Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A metodologia de trabalho de projeto na área de estudo do meio do 1º ciclo do ensino básico

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O programa de 1.º Ciclo do Ensino Básico reconhece que a área de Estudo do Meio é promotora de diversas potencialidades, cabendo ao professor desenvolver diferentes metodologias, de forma a motivar e cativar os alunos para esta área curricular. Este Projeto de Investigação foi realizado em contexto de 3.º ano do Ensino Básico, numa Escola Básica do 1.º Ciclo, em Setúbal no âmbito da unidade curricular de Estágio IV do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Foi adotada uma metodologia de “Investigação sobre a Prática”, numa abordagem qualitativa, em que a recolha de dados foi feita a partir da implementação de tarefas relacionadas com a metodologia de trabalho de projeto. Foram utilizadas diferentes técnicas de recolha de dados, nomeadamente a observação participante e inquéritos por entrevista e por questionário, com o intuito de se registar os diferentes aspetos presentes no desenvolvimento das tarefas desenvolvidas e as opiniões e perceções dos alunos sobre o trabalho desenvolvido durante a investigação. O objetivo do estudo foi compreender as contribuições da metodologia de trabalho de projeto para o desenvolvimento da motivação e interesse dos alunos e das suas aprendizagens no âmbito da área de Estudo do Meio, constatando-se no final o seu impacto claramente positivo.
The 1 st Cycle of Basic Education program recognizes that Environmental Studies area promotes several capabilities, and it is up to the teacher develops different methodologies, in order to motivate and captivate students for this curricular area. This Research Project was held in the context of 3 rd year of Basic Education, in a 1 st Cycle Elementary School from Setúbal, within the scope of curricular unit of Internship IV of Master's Degree in Pre-School Education and 1 st cycle Basic Education. A "Research about Practice" methodology was adopted in a qualitative approach, in which data collection was carried out from the implementation of tasks related to the project work methodology. Different data collection techniques were used, namely participant observation and questionnaire and interview surveys, in order to record the different aspects that are present in the development of tasks performed and the opinions and perceptions of the students about the work developed during the research. The aim of the study was to understand the inputs of project work methodology for the development of students' motivation and interest and their learning within the scope of Environmental Studies area, and its positive impact is evident at the end.

Description

Keywords

Trabalho de projeto Estudo do meio 1º Ciclo Project work Envitonmental studies learning 1st Cycle

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue