produce a more robust framework of reference, rooted in praxis.
- A colonização interna portuguesa e as novas paisagens rurais, o caso de MilagresPublication . Sara Mónico, LOPES; Pinto, Miguel Moreira; Couto, JoanaAs políticas de colonização interna tiveram um papel fundamental na afirmação dos Estados e na transformação dos espaços rurais. Em Portugal, a colonização, em terrenos baldios e incultos, teve como objetivos incrementar a produção agrícola, travar a proletarização e incentivar a pequena agricultura familiar. Embora venha a ser proposta no final do século XIX, a sua concretização só acontece a partir de 1926, com a instalação da Colónia Agrícola de Milagres, no concelho de Leiria. As obras de colonização interna produziram novas paisagens que constituem hoje um património único, apesar de tudo pouco conhecido e divulgado. Com este artigo propomo-nos abordar o tema no contexto nacional e apresentar alguma pesquisa que tem sido desenvolvida no âmbito do projeto de investigação europeu: MODSCAPES, Modernist Reinventions of the Rural Landscape. São nossos objetivos contextualizar a temática da colonização interna realizada no quadro político-ideológico do Estado Novo, apresentar alguma investigação feita sobre as colónias agrícolas – designadamente sobre o caso de Milagres, e mostrar a importância destas paisagens agrárias enquanto elementos do património cultural dos Estados. Em termos metodológicos, a pesquisa fundamenta-se na análise documental, em informação recolhida em arquivos e teses produzidas no contexto académico. As nossas conclusões preliminares não deixam de ter em conta a escala modesta da ação colonizadora empreendida pelo Estado português se comparada, por exemplo, com o que sucedeu em Espanha e Itália. Muito aquém do inicialmente previsto e desejado, a construção de apenas 7 colonias agrícolas não pode ser vista senão como um processo de experimentação e ensaio, mas que acabou por nos deixar um legado material e imaterial importante do ponto de vista paisagístico, do ponto de vista cultural e identitário, do ponto de vista da formação de uma estrutura tecnocrática e de uma agenda científica nacional, promotora de novos saberes e conhecimento.
- “Mas que mundo é este?”, ou de como tem de ser diferente a divulgação das práticas de fruição cultural para os turistas millennial – um estudo de caso pensando nos museusPublication . Cadavez, CândidaOs mercados, em geral, e o mercado turístico, em particular, assistem de momento a uma natural renovação dos elementos que os compõem. À imagem do que sucedeu em tempos passados, marcados também por mudanças de ciclos e de tendências, mas atualmente talvez de modo mais “agressivo” e visível, devido ao ambiente de partilha e descartabilidade rápida que caracteriza as primeiras décadas do século XXI, os turistas que alimentam os novos mercados apresentam uma série de particularidades que os distingue daqueles que os antecederam e que têm de ser tidas em consideração, de modo sério, por todos os stakeholders turísticos. Importa questionar como se atrai este novo mercado e o que deve ser alterado. Contudo, a par deste novo mercado e de um proporcional aumento de oferta de património turístico, sob a forma de museus, espaços de exibição ou monumentos, para fruição turística, o número de visitantes que se sente atraído para esse tipo de espaços não acompanha o volume de oferta. Neste âmbito, o presente artigo analisa o modo como a plataforma oficial do Turismo de Portugal I.P. se terá reajustado de forma a ir ao encontro dos viajantes Millennials e de tudo o que esta designação encerra em termos de práticas turísticas e de socialização pensando nos museus.
- Plano de negócio “Quinta do Sossego”Publication . Figueiredo, Sara Rita da Silva; Afonso, Victor Manuel AlvesEste plano de negócios tem como objetivo a criação e implementação de um hotel rural na zona do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), a “Quinta do Sossego”. Com este tipo de oferta, pretende-se estimular o desenvolvimento turístico e económico do PNPG. Para além de oferecer aos seus visitantes um alojamento diferente, em tendas bolha de policloreto de vinil (PVC), este empreendimento turístico visa oferecer um serviço de qualidade e conforto aos seus hóspedes, enquanto estes desfrutam da paz e calma da natureza. Foi realizado um estudo de mercado que caracteriza e valida a existência de potenciais clientes interessados neste tipo de oferta de alojamento. O investimento inicial estimado é de 299.395,00€, e de acordo com os pressupostos considerados, o projeto apresenta um Valor Atual Líquido (VAL) de 93.222,00€ uma Taxa Interna de Rentabilidade (TIR) de 14,39% e um Payback Period de 5 anos, condições necessárias para garantir a viabilidade económico-financeira do mesmo.
- Festivais de música e desenvolvimento local: o estudo de caso do festival MEO SudoestePublication . Lourido, Rita Maria Fernandes Alves Lopes; Gavinho, Elsa Maria da Conceição CorreiaOs festivais de música desempenham uma série de papéis importantes nas regiões onde se realizam, para além de funcionarem como atrações turísticas, contribuem para a criação da imagem da região e constituem-se como verdadeiros catalisadores de desenvolvimento local. Para que tal seja verificável todos os envolvidos, como a entidade organizadora e o próprio concelho, bem como a comunidade local, devem encontrar-se em sintonia e assumir uma perspetiva otimista e de cooperação para com estes eventos culturais e com os seus impactes. Tendo como foco o Festival MEO Sudoeste, realizado no concelho de Odemira, pretende-se com esta dissertação, analisar e perceber de que forma os festivais de música contribuem para o desenvolvimento económico, social e cultural dos locais onde se inserem. Neste sentido, procurou-se ao longo deste trabalho explicar o contributo do Festival para o desenvolvimento da região, em todos os aspetos, assim como perceber e analisar a existência de impactes na comunidade anfitriã do mesmo. Com este trabalho foi possível perceber que o Festival em estudo, contribui para o desenvolvimento económico, político, cultural e social da região de Odemira e conhecer a opinião e perceção da comunidade local sobre o contributo e impactes do evento no seu concelho.
- Health tourism & Estoril resort's rebirth: From thermal springs to the contemporary wellness centrePublication . Carvalho, CristinaSituado nos arredores atlânticos de Lisboa, durante séculos o Estoril foi afamado pelas nascentes termais cujas águas se associavam a lenda do Século XII sobre um cavalo cuja vitalidade foi recuperada após o animal nelas se banhar. O líquido abençoado foi quimicamente estudado a partir de meados do Século XVIII e experimentado por D. José I. Sobretudo a partir de 1880, a prestigiante estada real e a situação costeira do Estoril justificariam o incremento de aquistas ao longo do Século XIX e as melhorias de balneário e alojamento. Em 1913 o empresário Fausto Figueiredo adquiriu propriedades e projectou uma estância internacional à altura dos padrões de elegância da elite europeia, apostando quatro azes no sucesso do futuro Estoril: situação costeira, clima, nascentes termais e desporto. Gerido pela Sociedade Estoril-Plage, o novo balneário integrava o Hotel do Parque, cujas instalações, formação de colaboradores, equipamentos, tratamentos, programas desportivos e de lazer orgulhavam Portugal. Contudo, após a perda da concessão de Jogo em 1958, os gestores do complexo termal decidiram-se pela sua demolição em 1961. Durante décadas a hegemonia do banho solar, a inexistência de balneário e a comoção politica e social do país conduziram ao esquecimento das nascentes do Estoril. Este estudo empírico baseia-se na tese de doutoramento da autora, mas inclui também dados recentes recolhidos de abordagens teóricas sobre práticas contemporâneas, além de elementos conferidos através de contacto directo com o Wellness Centre do Estoril e agentes turísticos. Enquanto que em 2008 jogos de poder obliteraram a Junta de Turismo da Costa do Estoril, em 2010 os agentes locais reviveram a identidade termal do Estoril ao inaugurar um Wellness Centre de linhas coevas. Associando-se ao grupo asiático Banyan Tree, a filosofia basilar dos actuais gestores assenta em preceitos holísticos e sustentáveis. Em termos promocionais, a inclusão do Palácio Estoril Hotel, Spa & Golf no exigente guia Condé Nast Johansens Luxury Spas 2016 auxilia o renascimento internacional do Estoril enquanto a única estância de saúde de Lisboa e uma das melhores da Europa, tendo em conta microclima, situação costeira, programas de lazer e recursos turísticos edificados disponíveis. Assim como já foi, o Estoril sê-lo-á de novo.
- O Potencial estratégico da base tecnológica de indústrias de Defesa para PortugalPublication . Pires, Pedro Alexandre Rodrigues
- O egoísmo: marcas de indiferençaPublication . Figueiredo, Lígia Maria Torres; Lemos, AníbalO paradigma consumista dos povos, no seio dos seus próprios habitats, transformou-se, em poucas décadas, por via da globalização Intercomunicacional, do conhecimento, da democratização e acessibilidade, promovendo a ascensão a um nível de vida inegavelmente melhor, padronizando vivências, muitas vezes contraditórias, que, se por um lado, fixam hábitos de conforto e bem-estar, geram, como reverso, atitudes de indiferença e egoísmo. O Projeto-tese, “O Egoísmo - Marcas de indiferença”, centra-se numa reflexão sobre o tema de que todos nós fazemos parte, o egoísmo espelhado na sociedade por imagens. Onde a comunicação nasce através de fotografia manipulada. Uma representação daquilo que somos para os outros, para a sociedade. Uma manifestação de desagrado perante aquilo que hoje em dia vivemos sem nos dar conta.