Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O trabalho de projeto como estratégia de aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Este relatório descreve e reflete sobre uma intervenção pedagógica levada a cabo numa turma de 1º ciclo do Ensino Básico. Assinala o desejo de contribuir para que os alunos se envolvam nas suas próprias aprendizagens de modo ativo e participante, através da adoção de uma metodologia de trabalho diferente. Deste modo, o presente relatório tem como tema principal o desenvolvimento de aprendizagens e competências nos alunos através do trabalho de projeto, tendo a área de Estudo do Meio como área integradora. O estudo reflete sobre uma intervenção pedagógica em contexto de estágio curricular, realizado no decorrer do estágio IV do programa de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º ciclo do Ensino Básico. A intervenção ocorreu numa sala de 3º ano, assente num projeto cuja temática surgiu do interesse e curiosidade da turma. O projeto desenvolvido consistiu na seleção e estudo de um tema escolhido pela turma, em que os alunos assumiram um papel participante e ativo nas atividades, expressando as conceções prévias e estratégias de investigação num ambiente natural, estimulante e comunicativo. A abordagem qualitativa e a estratégia de investigação sobre a prática foram a base da metodologia de investigação utilizada.
The aim of the present Research Report is to describe and to deliberate the pedagogical intervention on a Primary School class. This pedagogical intervention was developed under the intent to interest the students to be proactive and to partake in their learning process, through a different work methodology. This Report entails the apprenticeships and skills acquired throughout the projects’ development in Environmental Studies. This research contemplates the results of the Pedagogical Intervention conducted under the 4th Internship of a Pre-School and First Cycle Education Masters Degree. The Intervention conveyed the interest and curiosity of a Third Grade Class. The project developed consisted in allowing the students the selection of the subject, thus contributing to a more active and engaged class for the whole project – by alluding to previous concepts and research strategies – in a natural, stimulating and communicative environment. The research methodology followed a qualitative approach and a research strategy over practice.

Description

Keywords

Trabalho de projeto Estudo do meio 1º Ciclo do ensino básico Os astros Project work Environmental studies First cycle education Stars

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue